Postagem - Dir. Trabalho I - Semana 6
1 pág.

Postagem - Dir. Trabalho I - Semana 6


DisciplinaDireito do Trabalho I36.440 materiais533.574 seguidores
Pré-visualização1 página
SEMANA 6 - Edilene Araújo dos Santos \u2013 4º Período - Direito \u2013 Manhã \u2013 Campus Menezes Côrtes 
PLANO DE AULA: 6 - DIREITO DO TRABALHO I
Aplicação Prática Teórica - CASO CONCRETO 1 - A empresa Solução Presentes Ltda., em virtude do aumento das vendas no período de final de ano, contratou Angélica, pelo prazo de 3 (três) meses, para exercer a função de vendedora. No entanto, após 2 (dois) meses de trabalho a sócia da loja, Sra. Selma, dispensou Angélica sem justa causa, sob o argumento de que não necessitava mais dos serviços da empregada. Com base em tais dados, responda de forma justificada: 
a) Estão presentes os requisitos que autorizam a contratação por prazo determinado? 
Sim, conforme art. 443, §1º, 2º, c da CLT.
b) A empresa terá que pagar alguma indenização à Angélica em virtude do rompimento do contrato antes do prazo? 
Não, pois trata-se de contrato de experiência de 90 dias, podendo ser rompido ante do prazo segundo art. 443, §1º, 2º, c da CLT.
 
CASO CONCRETO 2 - Adalberto Flores firmou com a empresa ABC Distribuidora Ltda um contrato de experiência de 45 dias, que foi prorrogado por mais 45 dias. Quando do término dos 90 (noventa) dias do contrato de experiência, o empregado foi informado que seu empregador estava em processo de fusão com a empresa CDE Atacadista Ltda. para constituição da empresa ABCDE Distribuidora Ltda. Por isso, o empregador solicitou ao empregado Adalberto que aguardasse a fusão que iria acontecer 3 (três) dias após o término de seu contrato de experiência e que ele deveria continuar trabalhando normalmente, pois só após a fusão o empregador verificaria a sua permanência na nova empresa constituída. Diante do caso apresentado, responda justificadamente: 
a) Na hipótese de Adalberto não continuar trabalhando após a fusão, receberá as verbas da rescisão inerentes aos contratos determinados ou indeterminados? 
Indeterminado, conf. art. 451 da CLT.
b) Caso Adalberto não tenha recebido a totalidade das verbas trabalhistas que lhe são devidas, em face de quem a ação deverá ser proposta? 
 
A ação deve ser proposta em face da empresa ABCDE que é a sucessora. 
QUESTÕES OBJETIVAS
1ª) (OAB/CESPE/2009.1) Assinale a opção correta de acordo com o contrato individual de trabalho regido pela CLT:
a) No contrato mencionado, o contrato de experiência poderá ser prorrogado uma única vez, porém não poderá exceder o prazo de noventa dias. 
b) O referido contrato somente poderá ser acordado de forma expressa. 
c) É exigida forma especial para a validade e eficácia do contrato em apreço, motivo pelo qual não é permitida a forma verbal. 
d) Um contrato de trabalho por prazo determinado de dois anos poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período. 
 
2ª) (OAB/RJ \u2013 33º EXAME) O mercado de trabalho privilegia a mão-de-obra qualificada. Atenta a essa realidade, a legislação trabalhista faz incidir sobre o contrato de estágio e sobre o contrato de aprendizagem regras específicas. A respeito dessas regras, assinale a opção incorreta: 
a) Tanto o contrato de estágio quanto o contrato de aprendizagem podem atrair a legislação-padrão celetista aplicável ao contrato individual de trabalho (art. 442, CLT), se não satisfeitos os requisitos formais e materiais previstos em lei. 
b) O contrato de aprendizagem gera vínculo de emprego, enquanto o contrato de estágio não gera vínculo de emprego. 
c) O caráter híbrido do contrato de aprendizagem, ao mesmo tempo prestação de serviço e aprendizado metódico de ofício, exige o recolhimento de FGTS, em iguais condições com o empregado típico. 
d) Ajudas de custo ou outras espécies de retribuição proporcionadas ao estagiário pela empresa tomadora não possuem natureza salarial.