Buscar

Literatura Infantojuvenil, prova final, discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Literatura Infantojuvenil, prova final, discursiva
1)Para ser bem-sucedida, "a criança deve receber ajuda para que possa dar algum sentido coerente ao seu turbilhão de sentimentos. Necessita de ideias sobre a forma de colocar ordem na sua casa interior, e com base nisso ser capaz de criar ordem na sua vida. [...] A criança encontra este tipo de significado nos contos de fadas" (BETTELHEIM, 2007, p. 10). Disserte sobre o poder dos contos de fada no contexto infantil.
FONTE: BETTELHEIM, B. A psicanálise de contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
Resposta esperada
Bettelheim defende o poder dos contos de fadas pelo viés do psicanalítico. Para o autor, o conto de fada favorece a passagem da fase infantil para a fase adulta. Além disso, os contos de fadas tradicionais são modelos na educação familiar, favorecendo a tal da hierarquia assimétrica que tem predominado nas relações entre maturidade e infância.
Minha resposta
Os contos de fadas conseguem deixar fluir o imaginário e levar a criança a ter curiosidade, que prontamente é respondida no transcorrer da leitura dos contos, ler é essencial. Através da leitura, examinamos os nossos próprios valores e conhecimentos com os dos outros. Tal como as pessoas, os livros podem ser surpreendentes, formar e informar leitores, nos transportar para outros mundos possíveis e fazer de nós, indivíduos aprendizes e mestres. Para o autor Bettelheim , o conto de fada favorece a passagem da fase infantil para a fase adulta. Dessa forma, a leitura dos contos de fadas na Educação Infantil faz-se importante na formação das crianças que através deles poderão formar-se e informar-se sobre a vida e os ambientes que as cercam.
2)As histórias em quadrinhos - HQs - apresentam linguagem dinâmica, marcada pela ludicidade e pela associação de imagens, por isso, contribuem para o desenvolvimento da leitura e da escrita, especialmente na sala de aula. Com base no exposto, disserte sobre os aspectos que atraem crianças e adolescentes à leitura das HQs.
Resposta esperada
*As HQs desenvolvem na criança estímulos propícios à pratica da leitura, pois mesclam palavras e imagens, facilitando a leitura. *O apelo visual através das cores, os quadros, os balões e as onomatopeias dão uma movimentação à narrativa, *além do humor e o otimismo com personagens interessantes ou heroicos.
Minha resposta
Essa é uma ferramenta que pode ser utilizada para os alunos que estão aprendendo a ler. Por meio da observação da imagem, a criança consegue ter um entendimento melhor do texto, logo, ajuda e facilita o processo de aprendizagem. Os quadrinhos inovam na hora de apresentar conteúdos e, com isso, prendem a atenção dos leitores. Histórias, mesmo que curtas, podem aprofundar o conhecimento das crianças e adolescentes em determinados assuntos e fazê-los descobrir que a leitura pode ser divertida. As HQS desenvolvem na criança o estímulos propícios à prática da leitura, pois é uma mistura de palavras e imagens que facilita a leitura do estudante. a visão através das cores, os quadros, os balões, as onomatopeias, o humor e o otimismo com personagens interessantes ou heroicos, incentivam a imaginação e a curiosidade de querer cada vez mais saber o desfecho da história.

Outros materiais