Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. A história dos cosméticos acompanhou a história da humanidade, e sempre esteve ligada ao desenvolvimento cultural e científico. No Egito Antigo, foram encontrados recipientes com materiais utilizados para fins cosméticos. O início do uso dos cosméticos data de mais de 30 mil anos, em períodos em que os homens deixavam gravadas em rochas e pedras os seus hábitos cotidianos, inclusive de cuidados com a higiene e a beleza. Marque a opção correta quanto à história da cosmetologia:
	
	
	Cleópatra VII impulsionou a criação de um livro em que são relatados os segredos de beleza.
	
	
	O uso de cosméticos pelos egípcios ocorria por razões apenas estéticas, onde eram levados em consideração a classe social.
	
	
	Os egípcios utilizavam a maquiagem apenas nas cores branca e preta, sempre à base de óxido de carbono ou magnésio.
	
	
	Relatos históricos descrevem tubos de khol, uma tinta para os lábios, obtida pela junção de substâncias sintéticas e naturais
	
	
	Os produtos cosméticos eram armazenados em jarros que continham o nome de Nefertiti e de sua filha, para serem aplicados nos lábios, por meio do uso de uma pequena pena de animal.
PERGUNTA 2
1. Nos séculos XVII e XVIII, na Idade Moderna, foi possível observar a evolução dos cosméticos; no entanto, no final destes séculos, o uso de cosméticos e perfumes tornou-se fora de moda. Marque a opção correta quanto à história da cosmetologia:
	
	
	Em 1770, o Parlamento inglês estabeleceu que qualquer mulher que seduzisse ou traísse o marido no casamento pelo uso de perfume, pintura, cosméticos, produtos de higiene, dentes artificiais, cabelos falsos, espartilho de ferro, sapatos de salto alto e enchimentos nos quadris sofreria penalidades pela lei de bruxaria, e o casamento seria considerado nulo e sem validade.
	
	
	No período vitoriano da Inglaterra, também conhecido como Idade Contemporânea (século XIX), a popularidade dos cosméticos retornou e os produtos eram fabricados em grandes fábricas.
	
	
	O período vitoriano foi determinante para o surgimento de indústrias de matérias-primas de cosméticos naturais e produtos de higiene na Índia.
	
	
	As primeiras indústrias de produtos cosméticos datam do início do século XXI e com o passar do tempo tornaram-se algumas das maiores empresas fabricantes de cosméticos do mundo.
	
	
	No Brasil, a indústria cosmética teve início a partir da primeira metade do século XIX.
PERGUNTA 3
1. É a arte de manter o aspecto natural mediante cuidados especiais, tratamentos e a utilização de produtos cosméticos auxiliares e de conservação (cosméticos), e de procurar melhorar esse mesmo aspecto, de acordo com as possibilidades. A frase está relacionada com a definição de:
	
	
	Cosmiatria.
	
	
	Nutricosméticos.
	
	
	Cosmecêutico.
	
	
	Cosmetologia.
	
	
	Cosmético.
PERGUNTA 4
1. São aqueles não destinados a efeitos sistêmicos, que contenham um determinado fármaco, isto é, são aplicados na área a ser tratada como uma droga, mas essa droga não chega à circulação sistêmica. Marque a opção que está relacionada ao texto:
	
	
	Cosmético.
	
	
	Cosmiátrico.
	
	
	Medicamentos tópicos.
	
	
	Cosmecêutico.
	
	
	Nutricosmético.
PERGUNTA 5
1. A pele é o maior órgão do corpo humano; num adulto, ela tem um peso aproximado de 4 a 5 kg, apresenta uma área de 1,5 a 2,0 m2 e espessura que varia de 0,5 a 6 mm, conforme a região do corpo. Nela, ficam concentrados, aproximadamente, quase dois terços do sangue do corpo e metade das células imunes primárias. Marque a opção em que a substância não faz parte como componente químico da pele:
	
	
	Água.
	
	
	Sais minerais.
	
	
	Proteínas.
	
	
	Aminoácidos.
	
	
	Ácido ascórbico.
PERGUNTA 6
1. A pele é formada pela epiderme, derme e, ainda, por uma terceira camada, que, até há pouco tempo, era considerada como parte da pele, a chamada hipoderme ou tela subcutânea. Marque a opção correta quanto à epiderme:
	
	
	É formada por tecido conjuntivo adiposo.
	
	
	É a camada mais externa e fina da pele.
	
	
	É constituída pelo tecido conjuntivo.
	
	
	Também pode ser chamada de tela subcutânea.
	
	
	A hipoderme é considerada como a camada mais profunda da epiderme.
PERGUNTA 7
1. A epiderme é a camada mais superficial da pele que repousa sobre uma lâmina basal ondulada e tem as seguintes características: é uma barreira contra os agentes externos, tem a capacidade de diminuir a perda de líquidos do meio interno, não é vascularizada, mas possui terminações nervosas e é composta por camadas ou estratos, divididos de acordo com a presença e a diferenciação de suas células. Marque a opção correta quanto às camadas da epiderme:
	
	
	O estrato córneo é a camada mais profunda da epiderme.
	
	
	O estrato lúcido é uma camada formada por células losangulares que produzem grânulos e querato-hialina.
	
	
	O estrato granuloso é a camada visível da pele.
	
	
	O estrato espinhoso, junto com o estrato basal, forma a camada de Malpighi.
	
	
	O estrato basal é a camada que apoia o estrato córneo.
PERGUNTA 8
1. A derme é uma camada espessa de tecido conjuntivo, vascularizada, na qual se apoia a epiderme. Marque a opção que não corresponde às características da derme:
	
	
	É responsável por dar a resistência mecânica à pele e promover a nutrição da pele e de seus anexos. Sua espessura é cerca de 25 vezes maior que a da epiderme.
	
	
	A derme se conecta na parte mais externa com a epiderme, e mais profundamente com a hipoderme e a fáscia muscular.
	
	
	É dividida em três camadas, a derme superficial, a papilar (formada por tecido conjuntivo frouxo), e a derme profunda ou reticular (formada por tecido conjuntivo denso).
	
	
	A camada papilar é a mais externa e, nela, são encontradas as papilas dérmicas (pequenas elevações presentes na base dos folículos pilosos) que contêm arteríolas, vênulas, capilares linfáticos, e os corpúsculos táteis com terminações nervosas, fibras elásticas e fibras de reticulina.
	
	
	A camada reticular é a mais interna, e responsável pelo fornecimento de oxigênio e nutrientes às outras camadas da pele.
PERGUNTA 9
1. Marque a opção que não apresenta células, fibras e estruturas da derme:
	
	
	Macrófago.
	
	
	Células de Langerhans.
	
	
	Linfócito.
	
	
	Fibroblasto.
	
	
	Fibras elásticas.
PERGUNTA 10
1. A pele apresenta diversas funções para o corpo humano. Assim, marque a opção que não representa uma função da pele:
	
	
	Proteção.
	
	
	Sensação.
	
	
	Regulação da temperatura.
	
	
	Síntese de aminoácidos e de vitamina C.
	
	
	Excreção.

Mais conteúdos dessa disciplina