Buscar

Estudo dirigido 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade de Brasília
Introdução à Sociologia
Estudo Dirigido
Explique o contexto de surgimento da sociologia.
A origem da sociologia está contida no período das duas grandes revoluções, entre os séculos XVIII e XIX: A Revolução Industrial, na Grã-Bretanha, que resultou em desenvolvimentos tecnológicos, a criação da máquina a vapor e o surgimento da indústria. Provocou um rápido crescimento urbano, a formação de uma classe trabalhadora iniciada com a migração de camponeses e profundas modificações sociais. E a Revolução Francesa em 1789 com a proliferação de valores e ideais como a igualdade, a liberdade e a fraternidade. As ideologias e políticas desta serviram de importante base para o capitalismo.
Essas rupturas na sociedade incentivaram novos questionamentos entre os pensadores do século XIX como, por exemplo, Augusto Comte (1798-1857) que deu origem ao termo “sociologia”. As ideias desses pensadores evidenciam a intensidade com que os eventos transformaram o modelo de vida tradicional.
Estabeleça as diferenças teórico-metodológicas entre Marx, Weber e Durkheim assinalando o objeto e o método de cada um dos autores.
Karl Marx realça o lado econômico em seu estudo e centraliza-o no sistema capitalista. Seu objeto de estudo é a transformação social sendo o horizonte semântico a luta de classes sociais. O método é o materialismo histórico – dialético isso significa que as condições econômicas de um indivíduo vão definir sua mentalidade. A perspectiva de Marx parte do capitalismo, passa pelo período de transição do socialismo e finaliza a história no capitalismo.
Max Weber afirmou que a sociedade e as ações individuais eram formatadas a partir de ideias e valores culturais. O objeto de estudo é a ação social – todo ato de um ator em relação a outro e que visa um sentimento subjetivo do sujeito; ato intencional e racional. Esta pode ser dividida entre: ação racional com relação a um objetivo, ação racional com relação a um valor, ação emocional e ação tradicional. O método é a neutralidade axiológica com foco na objetividade do conhecimento.
Émile Durkheim destacava a necessidade de a sociologia ser tratada como uma ciência empírica. O objeto de estudo, os fatos sociais, são as exterioridades da vida social que regulam nossas ações individuais e aplicam um poder coercitivo sobre cada pessoa. O método do funcionalismo busca observar, experimentar e comprovar fenômenos por meio de outros fenômenos.
Weber deu menos importância ao conflito de classes e abandonou o método materialista de Marx. Foi dada mais importância para a cultura e para as ideias do que para a economia. Enquanto Durkheim e Marx acreditavam na existência externa das estruturas, para Weber, o conjunto das ações formava as estruturas da sociedade.
Em Durkheim, existe uma verdade absoluta do exterior sobre o interior. Em Marx, uma verdade, também absoluta, de relação entre as partes e entre os grupos. E em Weber, a verdade é relativa e deriva dos indivíduos para a sociedade.
Como entender o conceito de classe social na sociologia marxista? Explique esse conceito conforme a compreensão desse autor a partir do capital e da mercadoria.
Primeiramente, o capital é qualquer bem que pode ser investido para produzir bens futuros. E, em segundo, a mercadoria é o núcleo do capitalismo, a chave para entender o modo de produção e pode possuir valor de uso (referente a qualidade) e valor de troca (referente a quantidade). As classes sociais são divididas em dois grupos principais: a classe dominante, onde estão presentes os capitalistas donos de capital; a classe operária dona da mão-de-obra. Existe uma relação de submissão da classe operária a classe dominante. Os capitalistas contratam mão-de-obra assalariada para produzir e retiram o lucro com base na teoria da mais valia. Enquanto os trabalhadores recebem um salário que pode ser o suficiente apenas para a sobrevivência. De acordo com Marx, é dessa relação de produção que se constrói a história e, devido à submissão, existem constantes conflitos entre as classes sociais. 
Simplificando, é da divisão social do trabalho que surgem as classes sociais. A grande desigualdade existente entre os detentores de capital e os não detentores é o que gera dominação dos primeiros sobre os segundos e viabiliza, portanto, os conflitos.
O que são tipos ideais em Weber? Dê exemplos.
Tipos ideais são modelos hipotéticos que são utilizados para estudar o mundo real. Servem como referência ou ponto de comparação para compreender a sociedade. Não são, necessariamente, construções perfeitas, mas representam um fenômeno específico de forma pura, sem a influência de fatores exteriores.
Apresente a relação entre consciência coletiva e consciência individual na sociologia de Durkheim.
A definição de consciência coletiva é a união da média dos sentimentos e crenças existentes entre os indivíduos de determinada sociedade. Só pode existir com a presença de consciências individuais, porém, não se resume apenas aos efeitos desta. A consciência coletiva evolui seguindo regras próprias e exerce uma força coercitiva sobre os indivíduos. Estes possuem a consciência individual que permite a cada pessoa ser diferente, mesmo fazendo parte do todo. Ou seja, a consciência coletiva formada com base na cultura de uma sociedade se impõe em cada homem que continua a ser ele mesmo por causa da consciência individual.
Bibliografia
-Anotações referentes às aulas de Introdução à Sociologia;
-GIDDENS, A. “O que é sociologia?”, Sociologia 4ªed. Porto Alegre. Artmed, 2005. Pp.24-34.

Outros materiais