Buscar

Explique como funciona a replicação do DNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Explique como funciona a replicação do DNA 
A replicação do DNA é semiconservativa em que a partir de uma fita molde(mãe) será produzida uma fita complementar (filha) fazendo com que suas fitas paralelas fiquem em 2 sentidos. A Sentido 5´ e 3´ e a 3´ e 5´, Porém, a replicação só ocorre no sentindo de 5´ - 3´ 
O DNA é formado por 4 nucleotídeos diferentes, sendo eles: Adenina, Timina, Guanina e Citosina. 
A enzima Helicase faz a sua ação em pontos de nucleotídeos de tipos: Timina e Adenina, que são denominados de “ origem de replicação” onde são formadas as “bolhas de replicação” A helicase separa as fitas e forma as “forquilhas de replicação” Após todo o processo de separação concluído, a enzima de DNA Primase irá sintetizar pequenos fragmentos de DNA em cada fita, que chama-se de “prime” que funcionam como ponto de partida para a replicação. 
Com isso, a enzima Polimerase III vai se posicionar no sentido 5 – 3´ para iniciar a síntese. A enzima Polimerase III começa a adicionar as bases na fita molde, começando a se construir uma nova fita, chamada complementar. Na outra fita, a tardia, a Polimerase III tem q inserir as bases de trás para frente sintetizando os elementos na ordem certa. 
Logo em seguida a Polimerase I substitui os primes de RNA por DNA e arrumando alguns pares de nucleotídeos. Em seguida o DNA Ligase atua na fita tardia.

Continue navegando