Buscar

LISTA DE EPis UAN 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NATHÁLIA PORTO START CONSULTORIA
LISTA DE EQUIPAMENTOS INDIVIDUAL DE SEGURANÇA
Luvas de segurança
As luvas são essenciais dentro da cozinha, isso porque elas não só protegem as mãos dos funcionários como também evitam a contaminação dos alimentos.
Existem diversos tipos de luvas que podem (e devem) ser usadas dentro de uma cozinha industrial, afinal, cada situação exige uma luva específica. 
Luvas térmicas
Modelo ideal para proteger as mãos durante o trabalho com temperaturas extremas, como o manuseio do forno, panelas e assadeiras quentes. Elas também servem para o outro extremo: ao lidar com alimentos congelados os funcionários também deverão usar essas luvas.
Luva de malha de aço
O aço trançado protege as mãos das lâminas, facas e quaisquer outros objetos cortantes, evitando possíveis ferimentos.
Luvas de vinil
Deve-se usar esse modelo de luva durante o contato direto com os alimentos, seja durante a seleção ou durante o seu preparo. Essas luvas são descartáveis justamente para evitar a contaminação.
Luvas de látex
Protegem as mãos e parte do antebraço. Essas luvas são perfeitas para atuar na limpeza da cozinha, pois elas resguardam a pele contra produtos de limpeza corrosivos ou que possam causar alergias.
Calçados de segurança
Não se esqueça que os pés merecem todos os cuidados e proteção que as mãos recebem. Os calçados são EPIS que, além de proteger os pés dos trabalhadores, são capazes de prevenir escorregões e quedas.
O modelo mais utilizado é feito de EVA na cor branca com o solado antiderrapante. Geralmente, os sapatos de segurança, devido à sua anatomia, também melhoram a postura dos funcionários, que trabalham em pé durante horas seguidas. (fechado, impermeável, antiderrapante)
Toucas higiênicas
Uma das situações mais desconfortáveis que podem ocorrer em um restaurante é encontrar cabelo na comida. Por isso, o uso de toucas é fundamental para garantir a higiene dos alimentos.
Certifique-se de que o modelo escolhido cobre toda a cabeça. Os funcionários também precisam se atentar para colocar todo o cabelo dentro da touca. Existem diversos modelos de toucas descartáveis, porém o mais usado é a touca de TNT sanfonada.
Aventais de EPI
O tronco é outra região do corpo que fica muito exposta a perigos dentro da cozinha, principalmente durante a cocção dos alimentos. O modelo mais utilizado dentro das cozinhas industriais é o avental térmico.
Óculos de proteção:
os óculos de segurança têm um papel fundamental em diversas atividades profissionais, já que auxiliam a prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Vale lembrar que, ao não utilizar esse equipamento, o trabalhador corre o risco de perder total ou parcialmente a sua visão, caso algo aconteça.
Mangotes térmicos:
Proteção do braço e antebraço do usuário contra agentes térmicos (calor e chamas). Mangote de segurança confeccionado em tecido de algodão com tratamento impermeabilizante em silicone. Mangote impermeabilizado para proteção do braço e antebraço, possui também proteção para o dorso da mão.
Botas de PVC:
É   um EPI geralmente utilizado em ambientes de trabalho que oferecem um risco leve ao trabalhador. Também é importante em ambientes em que há a possibilidade do contato com a água, pois esse calçado é feito para manter os pés secos, livres do contato com a água. Essa proteção é importante, porque trabalhar o dia inteiro com o pé molhado pode ser bastante desconfortável e prejudicial para a saúde dos pés e do corpo. Conhecido como bota de borracha, possui o cano longo para uma proteção mais extensa da perna.

Outros materiais