A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Revisão p2

Pré-visualização | Página 2 de 3

do operário?
Cada operário tem uma especialidade na execução de uma única tarefa para ajustarem-se padrões e às normas de desempenho definidas pelo método.. A divisão corresponde ao que fazer enquanto a especialização determina como fazer, partindo-se do pressuposto de fazer cada vez melhor, independente de ser no sentido qualitativo quanto qualitativo.
 5. O que é desenho de cargos e de tarefas para a administração Científica?
Tarefa: é toda atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro de uma organização. É a menos unidade possível dentro da divisão do trabalho em uma organização.
Cargo: é o conjunto de tarefas executadas de maneira cíclica ou repetitiva.
Desenhar um cargo: é especificar seu conteúdo (tarefas), os métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes, O desenho de cargos é a maneira pela qual o cargo é criado e combinado com outros cargos para a execução das tarefas.
 6. Explique o conceito de homo economicus. 
Essa visão estreita da natureza humana – o homem econômico- não se limitava a ver o homem como um empregado por dinheiro. Pior ainda: via no operário um indivíduo limitado e mesquinho, preguiçoso e culpado pela vadiagem e pelo que deveria ser controlado por meio do trabalho racionalizado e do tempo padrão.
 7. Qual a influência das condições de trabalho para a Administração Científica?
A eficiência também depende de condições de trabalho que garantem o bem-estar físico do trabalhador e diminuíam a fadiga. As condições de trabalho mais preocupantes eram:
 * Adequação de ferramentas de trabalho e equipamentos de produção para minimizar o esforço do operador e a perda de tempo na execução da tarefa.
 * Arranjo físico de máquinas e equipamentos para racionalizar o fluxo da produção.
 * Melhoria do ambiente físico de trabalho para evitar que ruído, ventilação, iluminação e conforto no trabalho não reduzam a eficiência do trabalhador.
 * Projeto de instrumentos e equipamentos especiais, como transportadores, seguidores, contadores e utensílios para reduzir movimentos inúteis.
 8. O que é padronização?
É a aplicação de padrões em uma organização para obter uniformidade e redução de custos. A padronização é vitalina melhoria da eficiência. Ela conduz à simplificação na medida em que a uniformidade reduz a variabilidade e as exceções que complicam o processo produtivo.
 9. O que é supervisão funcional?
Nada mais é além da existência de diversos supervisores, cada qual especializadoem determinada área e com autoridade funcional (relativa à sua especialidade) sobre os mesmos subordinados. A supervisão funcional representa a aplicação da divisão do trabalho e da especialização no nível dos chefes e supervisores. Ela permite que especialistas – e não mestres- transmitem a cada operário o conhecimento e a orientação. Tende a produzir mais eficiência em cada operário e no conjunto deles. A funcionalização da supervisão foi uma contribuição da Administração Científica e pressupões a autoridade funcional, relativa e dividida.
 10. Comente os princípios de eficiência de Emerson.
 * Princípio de Eficiência de Emerson
 * Princípio de Rendimentos
 * Traçar um plano bem definido de acordo com os objetivos; 
 * Estabelecer o predomínio do bom senso; 
 * Oferecer orientação e supervisão competentes; 
 * Manter disciplinar; Impor honestidade nos acordos, ou seja, justiça social no trabalho; 
 * Manter registros preciosos, imediatos e adequados; 
 * Oferecer remuneração proporcional ao trabalho; 
 * Fixar normas padronizadas para as condições de trabalho Fixar normas padronizadas para o trabalho em si; 
 * Fixar normas padronizadas para as operações; 
 * Estabelecer instruções precisas; 
 * Oferecer incentivos ao pessoal para aumentar o rendimento e a eficiência;
 11. Comente os princípios básicos de Ford.
Para acelerar a produção por meio de um trabalhado ritmado, coordenado e econômico, Ford adotou três princípios?
 * Princípio de intensificação: Diminuir o tempo de duração coma utilização imediata dos equipamentos e matéria-prima, e a rápida colocação do produto no mercado.
 * Princípios de economicidade: Reduzir ao mínimo o volume de estoque da matéria- prima em transformação, para que o automóvel fosse pago à empresa antes do vencido o prazo de pagamento dos salários e da matéria – prima adquirida.
 * Princípio de produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização e da linha de montagem. O operário ganha mais, e o empresário tem a maior produção.
 12. O que é princípio da Exceção?
O princípio da exceção é um sistema de informação que acusa os resultados concretos que divergem ou se distanciam dos resultados previstos. Suas decisões mais frequentes devem ser transformadas em rotinas e delegadas aos subordinados deixando os problemas para os superiores.
 13. Explique o mecanismo da Administração Científica?
A administração científica restringiu-se ás tarefas e aos fatores diretamente relacionados ao cargo e á função do operário. Sua principal ferramenta da administração científica foi o estudo dos tempos e movimentos.
 14. Explique a superespecialização do operário como um problema imposto pela Administração Científica?
Na busca da eficiência na Administração Científica preconizava a especialização do operário por meio da divisão das operações em seus elementos constitutivos. Suas tarefas mais simples e o resultado daquela divisão, podem ser facilmente ensinadas, e a perícia do operário pode ser incrivelmente aumentada e por outro lado alcança um respeitável padrão.
 15. Porque se fala em visão Microscópica do Homem?
Pelo simples fato da Administração Científica visualizar cada empregado individualmente, ignorando que o trabalhador é um ser humano e social.
 16. A Administração Científica caracteriza-se por ausência de comprovação científica? Como?
A administração científica é criticada por pretender criar uma ciência sem o cuidado de apresentar comprovação científica de suas proposições e de seus princípios.
 17. Por que se Fala em abordagem incompleta da organização?
É uma organização incompleta, parcial e inacabada, por se limitar apenas aos aspectos formais da organização, omitindo a organização informal e seus aspectos humanos da organização.
 18. O que significa limitação do campo de aplicação?
A administração científica ficou restrita aos problemas de produção na fábrica, não considerando os demais aspectos da vida e da organização, como financeiros, comerciais, logísticos e etc.
PERGUNTAS PARA REVISÃO E DISCUSSÃO
 1. Explique a teoria de campo de Lewin.
Em 1935, Kurt Lewin já se referia em suas pesquisas sobre comportamento social, ao importante papel da motivação. Para melhor explicar a motivação do comportamento, elaborou a teoria de campo, que se baseia em duas suposições fundamentais.
a) o comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes;
b) esses fatos coexistentes têm o caráter de um campo dinâmico, no qual cada parte do campo depende de uma inter-relação com as demais outras partes.
O comportamento humano não depende somente do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente. Esse campo dinâmico é "o espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente psicológico”.
Lewin propõe a seguinte equação, para explicar o comportamento humano:
C = f (P,M)
Onde o comportamento (C) é função (f) ou o resultado da interação entre a pessoa (P) e o meio ambiente (M) que a rodeia.
O homem é na Teoria do Campo produto: do meio (campo) presente e da energia que possui em determinado momento.
O ambiente psicológico (ou ambiente comportamental) é o ambiente tal como é percebido e interpretado pela pessoa. Mais do que isso, é o ambiente relacionado com as atuais necessidades do indivíduo.
Alguns objetos, pessoas ou situações podem adquirir valência no ambiente psicológico, determinado um campo dinâmico de forças psicológicas.
Os objetos, pessoas ou situações adquirem para o indivíduo