Buscar

Aula 8_CAD_SUP_Gerenciamento de depósitos

Prévia do material em texto

Aula 8: Gerenciamento de depósitos (centros de distribuição) 
A nossa aula hoje vai se referir a armazenagem, o que a gente chama também de centro de distribuição na logística atual, e dentro de uma visão tradicional também nós sempre pensamos que um armazém é para guardar estoques e hoje com o pensamento integrado da cadeia de suprimento, o centro de distribuição tem várias funções. Por exemplo: o centro de distribuição dos supermercados é para separar produtos e entregar, nas grandes redes não tem estoques é o que vai chamar de pro, é a separação de produtos para entrega. Até as transportadoras também tem centro de distribuição para separar produtos por destino. Então, se é distribuição, ele se distingue estrategicamente armazenar produtos, a guardar estoques porque isso é uma coisa muito cara.
Essa é a função dos CDs, tanto que eles usam diversas tecnologias, também tem vários softwares de armazenagem para gerenciar um centro de distribuição percorrendo todos os seus processos para isso acontecer rapidamente. Desde o recebimento dos produtos até a expedição, tanto que vocês vêem por aí verdadeiras redes de centro de distribuição para fazer esse processo de entrega do produto até ao cliente, então nós temos o centro de distribuição é de vital importância para uma rede logística.
Ao final desta aula, você será capaz de:
Entender os conceitos de estocagem na Cadeia de Suprimentos.
Entender os princípios operacionais da armazenagem.
Compreender o papel e as estratégias de armazenagem.
Uma questão básica do gerenciamento logístico é como estruturar sistemas de distribuição capazes de atender de forma econômica os mercados geograficamente distantes das fontes de produção, oferecendo níveis de serviço cada vez mais altos em termos de disponibilidade de estoque e tempo de atendimento. Neste contexto, a atenção se volta para as instalações de armazenagem e como elas podem contribuir para atender de forma eficiente as metas estabelecidas de nível de serviço.
Centro de Distribuição
De acordo com a Associação Brasileira de Logística (Aslog), o Centro de Distribuição (CD) é um armazém que tem por objetivo realizar a gestão dos estoques de mercadorias na distribuição física. Em geral, este armazém recebe cargas consolidadas de diversos fornecedores. Estas cargas são então fracionadas com intuito de consolidar os produtos em quantidade e variedade corretas, para depois serem encaminhadas aos pontos-de-venda, ou em alguns casos aos clientes finais.
Atualmente, com o aumento da competitividade, diversas empresas em segmentos bastante diferentes vêm fazendo uso dos CDs. Conforme mencionado, os CDs passaram a ser considerados estratégicos para as empresas. Primeiro, porque através da utilização de CDs, é possível atender mais rápido o cliente, aumentando-se, com isso, o nível de serviço garantindo assim a fidelidade do mesmo. Segundo, porque empresas que desejam ter cobertura nacional num país como o Brasil precisam de pontos de apoio em locais estrategicamente posicionados para assegurar a entrega dos produtos.
Outro fato importante com relação aos CDs é que nos últimos anos, com a consolidação dos operadores logísticos no cenário nacional, os CDs saíram do papel secundário que tinham até então e passaram a fazer parte da estratégia logística das empresas nacionais (Almeida, 2004), visto os inúmeros benefícios de se ter CDs compartilhados.
Segundo Lima (2002), os armazéns de produtos acabados, antes gerenciados pelas próprias indústrias, deram lugar aos CDs, visto que os CDs têm como principal desafio atender corretamente a crescente demanda de pedidos. Esta demanda vem aumentando por dois motivos: primeiro, devido à maior variedade de produtos e, segundo, pela necessidade de melhor atendimento ao cliente.
As principais atividades em um CD, segundo a Aslog, englobam: recebimento, movimentação, armazenagem, seleção de pedidos, expedição e, em alguns casos, agregação de valor intrínseco (FÍSICO), como a colocação de embalagens e de rótulos e a preparação de
kits comerciais (COMPRE DOIS, LEVE TRES, POR EXEMPLO).
O recebimento dos produtos significa o início das atividades do CD. O recebimento inclui todas as atividades envolvidas no fato de aceitar os materiais. Durante o recebimento devem ser conferidas as quantidades e a qualidade dos produtos entregues pelos fornecedores e a nota fiscal, entre outros itens. Qualquer diferença entre o solicitado e o entregue deve ser sinalizada neste momento, antes de os produtos entrarem propriamente no CD. Avarias nas embalagens também devem ser detectadas e relatadas durante a operação de recebimento. (Moura, 1997).
Um processo de recebimento de produtos inicia-se quando um veículo entra no CD, aproxima-se e estaciona na doca. Após estacionar o veículo, retiram-se os produtos para iniciar a contagem e conferência física do material. Em alguns CDs, poderá haver equipamentos para nivelar o caminhão com a plataforma, com isso evitam-se eventuais acidentes durante a movimentação de mercadorias. (Moura, 1997).
TECNOLOGIA: MOVIMENTAÇÃO:
PROCESSO:
*SLIP SHEET = FOLHAS SEPARADORAS
Segundo Ballou (1993), a embalagem contribui para uma melhor movimentação, desde que exista uma padronização e que ela seja suficientemente forte para agüentar mais de uma movimentação.
Como citado anteriormente, uma das formas de padronizar a embalagem é a paletização, já que possibilita movimentar maiores quantidades de produtos. Entretanto, deve-se observar a correta distribuição do peso e o correto posicionamento do centro de gravidade, para evitar possíveis acidentes com a empilhadeira em virtude do transporte, principalmente quanto à movimentação.
Outra maneira de se padronizar e de se usar as embalagens é através da utilização de contêineres, que são equipamentos nos quais são colocadas as embalagens secundárias ou produtos soltos durante a armazenagem e o transporte. Suas principais vantagens são: aumento geral da eficiência de movimentação de materiais, redução de avarias durante o transporte, redução de furtos e maior proteção contra fatores ambientais. Porém, como principal desvantagem existe a necessidade de equipamentos específicos de movimentação, pois sem estes fica impossível movimentar um contêiner. (Bowersox & Closs 2001)
Antes de passar para a próxima etapa, realize os exercícios de autocorreção desta aula. Lembre-se de que sua freqüência está associada à realização desses exercícios.
Resposta: As cadeias de lojas de produtos de alto consumo têm como objetivo oferecer fácil acesso aos clientes como parte da estratégia competitiva, com preços atrativos. Devem ter um custo baixo de distribuição.  Assim, as cadeias de lojas possuem muitas lojas que cobrem uma região, como os supermercados. Também, são produtos de alto giro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes