A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
37 pág.
TCC versão final

Pré-visualização | Página 1 de 6

9
CURSO LETRAS – INGLÊS
 MEIRIELE DE JESUS LEMES – 1635268
BILINGUISMO – IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA A VIDA
TRABALHO MONOGRÁFICO de Pesquisa apresentado a UNIP Interativa - Polo Trindade – GO - Curso de Letras (Português/Inglês), como requisito para elaboração de Trabalho de Curso.
			
 TRINDADE – GO
 2019
MEIRIELE DE JESUS LEMES
BILINGUISMO – IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA A VIDA
ORIENTAÇÃO: Prof. Adilson Oliveira
TRABALHO MONOGRÁFICO – CURSO DE GRADUÇÃO – LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA, APRESENTADO À COMISSÃO JULGADORA DA UNIP – INTERATIVA, POLO TRINDADE – GO, SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR ADILSON OLIVEIRA.
				
TRINDADE – GO
2019
MEIRIELE DE JESUS LEMES
	BILINGUISMO – IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA A VIDA
BANCA EXAMINADORA
				TRINDADE – GO
					2019
			
DEDICATÓRIA
Dedico a presente monografia a meu pai, que durante a minha trajetória nunca me deixou desistir, sempre me apoio e me impulsionou, ele foi meu herói. Dedico a minha mãe que me ajudou durante vários trabalhos e ela foi meu exemplo, professora graduada e pós-graduada em letras. Dedico também aos meus professores que passaram seu conhecimento para que eu possa seguir o caminho da educação de língua portuguesa e inglesa.
AGRADECIMENTOS 
	Agradeço meus pais por todo esforço e incentivo para que eu continuasse no caminho do meu sonho e por tornarem meu sonho realidade.
Agradeço também meus amigos que me auxiliaram no processo do TCC.
E mais importante, agradeço a Deus por ele ter me colocado no caminho certo, e nunca ter me deixado desistir.
A todos, o meu muito obrigada!
				EPIGRAFÉ 
Nunca Desistir
 “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”
José de Alencar
RESUMO
“BILINGUISMO – IMPORTÂNCIA DA SEGUNDA LÍNGUA PARA A VIDA” é um trabalho informativo que visa abordar a importância da aprendizagem de uma segunda língua para o desenvolvimento do individuo no mundo globalizado. O trabalho visa mostrar a importância do ensino de uma segunda língua nas escolas e também a importância de cursos exclusivos do ensino da língua.
A metodologia é explicativa. Visando informar e explicar a importância do bilinguismo para a vida profissional, cultural e econômica. 
Buscamos informações e comparações entre indivíduos com fluência em duas ou mais línguas, para enfatizar a importância. A aprendizagem de uma segunda língua não limita indivíduos, sendo assim, sejam crianças, jovens ou adultos, o indivíduo poderá dominar uma segunda língua. 
Palavras-chave: Globalizado, bilinguismo, profissional, cultural, econômica.
Abstract
“BILINGUISM - IMPORTANCE OF SECOND LANGUAGE FOR LIFE” is an informative work aimed at addressing the importance of learning a second language for the development of the individual in the globalized world. The work aims to show the importance of teaching a second language in schools and also the importance of exclusive language teaching courses.
The methodology is explanatory. Aiming to inform and explain the importance of bilingualism for professional, cultural and economic life.
We sought information and comparisons between individuals fluent in two or more languages ​​to emphasize the importance. Learning a second language does not limit individuals, so whatever the age, the individual can master a second language.
Key-words: Globalized, Bilingualism, Professional, Cultural, Economic
	
			
Sumário
2.	INTRODUÇÃO	9
3.	O QUE É SER BILÍNGUE?	11
4.	A LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL	12
4.1	Teorias de aquisição da linguagem	13
4.2	A construção do conhecimento através de estádios na obra de Jean Piaget......................................................................................................................15
4.3	Resumo esquemático do processo de desenvolvimento intelectual	18
5.	A IMPORTÂNCIA DE SER BILÍNGUE NO MERCADO DE TRABALHO	20
6.	BILINGUISMO NA COMUNIDADE SURDA	22
6.1	A importância de um profissional em libras (INTÉRPRETE)	23
6.2	O que o profissional em libras faz	24
7.	CONSIDERAÇÕES FINAIS	26
8.	REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS	28
9.	ANEXOS	30
10.	APÊNDICES	33
Apêndice A	33
	
INTRODUÇÃO
As formas de comunicação entre os indivíduos são variadas e dependem da atualização que o homem faz delas. A comunicação entre dois indivíduos é um fenômeno humano e é através da utilização da linguagem que pode ser considerado um ato fundador da vida em sociedade, ou seja, foi o desenvolvimento de formas de comunicação desde seus aspectos mais primitivos, como no caso das pinturas rupestres, até o desenvolvimento de uma língua comum a determinado território que tornaram possível a vida em sociedade.
Língua é o sistema de comunicação e expressão verbal de um povo, nação, país, etc., ela permite que os indivíduos possam expressar pensamentos, desejos e emoções. A língua representa a identidade de um povo e estabelece fronteiras na comunicação entre povos.
Todo ser humano possui capacidade inata para aquisição da linguagem. Estimulados pelos processos de socialização a principio no ambiente familiar e posteriormente ao longo da escolarização e da vida em sociedade o indivíduo desenvolve e é formado em sua língua materna.
Atualmente a capacidade de se comunicar em uma segunda língua, que não seja a materna, torna-se primordial para uma atuação significativa em sociedade. 
Com o desenvolvimento das redes de comunicação e o fortalecimento dos processos de globalização da economia, serviços e pessoas ao redor do mundo, a relação entre os povos esta cada vez mais próxima e vivida de forma cada vez mais intensa. Logo, essa intensificação do contato entre os povos resulta em uma necessidade crescente de um segundo domínio linguístico.
Atualmente, a importância da aprendizagem de uma segunda língua representa não apenas a possibilidade de obter fluência em outro idioma, mas favorece em ampla escala a aquisição de competências interculturais, alterando percepções sobre formas de vida e as maneiras de relacionar e /ou estabelecer vínculos com pessoas de nacionalidades distintas e visões de mundo diversas, e também, amplia as possibilidades de campo de trabalho.
Do ponto de vista cognitivo, aprender uma segunda língua pode fortalecer a capacidade cognitiva do indivíduo ao longo da vida. Pesquisas ao redor do mundo mostram que aqueles que falam mais de uma língua podem apresentar habilidades cognitivas acima da média. Também as habilidades de escuta e atenção requeridas no processo de aquisição contribuem inclusive para o aprendizado da língua materna, principalmente no caso de crianças e jovens em idade escolar. 
O bilinguismo além de contribuições culturais e cognitivas pode ser considerado um fenômeno que abrange várias esferas da vida em sociedade: cultura, política, economia e ciência. 
Assim, a capacidade de dominar uma ou mais línguas estrangeiras não constitui um objetivo estanque, mas representa a possibilidade de desenvolvimento de vasto repertório linguístico e cultural. 
Ao aprender outras línguas o falante constrói a autonomia necessária para estabelecer a relação entre as línguas de acordo com as situações em que são requeridas.
O bilinguismo pode ser aplicado em indivíduos de qualquer idade, para que assim ele possa conhecer culturas distintas. 
Crianças e jovens em fase escolar possuem ferramentas para aprender o básico de uma segunda língua. As escolas possuem um ensino de línguas estrangeiras, focando na língua INGLESA e ESPANHOLA. Mas para que os mesmo possam ter fluência necessita-se de um curso mais intensivo, para que possam conhecer cultura, economia e desenvolvimento das mesmas.
O ensino de uma segunda língua nas escolas favorece aos educandos uma possibilidade de maior destaque em um futuro profissional. 
No mercado de

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.