Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Prova de Avaliação Educacional

Pré-visualização | Página 1 de 1

Prova de Avaliação Educacional - Exercício do Conhecimento - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 5
“A avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo, para aceita-lo ou para transformá-lo. [...] a avalição é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade tendo em vista uma tomada de decisão”. LUCKESI, Cipriano, C. Avalição da Aprendizagem. 9 ͣ ed. São Paulo: Cortez, 1999. p. 33
Conforme o enunciado pode-se compreender que avaliação é vista.
I. Como um juízo de valor, o que significa uma afirmação qualitativa sobre um dado objeto, a partir de critérios pré-estabelecidos.
II. A partir do julgamento que se faz com base nos caracteres relevantes da realidade. O juízo emergirá dos indicadores da realidade que delimitam a qualidade efetivamente esperada do objeto.
III. Como a uma tomada de decisão. Ou seja, o julgamento de valor, por sua constituição desemboca em um posicionamento.
É correto o que se afirma em:
A - I e II, apenas.
B - I, II, e III, apenas.check_circleResposta correta
C - II e III, apenas.
D - II, apenas.
E - III, apenas.
Questão 2 de 5
A pedagogia progressista busca formar sujeitos conscientes e ativos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Pedagogia progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sócio-políticas da educação. O processo de ensino que resulta na apropriação de um conhecimento que proporcione a análise crítica da sociedade em que se vive. Nesta concepção, a avaliação tem como propósito a inclusão e a qualidade da aprendizagem.
Com base nas informações apresentadas, observe as afirmações a seguir com respeito a pedagogia progressista.
I. Valoriza a ação pedagógica enquanto inserida na prática social concreta, a escola tem o papel de fazer a mediação ente o individual e o social, articulando a transmissão dos conteúdos e a assimilação ativa por parte do aluno, resultando em um saber crítico.
II. Tem por objetivo formar sujeitos conscientes e participativos na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
III. Os alunos não têm nenhuma influência transformadora na sociedade, a eles cabe reproduzir o conhecimento que lhes foi repassado.
IV. A avaliação tem como propósito de promover a inclusão e a qualidade da aprendizagem.
É correto o que se afirma em
A - I e IV, apenas.
B - I, II, e IV, apenas.check_circleResposta correta
C - I, II, III e IV, apenas.
D - II e III, apenas.
E - II, III e IV, apenas.
Questão 3 de 5
O processo avaliativo envolve analisar e sintetizar os dados coletados, dessa maneira poderá ser atribuído um valor, a partir da comparação entre o que se obteve com a coleta de dados e os critérios preestabelecidos pelo professor. As modalidades da avaliação, são: diagnóstica, formativa e somativa. A avalição diagnóstica é adequada para o início do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. A avaliação de controle é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo. A avaliação somativa (classificatória), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino.
Sobre cada uma das funções do processo avaliativos, pode-se afirmar.
I. Na avaliação diagnóstica, o professor tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de constata os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem.
II. A avaliação formativa o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estimulo para continuar os estudos de forma sistemática. Esse tipo de avaliação permite ao professor detectar e identificar deficiências na forma de ensinar, auxiliando na reformulação do seu trabalho didático, visando aperfeiçoá-lo.
III. A avaliação somativa, objetiva classificar os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos. A classificação dos estudantes se processa segundo o rendimento alcançado, tendo por base os objetivos previstos.
IV. A avaliação diagnóstica possui três objetivos. O primeiro é identificar a realidade de cada aluno que irá participar do processo. O segundo é verificar se o aluno apresenta ou não habilidades e pré-requisitos para o processo. O terceiro objetivo está relacionado com a identificação das causas, de dificuldades recorrentes na aprendizagem.
É correto o que se afirma em
A - I e III, apenas.
B - I, II e III, apenas.
C - I, II, III e IV, apenas.check_circleResposta correta
D - II, e III, apenas.
E - III, apenas.
Tentativa 1 de 2
Questão 4 de 5
A avaliação tem resultado diferentes situações de conflitos na escola, isso muitas vezes ocorre pela postura do professor para com seus alunos. Veja a figura abaixo e assinale as alternativas corretas.
Disponível em: https://www.google.com/search?biw=1280&bih=646&tbm=isch&sa=1&ei=PWzqXYuSF-u45OUPhYipsA8&q=charges+de+autoritarismo+na+sala+de+aula&oq=charges+de+autoritarismo+na+sala+de+aula&gs_l=img.3...34148.36732..37817...0.0..0.104.888.5j4......0....1..gws-wiz-img.pXN1_ujalZM&ved=0ahUKEwjLpO6QpKHmAhVrHLkGHQVECvYQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=rC-mkJ614OJ16M: Acesso em: 06 dez. 2019.
Conforme a figura apresentada identifique as afirmativas corretas.
I. O modelo de ensino proporciona momentos de reflexão, contribuindo assim para o crescimento de todos os alunos.
II. Os alunos estão em uma posição de passividade, assimilando somente o que é de interesse da professora.
III. A educação democrática e reflexiva apresentada na figura tem sido cada dia mais presente nas escolas brasileiras.
É correto o que se afirma em
A - I e II, apenas.
B - I, apenas.
C - II e III, apenas.
D - II, apenas.check_circleResposta correta
E - III, apenas.
Parte superior do formulário
Tentativa 1 de 2
Questão 5 de 5
No sistema de avalição de uma unidade escolar, existe várias formas de se avaliar o processo de ensino e aprendizagem. A prova, embora seja um instrumento muito utilizado pela grande maioria dos professores, não consegue abranger todo o processo pedagógico e avaliativo. Existem diferentes tipos de provas, como as provas, objetivas, dissertativas e mistas.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir.
I. Dissertativas, construídas para elaborar quesitos de respostas abertas. Estas provas têm o objetivo de avaliar a capacidade de expressão na linguagem escrita e o uso da norma culta da Língua Portuguesa.
II. As provas Mistas são elaboradas com quesitos que exigem respostas objetivas e respostas discursivas ou dissertativas.
III. As provas objetivas podem ser simples ou de múltipla escolha. É o tipo de avaliação que é constituída por perguntas ou itens cujas respostas são delimitadas
É correto o que se afirma em
A - I e II, apenas.
B - I, II e III, apenas.check_circleResposta correta
C - II e III, apenas.
D - II, apenas.
E - III, apenas.
VoltarQuestõeslist
Parte inferior do formulário