Buscar

Lesões traumáticas em odontopediatria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LESÕES TRAUMÁTICAS EM ODONTOPEDIATRIA
CLASSIFICAÇÃO
· Lesões de tecidos moles:
· Abrasão
· Contusão
· Laceração
· Lesões nos tecidos de suporte:
· Sem deslocamento: concussão e Subluxação
· Com deslocamento: luxação intrusiva, luxação extrusiva, luxação lateral e avulsão
· Lesões nos tecidos duro: 
· Fratura de esmalte (trinca e fratura propriamente dita)
· Fratura de esmalte e dentina (sem e com exposição de polpa)
· Fraturas coronorradiculares (sem e com exposição de polpa)
· Fraturas radiculares
LESÕES NO TECIDO MOLE
· Abrasão: é o ferimento causado pela fricção entre um objeto e o tecido mole (ralar). Tratamento: lavar com sabonete líquido antisséptico, irrigar com soro fisiológica, água oxigenada ou clorexidina e remover corpos estranhos 
· Contusão: mancha roxa e edema por extravasamento de sangue no interior do tecido. Tratamento: não é necessário, pois o sangue extravasado é reabsorvido. Recomendações: higiene bucal (clorexidina); dieta/repouso; hábitos (evitar chupeta e mamadeira); retornos periódicos (em caso de sequelas)
· Laceração: lesão provocada por objetos cortantes, com deslocamento da mucosa. Tratamento: anestesia, limpeza, remoção de tecido lesado, hemostasia e sutura. Recomendações: higiene bucal (clorexidina e água oxigenada); dieta/repouso; hábitos; retornos periódicos (sequelas)
LESÕES NO TECIDO DE SUPORTE
· Concussão: trauma no tecido periodontal. Hemorragia e edema no interior do ligamento periodontal, sem mobilidade, sem rompimento de fibras, sem sangramento, sem deslocamento, sem perda de estrutura; pode apresentar sensibilidade ao toque e raio x normal (é importante para controle futuro). Tratamento: fazer recomendações em higiene bucal (clorexidina e água oxigenada), dieta/repouso, hábitos e retornos periódicos (sequelas)
· Subluxação: trauma no tecido periodontal com rompimento de fibras. Mobilidade discreta, sangramento no sulco gengival, sem deslocamento e raio x normal. Tratamento: limpeza com clorexidina e água oxigenada; dieta/repouso; remover hábitos de sucção e retornos periódicos (sequelas) 
· Luxação extrusiva: deslocamento do dente, expulsando parcialmente do alvéolo. Mobilidade acentuada com deslocamento parcial do dente, sangramento do sulco gengival com rompimento de fibras, pode haver laceração dos tecidos adjacentes. Raio x revela espaço alveolar apical vazio. Deve se observar a relação do dente decíduo como permanente. Tratamento: reposicionamento com pressão lenta e contínua para deslocar o coágulo e contenção semirrígida de 15 a 21 dias; evitar mamadeira e bico. Se o tratamento for tardio ou tiver mobilidade acentuada/risco de lesão do germe, fazer exodontia. Recomendações: higiene bucal (clorexidina/H2O2), dieta/repouso, hábitos e retornos periódicos (sequelas) 
· Luxação lateral: deslocamento do dente na direção mésio/distal ou vestibular/palatina. Mobilidade acentuada com deslocamento parcial e sangramento no sulco gengival com rompimento de fibras (comprometimento) pode haver laceração nos tecidos adjacentes e raio x do dente extruído. Tratamento: imediato (reposicionamento e contenção) e tardio (exodontia e mantenedor de espaço). Recomendações: higiene bucal (clorexidina/H2O2), dieta/repouso, hábitos e retornos periódicos (sequelas) 
· Luxação intrusiva: deslocamento de dente em direção apical. Pode ser parcial ou total. Deslocamento para vestibular ou palatina. Rx do dente intruído (posicionar o filme em lateral de nariz para saber se o decíduo foi em direção ao germe do permanente ou não). Acompanhamento para ver se há sequelas. Tratamento: sem contato com o germe do permanente (controle clínico e radiográfico. É comum ter uma re-erupção passiva, onde ele irá voltar a erupcionar. Acontece entre 3 e 6 meses, se iniciando a partir de 15 dias a 1 mês. Se não acontecer nesses meses, fazer extração para não ter risco de anquilose) e invadindo o germe (fazer exodontia por causa do deslocamento para palatal, pois há uma grande chance de infecção). Recomendações: higiene bucal (clorexidina/H2O2), dieta/repouso, hábitos e retornos periódicos (sequelas) 
· Avulsão: deslocamento total para fora do alvéolo. Tratamento: sutura, se necessário, e prótese com dente avulsionado. Não é preconizado reimplante de dente decíduo porque tem uma possibilidade de anquilose e pode ocorrer dano ao permanente. 
CONTENÇÃO
· Flexível: lesão no tecido de sustentação. Fio de nylon número 70 ao 80 (linha de pesca. É presa com resina)
· Semirrígida: fraturas de tecido ósseo. Fio de aço 0,2mm a 0,4 mm ou fio twist flex
· Rígida: fraturas radiculares. Fio de aço 0,5 mm
· Posição ideal: terço médio da face vestibular, 2 dentes de suporte a cada lado do dente traumatizado. Permanecer durante 14 a 21 dias de acordo com a gravidade do caso
CONISDERAÇÕES FINAIS
· Tanto a concussão quanto a Subluxação têm sinais clínicos pouco evidentes, pois não tem deslocamento nem perda de estrutura. Dessa forma, eles são subestimados pelos pais.
· Para fraturas dentárias, a contenção é rígida. Para deslocamento, é semirrígida 
· Não dá para reposicionar o dente se não for imediato por causa do risco de coágulo que pode deslocar o germe do dente permanente. 
· Se deslocar o germe, faremos uma dilaceração de raiz ou erupcionar de forma incorreta
· O encurtamento da imagem radiográfica do dente indica provável afastamento em relação ao dente sucessor. Se encurtou, foi para vestibular
PROTOCOLO DE ORIENTAÇÕES
· Limpeza da região com sabão neutro ou gaze com água oxigenada 10 volumes ou solução de clorexidina 0,12%, três vezes ao dia durante uma semana ou até que se consiga realizar a higienização com a escova. Realizar mesmo com sensibilidade.

Outros materiais