Buscar

Exercícios sobre Saúde Mental na Atenção Básica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCÍCIOS
AULA 1
A Reforma Psiquiátrica brasileira é entendida como um ato processual, ou seja, a assistência em saúde mental no Brasil está em constante processo de consolidação e reforma articulando os diferentes modelos de serviços e de assistência. Desta feita, marque a opção abaixo que representa os fundamentos acima descritos:
R- 	c) Utilização de todos os dispositivos de saúde e sociais possíveis, repensando suas práticas e priorizando a atenção psicossocial.
A institucionalização pode ser entendida como:
R- 	d) Conjunto de comportamentos e relações estabelecidas como funcionais em instituições, sejam elas hospitais, manicômios ou prisões. Despersonaliza o indivíduo e restringe o desenvolvimento de suas potencialidades.
AULA 2
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão disponíveis para acolher, acompanhar e, se o caso exigir, cuidar de forma compartilhada com outros serviços. Com a inclusão das ações de saúde mental na atenção básica, é possível desvelar esses recursos e ativá-los, promovendo:
R- 	a) A ampliação dos espaços de circulação das pessoas em sofrimento psíquico.
AULA 3
No atendimento da atenção primária, dos transtornos psiquiátricos a seguir relacionados, o mais frequente é: 
R- b) Transtorno misto de ansiedade e depressão.
Em relação a transtorno mental e sofrimento mental é INCORRETO dizer que:
R- 	d) O sofrimento mental é uma doença psiquiátrica.
AULA 4
Comumente se utiliza os grupos ou as dinâmicas de grupo como artifício para o manejo de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como o diabetes melittus e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) na Atenção Básica. A partir do compartilhamento de experiências similares e/ou diferentes, os vários componentes dessa experiência apreendem sobre suas limitações e potencialidades relacionadas ao agravo à saúde. Este tipo de recurso também pode ser aplicado sob o prisma da atenção à Saúde Mental. Marque a opção abaixo que reproduz a melhor possibilidade de aproveitamento dessa ferramenta:
R- 	d) Reunir os usuários do serviço que possuem diagnóstico de Transtorno Afetivo Bipolar e propor a elaboração de dinâmicas de grupo que tratem sobre a doença, e discuta sobre os mitos e verdades da mesma.
Dentre as principais ações terapêuticas aplicadas na Atenção Básica com o objetivo de promover vínculo entre usuário do serviço e equipe profissional, podemos ressaltar o acolhimento. Dentre as propostas do acolhimento, a escuta sensível relacionada às queixas e aos desabafos do usuário é uma das ferramentas mais utilizadas. Marque a opção que melhor descreve o acolhimento:
R- 	e) Todas as respostas anteriores estão corretas
AULA 5
Em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família, Romildo, um usuário do serviço, procura sua Agente Comunitária de Saúde (ACS) comunicando que Isabele, sua filha de 32 anos, tem apresentado mudança em seu comportamento, tornando-se agressiva verbal e fisicamente, além de desleixada com sua higiene pessoal e com a de seus filhos após a separação de seu cônjuge. Maria, a ACS, comunica o fato a sua equipe, que solicita um agendamento de consulta para o próximo dia. Quando a consulta acontece, a enfermeira e médica da equipe percebem a necessidade de um suporte especializado em saúde mental, e são acompanhadas pelo psiquiatra vinculado ao NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) em proposta de interconsulta. Dentre as ações a serem desenvolvidas pela equipe do NASF, marque abaixo a opção que representa corretamente o exemplo supracitado:
R- a) Acolher os usuários e humanizar a atenção.
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) deve:
R- 	b) Atuar em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família, compartilhando e apoiando as práticas em Saúde nos territórios de responsabilidade da ESF.
AULA 6
Frente à magnitude dos transtornos mentais é preconizado que cada NASF tenha pelo menos um profissional de saúde mental. Esta conformação visa a inserir as ações de saúde mental na Atenção Básica. Marque a opção que representa a lógica adotada para o desenvolvimento de ações de saúde mental a partir dos NASF:
R- d) Os NASF devem apoiar as ESF na abordagem e no processo de trabalho referente aos casos de transtornos mentais severos e persistentes, uso abusivo de álcool e outras drogas, pacientes egressos de internações psiquiátricas, pacientes atendidos nos CAPS, tentativas de suicídio, situações de violência intrafamiliar
M. A. S., 36 anos, casado, pai de 1 filho, é usuário de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD). Apesar de seu projeto terapêutico trazer indicação de frequência intensiva, M. não comparece sempre ao serviço, deixando de ir por semanas em alguns momentos. M. é psicótico, apresenta alucinações auditivas, delírios persecutórios e também é alcoolista, fazendo uso de bebidas alcóolicas diariamente há cerca de 2 anos. Entretanto, M. consegue ser relativamente assíduo na ESF de sua área, sendo acompanhado pela equipe de referência. A equipe do NASF se insere nesse circuito terapêutico para dar suporte ao caso de M. Assinale a opção que descreve o melhor manejo desse caso.
R- d) Integrar os três serviços a partir do suporte da equipe do NASF que intermediará os compromissos e as responsabilidades de cada parte junto a M.
AULA 7
Em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família, Roberta, uma usuária do serviço, procura seu Agente Comunitário de Saúde (ACS) comunicando que Felipe, seu filho de 21 anos, tem apresentado mudança em seu comportamento, tornando-se demasiado calado e pouco interagindo com outros componentes da família ou comunidade. Antônio, o ACS, comunica o fato a sua equipe, que solicita um agendamento de consulta para a próxima semana. Quando a consulta acontece, a enfermeira e médica da equipe percebem a necessidade de um suporte especializado em saúde mental, e solicitam um encaminhamento para o ambulatório mais próximo da residência da família. No caso relatado, podemos descrever que:
R- 	d) Houve um encaminhamento da demanda, e não o matriciamento.
A Rede de Saúde psicossocial pode ser entendida como:
R- a) Conjunto de relações entre comunidade, território e serviços de saúde. São dinâmicas e contínuas.
AULA 8
Durante a reunião de equipe, em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF), há uma pauta recorrente relacionada à demanda de saúde mental. Percebe-se então a necessidade de solicitar apoio matricial. A equipe do CAPS II da região prontamente se apresenta para prestar suporte a essa equipe de referência. Caso você fizesse parte dessa equipe de apoio matricial, selecione abaixo sua primeira conduta após a solicitação de suporte.
R- 	d) Conhecer as características do território e dos usuários do serviço, produzindo uma avaliação situacional de saúde.
Dentre as práticas terapêuticas desenvolvidas na Atenção Básica, escolha abaixo a opção que cita e descreve corretamente uma dessas intervenções:
R- c) Intervenções terapêuticas na atenção primária à saúde: acolhimento, abordagem humanizada, escuta ativa e ética nas relações dentre diversas outras.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais