Buscar

AVASUS - Reconhecimento território - respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AVASUS – Reconhecimento do território 
Questionário - Unidade 2
Tendo em vista o que você já aprendeu na webconferência sugerida, juntamente com a sua experiência profissional, associe as alternativas corretas sobre Diagnóstico Comunitário:
- Alimentação, habitação, renda, meio ambiente, liberdade, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, paz, acesso e posse de terra e acesso à serviços de saúde.
R= Determinantes de saúde
- É o espaço de organização básica da prática da atenção à demanda
R= Território-área
- É o instrumento que permite à equipe de saúde realize o diagnóstico demográfico das famílias para identificar a idade das pessoas, se são do sexo masculino ou feminino, quantas pessoas moram em cada casa, qual a condição de saúde de cada integrante das famílias.
R= Ficha A
- É a análise da situação de saúde, ou seja, necessidades e problemas de um território base para um planejamento de ações.
R= Diagnostico comunitário
Questionário - Unidade 3
 - Fontes de poluição ambiental; rios ou lagos contaminados; depósitos de lixo; indústrias; terrenos baldios.
R = Identificar condições ambientais
- Recursos existentes na UBS por turno, categoria, carga horária, vínculo empregatício.
R = Identificar infraestrutura da UBS para o atendimento a população.
- Número de desempregados, renda, ocupação, geração de emprego na área, recursos disponíveis para lazer, taxa de analfabetismo, oferta de escolas de ensino fundamental e médio e creches.
R= Identificar condições de trabalho, lazer educação.
- População por sexo e faixa etária.
R= Levantar população em números de habitantes.
- Número de óbitos, segundo a causa básica e faixa etária; frequência de doenças de notificação compulsória e outras; problemas de saúde do ponto de vista das lideranças, estado nutricional da população, grupos de risco (idosos, alcoolismo, gravidez na adolescência, etc.).
R= Levantar o perfil de morbi-mortalidade da área de abrangência da UBS.
- Associação de moradores, conselho local de saúde, recursos sociais, lideranças comunitárias.
R = Identificar as formas de organização social da comunidade
- Linhas de ônibus, horários, outros meios de transporte.
R = Identificar condições de transporte.
- Nº de consultas médica/enfermagem; programas oferecidos e cobertura; outros atendimentos da equipe; atendimento odontológico.
R = Identificar serviços disponíveis oferecidos pela UBS.
- Características da construção, posse da construção, abastecimento de água, destino de dejetos, energia elétrica, coleta de lixo, pavimentação asfáltica.
R= Identificar condições de moradia.
Questionário - Unidade 4
A webconferência sugerida apresentou as informações necessárias para construção do mapa inteligente. Para avaliar se as informações necessárias foram ssimiladas, assinale as afirmações verdadeiras.
Escolha uma ou mais:
( X ) a. Podemos localizar em um mapa inteligente informações sobre lugares, espaços e situações onde se efetivam práticas de subordinação e exclusão das mulheres, de pessoas com orientações sexuais distintas, do negro, daquele entendido como louco, dos drogaditos, daquele com problema mental ou neurológico, etc. Lugares de encontro, bares, eventos, quartinho no fundo de casa, etc.
( X ) b. Os mapas inteligentes são ferramentas, construídas coletivamente pela equipe, que ilustram cada micro-área com riqueza de detalhes e proporcionam para a equipe saúde da família reflexão para diversas situações de saúde e planejamento de ações baseado no diagnóstico local. Consideram a geografia e o ambiente, delimitação do território, pavimentação, áreas de risco, malha rodoviária e ferroviária, bem como o perfil populacional envolvendo os problemas de saúde das famílias.
( - ) c. É recomendado que o mapa inteligente, que contenha marcadores de saúde, seja exposto na área restrita da equipe de saúde para evitar problemas éticos com a comunidade.
( X ) d. Áreas com importância para a saúde (lixão, criatórios de animais, áreas sem saneamento, cruzamentos com alto índice de atropelamentos, fontes de poluição etc.), áreas de risco e de grande pobreza, praças e locais de lazer e esporte, características da violência na comunidade, enfim, tudo o que a equipe achar que é importante para intervir no processo saúde-doença não precisam ser identificadas em um mapa inteligente.
( - ) e. A construção do mapa inteligente é feita após a realização do processo de Territorialização, registrando graficamente as ruas, as casas, as famílias, os equipamentos sociais, a delimitação geográfica, os marcadores de saúde e outras características locais do território para auxiliar no planejamento estratégico em saúde baseado na realidade local.
Avaliação final de aprendizagem
Como você viu, tão importante quanto um bom diagnóstico clínico é o diagnóstico do território para o sucesso das intervenções necessárias ao controle dos problemas de saúde em uma localidade. A apropriação do território não se dá apenas em um momento. O contexto do espaço social é diariamente modificado. Assim como o corpo humano, sofre influência dos aspectos climáticos, econômicos, culturais, reflexo da mobilidade humana.
A) Você conhece os aspectos demográficos, socioeconômicos e epidemiológicos do território sob sua responsabilidade?
B) Em sua Unidade de Saúde existe um mapa inteligente disponível e atualizado?
C) Quais as dificuldades encontradas para a atualização desse mapa ou informações?
D) O que você e sua equipe propõem para que tenham informações e mapa atualizados?
Após discutir esses aspectos com sua equipe registre abaixo as respostas às quatro indagações acima descritas. A proposta de atuação solicitada no item D deve contemplar minimamente os seguintes tópicos: objetivos, atividades para o alcance dos objetivos, responsáveis, prazos e recursos necessários.
Bom trabalho!

Outros materiais