Buscar

Elaborando um projeto de responsabilidade social corporativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elaborando um projeto de responsabilidade social corporativa
Visando avaliar uma boa empresa para se realizar o desenvolvimento do projeto de responsabilidade social corporativa, foi escolhida uma grande rede de lojas de materiais de construção em geral, como jardinagem, decoração, construção e etc, a empresa escolhida foi a C&C Casa e Construção, foi fundada em 2000, através da fusão da Conibra e Madeirense, empresas varejistas do setor de construção e hoje é uma das maiores empresas do Brasil do setor varejista de produtos para construção, reforma e decoração.
A forma de se conduzir o negócio das organizações é chamada de Responsabilidade Social Corporativa e é caracterizada por considerar o impacto que suas ações e atividades possam gerar sobre o meio ambiente, a sociedade, seus clientes e investidores. Uma empresa que atua no ramo de construções deve proporcionar a oportunidade de todas as pessoas poderem melhorar seu lar e espaço. Portanto, é interessante que tal empresa possua uma boa variedade de produtos que possam ajudar a economizar recursos naturais e também melhorar a qualidade de vida e a forma que seus clientes cuidam da própria casa e saúde de forma geral. A conscientização da reutilização e conservação do meio ambiente e planeta como um todo para o futuro é algo imprescindível e que precisa ser praticado a todo instante.
Com o objetivo de otimizar todo volume de produtos da empresa que serão gerados através da matéria prima criada na produção e operação e me baseado na ISO26000 e indicadores Ethos e também incluir produtos que substituam itens de consumo diário ou comum, produtos estes que não são encontrados no mercado nacional e produtos inventados e desenvolvidos pelos próprios colaboradores, fornecedores ou clientes. Em relação aos colaboradores, utilizar uniformes completos, para desta forma gerar um grande volume de peças para troca e descarte anualmente. Além disso, direcionar os mesmos de forma responsável, minimizando os impactos sociais, econômicos e ambientais em toda cadeia produtiva.
Proposta
Mesmo com todo o funcionamento correto de uma empresa, os empresários precisam alertar-se para a mensagem que devem e querem transmitir com a sua marca. Saber o que divulgar e a quê aliar o nome de sua empresa pode não parece muito importante, mas é um dos fatores que devem ser mais atentados, principalmente nos dias de hoje, onde a preocupação com a imagem conta tanto quanto o serviço prestado por uma instituição.
Com toda essa movimentação sustentável, a responsabilidade social cresceu ainda mais e empresas conseguem até mesmo, focar nisso a ponto de usar a boa imagem social como marketing para garantir o ganho de mais clientes. Mas assim como existe empresa que se preocupa bastante com a sua responsabilidade social, existem aquelas que não atentam para esse fator e acabam perdendo espaço no mercado.
Se atentar para a matéria prima também é muito importante. Ressignificar, através de cooperativas ou parceiros, as peças utilizadas para servirem como doação ou outras utilidades trazem, além de segurança, uma boa reputação e imagem acerca da marca. Enviar uniformes para centros de distribuição, onde serão coletados para poderem ser transformados em matéria prima para cumprir um outro significado, ou até mesmo reutilizados para construção de cobertores ou outros itens para reutilização e doação para os mais necessitados.
Referências:
https://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/erros-mais-comuns-da-responsabilidade-social-empresarial
https://www.ethos.org.br/cedoc/norma-is0-26000-diretrizes-sobre-responsabilidade-social/

Outros materiais