Buscar

FICHAMENTO TEORIAS ENFERMAGEM I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Roberto de Castro Eduardo Dias da Silva
DRE: 120183146
Fichamento sobre Cuidados de Enfermagem
A Enfermagem, desde o seu inicio teve o foco no ser humano, onde as suas necessidades biológicas, psicológicas, sociais e até mesmo a espiritual é função do enfermeiro para com o paciente, buscando assim o cuidado e a promoção de saúde refletindo na prevenção de doenças. No entanto, a Enfermagem possui uma escassa explicação de suas competências para que quem venha exercer compreenda o seu dever, o modo de cuidar, às vezes se sentindo incapaz de realizar um procedimento por conta da baixa informação sobre os cuidados. Diante disso, compreendendo-se o cuidado de enfermagem, ele pode vir a ser vivenciado, tornando o seu aprendizado muito mais fácil. 
O cuidado de Enfermagem vai muito além de um conhecimento pratico/ teórico ou até mesmo de uma especialização. O cuidado é a interação que o enfermeiro possui com o paciente, como por exemplo, a demonstração de carinho, responsabilidade, entre outras demonstrações de afeto que fazem com que o paciente se sinta acolhido e percebendo que esta em boas mãos e que tudo vai ocorrer bem. Essa interação para com o cliente pode possuir um sentimento de crescimento, pois no cuidar, a relação de proximidade e compaixão com o próximo é muito grande, isso proporciona um crescimento transversal, onde o cuidador e o cuidado sem fortalecem através desse cuidado. 
Além disso, nos relacionamentos afetuosos, há atenção, paciência, discernimento e consciência aguçada. Portanto, o enfermeiro deve coletar informações a partir dessa escuta em tempo hábil para subsidiar a identificação das necessidades do paciente, a fim de planejar e desenvolver cuidados que atendam a essas necessidades. Diante disso, é necessário que o paciente seja ouvido de modo que o enfermeiro se atente a todo o conteúdo exposto pelo cliente, pois qualquer informação que ele possa falar pode ser importante para o seu cuidado, além da comunicação verbal, a sua expressão também deve ser levada em conta, pois muitas das vezes o paciente pode ter um trauma e não consiga se expressar completamente e observando esses sinais corporais facilita o cuidado do enfermeiro para com o mesmo.
Por fim, é possível notar que o cuidado vai muito além de um conhecimento cientifico, ele vem de dentro pra fora, é a forma que você trata o próximo, cuida, da atenção, ouve, tudo isso é cuidado de enfermagem, possuindo esses princípios, o trabalho do enfermeiro se torna cada vez mais produtivo, mais resultados de diagnósticos positivos existirão, uma vez que esse afeto que o enfermeiro possui com o paciente, ajuda a ele se sentir mais confortável e esse conforto leva a uma melhora no seu quadro.

Continue navegando