Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
APOLS - PERICIA E ARBITRAGEM CONTABIL

Pré-visualização | Página 1 de 2

PERÍCIA E ARBITRAGEM CONTÁBIL
APOL I
Questão 1/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
O laudo pericial, cuja responsabilidade exclusiva é do perito contador, é datado, rubricado e assinado por ele, que fará constar a categoria profissional de contador e o número de registro em Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Sobre a estrutura do laudo pericial, assinale a alternativa correta:
B	(1) Considerações Preliminares, (2) Metodologia e Critérios de Cálculos, (3) Respostas aos Quesitos, (4) Resumo e Considerações Finais, (5) Encerramento
Questão 2/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
A perícia contábil é um tipo de prova pericial utilizada por pessoas do meio jurídico para esclarecer fatos ou questões contábeis controversas. Portanto, ela age como uma prova judicial.
As três formas de subdivisão da perícia contábil são:
E	Judiciais, administrativas e especiais
Questão 3/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
As provas produzidas com a interveniência de um profissional perito são conhecidas como provas periciais, de acordo com o Código de Processo Civil (CPC).
Sobre os tipos de provas periciais, assinale a alternativa que corresponde aos quatro tipos existentes:
D	Exame; vistoria; arbitramento; avaliação
Questão 4/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
Dentre os conceitos utilizados sobre seguros, alguns deles dizem respeito aos riscos das seguradoras, mais especificamente, sobre as responsabilidades das mesmas.
Analise o conceito a seguir:
“O seu objetivo é fixar a forma pela qual se devem conduzir os trabalhos e o relacionamento profissional do perito contador”.
Assinale a alternativa que apresenta o item conceituado anteriormente:
C	Responsabilidade ética
Questão 5/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
Deve o profissional notificar imediatamente o juiz, ou a parte interessada poderá denunciar o impedimento ou suspeição, conforme art. 138, inciso III, do CPC. Essa denúncia deverá ser feita por petição devidamente fundamentada.
Sobre as principais causas de impedimento, assinale a única alternativa falsa:
C	Não ter qualquer relação com o processo.
Questão 6/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
Na perícia, devem ser utilizadas metodologias e arcabouços tecnológicos para a etapa das diligências, para a elaboração do laudo pericial e para o parecer técnico, o que propiciará a entrega de uma prova pericial válida, legítima e relevante.
Sobre o parecer técnico, assinale a única alternativa falsa:
C	Não pode conter anexos.
Questão 7/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
O instrumento elaborado pelo perito que concebe, que erige a prova pericial, é o laudo pericial. É ele que esclarecerá o fato controverso, investigado pelo perito, de interesse do magistrado.
Sobre o laudo pericial, analise as assertivas a seguir classificando-as como verdadeiras ou falsas:
I. O laudo pericial deve conter a observação, o julgamento e a conclusão sobre os fatos patrimoniais.
II. O laudo tem como base os conhecimentos do profissional perito sobre o fato patrimonial.
III. O laudo pericial contábil elucida questões tais como matérias tributárias, fiscais, previdenciárias e trabalhistas.
IV. Um dos aspectos primordiais para a qualidade de um bom laudo é a concisão.
V. O prazo para a entrega do laudo pericial geralmente é fixado pelo perito.
Assinale a alternativa correta:
E	V – V – V – V – F
Questão 8/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
A legislação brasileira prevê as provas legítimas desde a Constituição Federal que garante os direitos fundamentais da cidadania.
Sabendo-se que a constituição não admite no processo as provas obtidas por meios ilícitos, assinale a alternativa que não institui um meio de prova:
A	Negação
Questão 9/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
As provas produzidas com a interveniência de um profissional perito são conhecidas como provas periciais, de acordo com o Código de Processo Civil (CPC).
Sobre os tipos de provas periciais, analise o conceito a seguir:
“Diz respeito ao desenvolvimento de um trabalho in loco para constatar o estado ou a situação de um determinado objeto”.
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de prova supracitado:
C	Vistoria
Questão 10/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
O perito deve ter algumas características específicas e manter o compromisso com a justiça para cumprir sua função profissional como perito contábil.
Sobre o compromisso com a justiça da profissão de perito judicial, analise as assertivas a seguir classificando-as como verdadeiras ou falsas:
I. A justiça, exercida pela figura do perito judicial, dita quais são os direitos e as obrigações que cabe a cada uma das partes.
II. É papel da justiça fornecer o que é de direito das partes.
III. O magistrado utilizará o trabalho pericial como auxílio na sentença a ser emitida para as partes constantes do processo.
Assinale a alternativa correta:
D	Estão corretas somente as assertivas II e III
APOL II
Questão 1/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
No âmbito da perícia, os advogados poderão elaborar quesitos suplementares no intuito de produzir prova contábil favorável.
Nesse sentido, considerando as fontes do direito contábil, ou seja, sobre os aspectos nos quais a contabilidade funda sua disciplina, analise o conceito a seguir:
“São verdades absolutas; na área contábil, são as premissas imediatamente evidenciadas ou admitidas como universalmente verdadeiras, sem questionamentos”.
Assinale a alternativa que corresponde ao item conceituado anteriormente:
D	Axiomas
Questão 2/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
Existem diferentes tipos de perícia contábil na esfera judicial e extrajudicial. A esfera judicial é dividida por varas e estas são a jurisdição da justiça, ou seja, o local no qual o juiz exerce seu poder jurisdicional. Já a esfera extrajudicial pode ser resolvida entre as partes ou com a presença de um órgão arbitral.
Um perito foi designado para auxiliar em uma discussão extrajudicial. Duas entidades empresariais estão em uma combinação de negócios na qual elas se unem para formar uma nova sociedade, e precisam entrar em um acordo com relação ao valor patrimonial de ambas as empresas. 
Com base no caso supracitado, assinale a resposta que indica o tipo de perícia contábil:
C	Fusão.
Questão 3/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
A segunda perícia é uma repetição da perícia inicial, situação que pode acontecer graças à anulação da primeira ou, independentemente disso, tanto por requerimento de uma das artes quanto por iniciativa do magistrado.
Sobre a segunda perícia, assinale a alternativa falsa:
A	A segunda perícia invalida a primeira.
Questão 4/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
Existem diferentes tipos de perícia contábil na esfera judicial. A esfera judicial é dividida por varas e estas são a jurisdição da justiça, ou seja, o local no qual o juiz exerce seu poder jurisdicional.
Um perito foi nomeado pelo magistrado para auxilio técnico-científico em matéria patrimonial. O fato controverso em questão refere-se à solicitação de um dos sócios para exclusão do outro sócio da sociedade empresarial. A parte autora do processo alega que um dos sócios agiu de má fé em relação a uma negociação comercial e que, portanto, não pretende continuar com a sociedade empresarial, uma vez que não há mais confiança entre os sócios.
Com base no caso supracitado, assinale a resposta que indica o tipo de vara da esfera judicial no qual o caso deve ser julgado:
C	Vara cível estadual.
Questão 5/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
O perito é o profissional que apresenta reconhecido saber técnico e científico, aprimoramento e especialização em sua área de formação.
Sobre os requisitos do perito, assinale a alternativa que corresponde ao conceito de “Vivência Profissional”:
D	É o requisito que se relaciona à aquisição de competências e habilidades resultantes da frequente utilização de seu saber técnico em aplicações práticas em sua área de atuação.
Questão 6/10 - Perícia e Arbitragem Contábil
Na decorrência da segunda perícia, pode ser que esta seja em decorrência da anulação da primeira perícia.
Sobre esse contexto, assinale a única alternativa que
Página12