Buscar

O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE SABER DE IMUNOLOGIA - IMUNIDADE INATA E ADQUIRIDA

Prévia do material em texto

O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE SABER DE IMUNOLOGIA - IMUNIDADE INATA E ADQUIRIDA. 
Imunidade. No sentido mais preciso, resistência à infecção. Num sentido mais amplo, qualquer processo resultante da atividade do SISTEMA IMUNE. Ex de imunidade no sentido amplo: Autoimunidade, Alergia, imunidade anti-tumoral (defesa imunológica contra células cancerosas). 
Sistema Imune. O conjunto de células, moléculas e mecanismos que nos protege das infecções. Compreende um grande conjunto de POPULAÇÕES LINFOCITÁRIAS (Células T e B e NK, células iNKT e outras), além de uma grande variedade de CÉLULAS ACESSÓRIAS NÃO-LINFÓIDES (CÉLULAS DENDRÍTICAS, MACRÓFAGOS e outras), que além de ajudarem ao desenvolvimento de RESPOSTAS IMUNES ESPECÍFICAS (também chamadas ADAPTATIVAS), também realizam FUNÇÕES EFETORAS. Muitos componentes celulares do sangue são células efetoras (NEUTRÓFILOS, BASÓFILOS, EOSINÓFILOS, mas ocasionalmente também PLAQUETAS E HEMÁCIAS). Também compreende um amplo conjunto de MOLÉCULAS ENVOLVIDAS NA DEFESA, como o SISTEMA COMPLEMENTO, a CASCATA DE COAGULAÇÃO e o SISTEMA DE GERAÇÃO DE CININAS, além de uma grande variedade de CITOCINAS (hormônios produzidos localmente em resposta a uma agressão, por células do sistema imune), QUIMIOATRATORES de diferentes graus de seletividade (incluindo QUIMIOCINAS, ou citocinas quimiotáticas, LIPÍDIOS INFLAMATÓRIOS como os leucotrienos, e fragmentos resultantes da digestão de componentes do SISTEMA COMPLEMENTO). No conjunto, o SISTEMA IMUNE responde à agressão com respostas INATAS numa fase inicial, e subseqüentemente, se a agressão não é contida, com resposas ADAPTATIVAS ou ADQUIRIDAS.
Inflamação. Processo biológico no qual, a partir de uma LESÃO inicial, se mobilizam de forma coordenada diferentes mecanismos de defesa, tanto os dependentes do SISTEMA IMUNE como os dependentes de outros sistemas (por exemplo, a cascata de coagulação), a partir de tecidos vivos e vascularizados, de forma a limitar a extensão dos danos, promover o reparo e instruir a RESPOSTA IMUNE ESPECÍFICA. Inflamação não é sinônimo de IMUNIDADE INATA. 
Imunidade inata. O conjunto de processos e mecanismos de defesa responsáveis pelo combate imediato às infecções e pela instrução das defesas seguintes, que são, na maioria, resultantes da IMUNIDADE ADQUIRIDA. Mecanismos de imunidade inata, em geral, não requerem a participação de duas POPULAÇÕES LINFOCITÁRIAS, chamadas células T e B. 
Imunidade adquirida. O conjunto dos processos e mecanismos de defesa que permite eliminar de forma seletiva uma infecção primária e assegurar uma maior resistência num encontro futuro com o mesmo patógeno específico, ou seja, a forma de imunidade que é dotada de MEMÓRIA e ESPECIFICIDADE. Todas as formas de imunidade específica dependem, em diferentes graus, da participação de células T ou B, e, na maioria dos casos, de ambas.
Patógeno. Um organismo capaz de causar doença quando invade os tecidos vivos (ou seja, quando estabelece uma INFECÇÃO). Patógenos podem ser bactérias, vírus, protozoários, helmintos. Muitos patógenos são altamente CONTAGIOSOS (como o vírus da influenza), outros são de transmissão extremamente rara (como o bacilo da lepra). Alguns são capazes de causar doença em praticamente qualquer indivíduo sadio (e, por isso, são considerados VIRULENTOS). Outros têm baixa virulência e só causam doença em indivíduos especialmente desprotegidos (como os portadores de IMUNODEFICIÊNCIA. São os patógenos OPORTUNISTAS.
Antígeno. Uma substância quimicamente definida, que é capaz de estimular seletivamente mecanismos de imunidade adquirida e, portanto, induzir uma resposta específica. A IMUNIDADE ADQUIRIDA depende de reconhecimento de ANTÍGENOS entre os componentes estruturais e os materiais produzidos pelo PATÓGENO. Nem todo componente, contudo, é ANTIGÊNICO. Aqueles que são idênticos a materiais presentes nas células do hospedeiro em ausência de infecção, de um modo geral, não despertam respostas imunes específicas (ou seja, o hospedeiro é TOLERANTE a eles). Mesmo materiais totalmente estranhos variam muito na sua ANTIGENICIDADE. Proteínas são os principais ANTÍGENOS relevantes para a infecção.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes