Buscar

APS Seminários Integrativos 8 Semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Francisco Anderson da Silva Alencar RA:21214755
 
 
Atividade Prática Supervisionada (APS) 
Seminários Integrativos 
São Paulo
2021
ATIVIDADE 1
Leia com atenção o artigo do link abaixo e faça uma resenha apontando as competências que mais lhe chamaram a atenção, justificando cada apontamento. 
• O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO NA PERSPECTIVA DE DOCENTES DE DISCIPLINAS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENFERMAGEM 
O artigo discute o aprimoramento das habilidades gerenciais do enfermeiro de forma mais precisa, com clareza e objetividade. Dentre as atribuições do enfermeiro a que mais chama a atenção é o gerenciamento relacionado ao cuidado. Isso requer compreensão e um vasto conhecimento sobre planejamento e coordenação no ato de cuidar, das responsabilidades do enfermeiro na equipe e na assistência de enfermagem, conhecimento científico e técnico e atenção à saúde. Não quer dizer que essa competência seja exclusivamente a mais interessante por nós entregar um sentimento de dever cumprido ao cuidar e zelar pelo próximo, mas também pela necessidade de garantir que os profissionais se coordenem dentro da equipe de forma eficaz e humanitária. A afeição deve ser trabalhada não só com os pacientes da unidade, mas também com os colaboradores, com o intuito de preparar e auxiliar profissionais que trabalhem juntos, de forma competente e com segurança. 
ATIVIDADE 2 
Pesquise um artigo científico que esteja relacionado ao tema do artigo anterior e escreva um parágrafo abordando as questões de competências gerenciais na profissão do enfermeiro e cite o artigo encontrado. 
 • INCLUSÃO DA COMPETÊNCIA INTERPESSOAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO COMO GESTOR
A capacidade de gestão dos enfermeiros consiste em métodos de organização a assistência de enfermagem, garantindo qualidade no anteparo que será prestado de forma prática e eficaz. É de extrema importância que o enfermeiro se mantenha atualizado para garantir que sua equipe ofereça o melhor atendimento. O enfermeiro possui destacadas habilidades de gestão, liderança e tomada de decisão. No dia a dia o enfermeiro se depara com situações que exigem tais habilidades, o que é extremamente necessário para a realização bem-sucedida do plano de cuidados para cada paciente.
A responsabilidade do enfermeiro é manter a organização da assistência prestada pela sua equipa, o que inclui decidir quando uma possível intercorrência surgir. É fundamental que o profissional tenha o conhecimento necessário para o planejamento, tomada de decisão e gerenciamento da equipe.
https://www.scielo.br/j/reben/a/q5BvDzS7XKGdW4kJG76P4hy/?format=pdf&lang=pt#:~:text=A%20inclus%C3%A3o%20da%20compet%C3%AAncia%20interpessoal%20pode%20ser%20um%20ve%C3%ADculo%20transformador,efetiva%20e%20integrada(13).

Outros materiais