Buscar

Sistema Circulatório 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistema Circulatório
É formado pelo coração, pelos vasos sanguíneos e vasos linfáticos.
Camadas dos vasos do sist circ: -túnica íntima:camada única de céls epiteliais extremamente achatada, o endotélio (os capilares são formados apenas por essa camada e por uma memb basal); -túnica média:camada intermediária q consiste basicamente de musc liso (é a camada mais variável); -túnica externa: camada externa de tec conj.
Funções: -via de condução do sangue –função endócrina, anti-coagulante, imunológica –manutenção da pressão arterial –reservatório sanguíneo
Artérias
Conduzem o sangue e sai do coração e distribuem-no p/ o corpo
- Artérias Condutoras (as grandes artérias elásticas): possuem mtas camadas elásticas. Inicialmente recebem o débito cardíaco. Sua elasticidade permite q se expandam qdo o coração contrai, minimizando a mudança de pressão, e retornem ao tamanho normal entre as contrações cardíacas, empurrando o sangue p/ as artérias médias. Isso mantém a pressão arterial no sistema arterial entre as contrações cardíacas. Ex: aorta, artérias q se originam da aorta (tronco braquiocefálico, a subclávia e a carótida), e tronco e artérias pulmonares.
-Artérias Distribuidoras (artérias musculares médias): têm paredes constituídas principalmente por fibras musculares lisas dispostas de forma circular. Sua capacidade de reduzir seu diâmetro controla o fluxo sanguíneo p/ diferentes partes do corpo (ex: atividade, termorregulação). As paredes musculares contraem suas luzesde forma temporária e ritmica (contração pulsátil) em sequência progressiva, propelindo e distribuindo o sangue.
-Pequenas artérias e arteríolas: possuem luzes relativamente estreitas e paredes musculares espessas. O grau de enchimento dos leitos capilares e o nível da pressão arterial no sistema vascular são controlados principalmente pelo tônus do musc liso das paredes arteriolares
As artérias q não se anastomosam com artérias adjacentessão artérias anatômicas oi terminais verdadeiras. A oclusão de uma artéria terminal interrompe o suprimento sanguíneo p/ a estrutura ou órgão q supre.
Veias
Devido à menor pressão sanguínea no sistema venoso, as paredes (túnica média) das veias são mais finas q a das artérias acompanhantes. Normalmente as veias não pulsam nem ejetam sangue qdo seccionadas.
-Vênulas: menores veias; drenam os leitos capilares.
-Veias médias: drenam plexos venosos e acompanham as artérias médias. Nos membros e em alguns lugares onde a força da gravidade se opõe ao fluxo, elas possuam válvulas. Ex: veias cefálica, basílica, safenas magna.
-Grandes veias: são caracterizadas por largos feixes de músculo liso longitudinal e uma túnica adventícia bem desenvolvida. Ex: veias cavas sup e inf.
As veias são mais abundantes q as artérias. Embora suas paredes sejam mais finas , seus diâmetros geralmente são maiores q o das artérias correspondentes. As paredes finas permitem q elas tenham uma grande capacidade de expansão, e se expandem qdo o retorno do sangue é impedido por compressão ou pressões internas. Devido ao maior diâmetro e a capacidade de expansão das veias apenas 20% do sangue ocupam as artérias, enqto q 80% se encontram nas veias. 
Veias acompanhantes: acompanham as artérias profundas as circundam em uma rede com ramificações irregulares. Esta disposição serve como trocador de calor em contracorrente, com o sangue arterial morno aquecendo o sangue venoso mais frio em seu retorno de uma extremidade fria p/ o coração.
As veias acompanhantes ocupam uma bainha vascular fascial relativamente rígida com a artéria q acompanham. Consequentemente, são distendidase achatadas qdo a artéria se expande durante a contração do coração, o q ajuda aconduzir o sangue venoso p/ o coração – bomba arteriovenosa.
As veias sistêmicas são mais variáveis q as artérias e as anastomoses venosas são mais freqüentes.
A expansão externa dos ventres dos músculos esqueléticos q se contraem nos membros, limitada pela fáscia muscular, comprime as veias, “ordenhando” o sangue p/ cima em direção ao coração – bomba venosa.
Capilares Sanguíneos
Capilares são tubos endoteliais simples q unem os lados arterial e venoso da circulação e permitem a troca de materiais com o liquido extracel ou intersticial. À medida q a pressão hidrostática nas arteríolas força a entrada e a passagem do sangue do leito capilar, tbm força a saída de líquido contendo oxigênio, nutrientes e outros materiais do sangue p/ os espaçoes extracel. A jusante, na extremidade venosa do leito, a maior parte do líquido extracel é reabsorvida pelo sangue em virtude da pressão osmótica devido às maiores concentrações de proteínas no capilar (Hipótese de Starlig).
Anastomoses arteríolo-venulares (shunts V) são conexões diretas entre as pequenas arteríolas e vênulas q permitem q o sangue passe diretamente do lado arterial p/ o lado venoso sem passar pelos capilares. Os shunts AV têm importante papel na conservação do calor nas extremidades do corpo.
Conceitos Chaves
Artérias musculares e arteríolas são vasos de resistência.
Veias são vasos de capacitância.
Regionalização de fluxo sanguíneo: - hierarquia de prioridade p/ o fluxo sanguíneo ; -auto-regulação do fluxo pelos tecidos: liberação de moléculas vasoativas ex: CO2 e NO.

Outros materiais