Buscar

Memória 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
MEMÓRIA
*
*
*
	TÉCNICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS
	Considera-se que o processo de memorização se dá em três etapas: memória sensorial, memória de curto prazo e memória de longo prazo. O estímulo passa de uma fase para outra segundo condições específicas que tornam o lembrar mais duradouro.
*
*
*
TÉCNICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS
O principal paradigma experimental da memória sensorial , também denominada memória imediata, foi desenhado por Sperlling.
Segundo Sperlling, uma imagem apresentada abaixo de 0,5 segundos deixa na retina uma pós-imagem que fica disponível por mais 0,5 segundo tempo durante o qual podemos recuperar a informação mesmo esta não estando mais presente.
*
*
*
TÉCNICAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS
MEMÓRIA SENSORIAL
	Consideremos um exemplo em que um estímulo é apresentado da seguinte maneira, cujo tempo de exposição é de 0,2 segundos:
K D R L
M S A Q
V X U T
*
*
*
MEMÓRIA
Quando pedimos aos sujeitos expostos ao experimento que relatem o que lembram, o limite de itens relatados fica em torno de três. 3 em 12 = 25%.
A explicação, antes que Sperlling propusesse a mudança de método, justificava que os sujeitos tinham visto somente 3 letras e por isso podiam lembrar apenas das 3 vistas.
*
*
*
MEMÓRIA
Sperlling levanta a hipótese de que os sujeitos na verdade viam todos os estímulos, mas não os percebiam como letras, e sim como traços que posteriormente se transformam em letras.
Por exemplo: o traço “/ ” cruzado com o traço “\” forma o traço X w, sendo visto antes como traço para depois ser codificado como a letra X 
O que Sperlling supunha é que todos os traços apresentados eram percebidos, mas à medida que eles iam sendo codificados como letras (cada traço para ser codificado levando em torno de 0,16 segundos) os outros traços se apagavam quando atingia o limite de 0,5 segundos
*
*
*
MEMÓRIA
PREPARE-SE
*
*
*
MEMÓRIA
K D R L
M S A Q
V X U T
*
*
*
MEMÓRIA
K D R L
M S A Q
V X U T
*
*
*
MEMÓRIA
Ao codificarmos os traços como letras estas passam automaticamente para a Memória de Curto Prazo (MCP).
A modalidade visual da Memória Sensorial é denominada Memória Icônica porque os itens são gráficos.
A modalidade acústica da Memória Sensorial é chamada Memória Ecóica, porque os itens são sons.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais