Buscar

EDUCAÇÃO INFANTIL CURRICULO AS II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO INFANTIL - CURRÍCULO AS II
	
 Pergunta 1
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade” (LDB 9394/96, art. 29). O trecho acima mostra que a Educação Infantil, como primeira etapa da educação básica, tem como objetivo principal promover as habilidades físicas, psicológicas, intelectuais e sociais das crianças, dentro da integração do triângulo família-escola-comunidade. Dentro dessa esfera de pensamento, pode-se afirmar que o currículo escolar para a educação básica:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
É tudo aquilo que o aluno vê e vive, como os conteúdos, conhecimento científico, cultura, acontecimentos, conhecimentos gerais, meio ambiente, saúde etc.
	
	
	
 Pergunta 2
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	“[...] tem uma cicatriz na cabeça, porque o pai foi dar uma porretada na mãe e pegou na criança, na época ele era menor, hoje tem 4 anos. Depois disto o pai foi preso, já mataram; e a criança é muito violenta, não obedece a ninguém, grita. Com a gente ele é muito violento, bate, chuta, você não acredita.” (Relato de um educador, SANTOS & FERRIANI, 2007, p. 528). O relato acima demonstra uma realidade que não é incomum na educação infantil, a violência doméstica. Com relação a esse tema e os seus desdobramentos sobre a educação infantil, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Casos de violência doméstica devem ser resolvidos dentro do próprio núcleo familiar, respeitando a separação entre a educação doméstica e a educação institucional.
	
	
	
 Pergunta 3
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	” Desde os primeiros dias do desenvolvimento da criança, suas atividades adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social e, sendo dirigidas a objetivos definidos, são refratadas através do prisma do ambiente da criança. O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa através de outra pessoa. Essa estrutura humana complexa é o produto de um processo de desenvolvimento profundamente enraizado nas ligações entre história individual e história social.” (VYGOTSKY, 1991, p. 33). Nesse trecho de “A Formação Social da Mente”, Vygotsky aponta que a interação tem uma função central no processo de internalização. Sob esse prisma e pensando na importância do professor de Educação Infantil como mediador do aprendizado das crianças, é INCORRETO afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
O educador deve manter uma postura profissional e distante da criança, evitando se relacionar efetivamente e afetivamente com a criança.
	
	
	
 Pergunta 4
0,15 em 0,15 pontos
	
	
	
	
Fonte: Quino | Divulgação
A tirinha da Mafalda exposta acima suscita a discussão sobre a diferença entre autoridade e autoritarismo. Com relação a esse tema aplicado à educação infantil e o papel do professor como mediador do aprendizado, analise as alternativas:
I - Ao assumir uma postura autoritária com a cobrança de condutas da família com relação ao desempenho escolar dos filhos, o professor contribui para a participação dos pais na educação dos filhos e com o projeto pedagógico escolar.
II - Autoridade é o poder legitimado pelas pessoas e o autoritarismo é o poder imposto, sem o reconhecimento da pessoa autoritária como uma real autoridade.
III - Os profissionais de educação somente conseguem real autoridade ao aceitar de forma passiva as atitudes dos alunos, não questionando nem interferindo nos conflitos existentes, seja entre alunos ou entre a família e a escola.
IV - São fatores importantes no reconhecimento de autoridade de um professor: a maneira respeitosa de se relacionar com todos (alunos ou não), o olhar justo sobre as diferentes situações, a tolerância acolhedora para diferentes ritmos de aprendizagem, o domínio do conteúdo e a dedicação com a aprendizagem de todos.
V - A resolução de conflitos entre família e escola deve ser feito por meio do diálogo na busca de uma definição, cada vez mais clara, do papel e das funções de cada parte.
	Resposta Selecionada:
	b. 
Somente as alternativas I e III estão erradas.

Continue navegando