A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
Trabalho A2 - empresarial I - 2012

Pré-visualização | Página 4 de 4

para distingui-la das demais é justamente a participação financeira de uma pessoa de direito público e dos particulares, porém não basta apenas esta para que seja conceituada como sociedade de economia mista, a participação ativa do poder público na gestão da sociedade; finalidade de interesse público e criação legal são outras características que se devem ser levadas em conta.
Para que uma sociedade de economia mista seja constituída, é indispensável à existência de uma Lei.
CF/1988 – "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: XIX - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação";
ESPÉCIES
 A sociedade de economia mista tanto poderá ser aberta quanto fechada.
Sociedade de Capital Aberto 
É a companhia que capta recursos junto ao público, podendo ser por emissão de ações, debêntures, partes beneficiárias ou bônus de subscrição, ou ainda depósitos de valores mobiliários, sendo negociados em bolsa ou mercado de balcões. Bolsa é a instituição pública ou privada destinada a operar ações e obrigações de companhias e Mercado de Balcões é quando há a transação dos mesmos valores, mais sem a interferência da bolsa.
Sociedade de Capital Fechado 
Ao contrário da sociedade de capital aberto, a de capital fechado é aquela que não capta recursos junto à poupança pública, obtendo seus recursos junto aos seus próprios acionistas ou terceiros subscritores. O direito de subscrição, neste caso subscrição particular, as suas ações não serão negociadas em bolsa de valores ou mercado de balcões, dificultando o acesso ao público, sendo disponível para apenas alguns.
Bibliografia
Direito Comercial Dir. Empresa, Soc. Empresárias - 4ª Ed. 2011 - Col. Sinopses Jurídicas, Gonçalves, Victor Eduardo Rios; Perrotta, Maria Gabriela Venturoti. Ed. SARAIVA.
Curso de Direito Comercial - Direito de Empresa - Vol. 1 - 15ª Ed. 2011. Coelho, Fábio Ulhoa / SARAIVA