A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
LMA 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

Aula 2: Distúrbios psicossomáticos 
A somatização é caracterizada pela presença de sintomas físicos, particularmente, uma combinação de dor e sintomas gastrointestinais, sexuais e neurológicos. As causas da somatização não são conhecidas. Ela freqüentemente ocorre em famílias. Os indivíduos com o distúrbio também tendem a apresentar distúrbios da personalidade caracterizados por egocentrismo – personalidade narcisista – e por uma dependência excessiva de outras pessoas - personalidade dependente. 
Os primeiros sintomas surgem na adolescência ou no início da idade adulta, ocorrendo mais freqüentemente em mulheres. 
As doenças psicossomáticas: são doenças físicas supostamente causadas por fatores psicológicos. No entanto, nenhuma doença física é causada unicamente por fatores psicológicos. Uma doença física deve ter um componente biológico (um fator essencial para que a doença ocorra). Fatores biológicos, ambientais, sociais e psicológicos se combinam para fazer com que alguém infectado por um vírus, por exemplo, apresente sintomas da doença relacionada a esse vírus. O termo “psicossomático” abrange essa combinação de fatores. 
A conversão histérica: constitui-se de sintomas físicos causados por conflitos psicológicos, e que são semelhantes aos de um distúrbio neurológico ou de outras doenças. Os sintomas da conversão são causados por estresse e por conflitos psicológicos, que são convertidos pelo paciente em sintomas físicos de uma forma inconsciente. Embora os distúrbios da conversão sejam mais freqüentes na adolescência ou no início da vida adulta, eles podem ter início em qualquer idade. É mais comum em mulheres que em homens.
Aula 2: Distúrbios psicossomáticos
Visite o site http://virtualpsy.locaweb.com.br/dsm_janela.php?cod=185, informe-se sobre os transtornos de somatização consultando o DSM IV e responda as questões de registro de frequência a seguir.
BEAR MF e Col. Neurociência: desvendando o sistema nervoso. Porto Alegre: Editora Artmed, 2002.
BRANDÃO, M. Psicofisiologia: as bases fisiológicas do comportamento. 2ªed. São Paulo: Atheneu, 2001.
GUYTON, A.C. Neurociência básica: anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1997.
Bibliografia Complementar:
KANDEL E R. Fundamentos de neurociência do comportamento. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 2002.
KOLB & WHISHAW. Neurociência do comportamento. São Paulo: Editora Manole, 2002.
LENT, R. Cem bilhões de neurônios. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2002.