Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedade Limitada
1. As sociedades limitadas conferem limites à responsabilidade dos sócios, no entanto há exceções à regra. Assim, sobre a desconsideração da personalidade jurídica é correto afirmar que:
É quando, se verificado desvio de finalidade e confusão patrimonial, o patrimônio dos sócios responde por débitos da pessoa jurídica.
Obrigatoriamente, o patrimônio da empresa e dos sócios são separados e, se verificada situação de desvio de finalidade ou confusão patrimonial, é possível que a pessoa jurídica seja desconsiderada para que se atinja o patrimônio dos sócios, a fim de saldar os débitos empresariais. A desconsideração da pessoa jurídica não tem relação com falência ou extinção da sociedade.
2.Ângelo e Marisa são irmãos e os únicos sócios em uma farmácia de manipulação, sendo Ângelo o sócio majoritário. O filho de Marisa concluiu os estudos recentemente e os sócios pretendem torná-lo administrador da sociedade. Considerando as disposições do Código Civil, é correto afirmar que:
Ângelo e Marisa poderão designar o filho desta como administrador, desde que assim seja designado no contrato social ou em ato separado e desde que haja expressa autorização no contrato social.
Nos termos do artigo n.º 1.060 do Código Civil, a administração da sociedade cabe a uma ou mais pessoas, sócias ou não, designadas no contrato social ou em ato separado, independente das quotas sociais. Contudo, para que a sociedade possa ser administrada por um não-sócio, é necessária a expressa autorização no contrato social. Dessa forma, se inexistente tal autorização, somente os sócios podem ser administradores.
​​​​​​​Assim, o filho de Marisa poderá ser o administrador da sociedade caso haja expressa previsão no contrato social e caso ele seja designado no próprio contrato ou em ato separado.
3. O nome empresarial apresenta a expressão de individualização do empresário, identificado no contrato social. Considerando as previsões legais sobre nome empresarial, um exemplo de denominação é:
Confeitaria Brigadeiro Feliz Ltda.
O nome empresarial pode ser do tipo firma ou denominação, sendo a firma constituída pelo nome completo do titular da empresa individual ou pelos sobrenomes dos sócios de sociedade empresária, acompanhados da expressão indicativa Ltda. Já denominação é o nome empresarial formado pela utilização de expressões de fantasia, acrescido também de Ltda. A saber, S/A é a expressão que compõe o nome das sociedades anônimas.
4. O contrato social é o documento fundamental das sociedades limitadas, cujo registro deve ser feito na Junta Comercial. Sobre eventuais alterações no contrato social, é correto afirmar que:
Independente da sua natureza, devem ser averbadas na Junta Comercial para que possam operar seus efeitos jurídicos.
O contrato social poderá, a qualquer momento, ser alterado para modificar, suprimir ou adicionar disposições sobre a sociedade limitada. Contudo é fundamental que essas alterações sejam averbadas na Junta Comercial para que possam surtir efeitos jurídicos, nos termos do artigo n.º 999 do Código Civil.
5. Considere a frase abaixo:
O capital social é constituído pelas contribuições dos sócios a fim de atender ao objeto da sociedade e divide-se em _______. É ______ quando os sócios declaram o valor ao qual se comprometem e é ______ quando os sócios efetivamente o entregam à sociedade.
Os termos que corretamente completam a frase acima são:
Quotas, subscrito e integralizado.
Para que a sociedade limitada seja constituída, é preciso determinar o capital social, que se divide em quotas. O capital é subscrito quando os sócios estipulam o valor que se comprometem a entregar para o funcionamento da sociedade e é integralizado quando efetivamente o entregam.

Continue navegando