Buscar

Avaliação Psicológica I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�PAGE �
Material da Professora Rosana
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA· AULA 01
Avaliar é atribuir valor de modo que possamos conhecer em termos relativos ou absolutos o quanto existe de alguma coisa em um dado momento ou diante de alguma situação específica.
Quando avaliamos obtemos parâmetros que nos permitem explorar o que está a nossa volta, conhecer, comparar, antecipar ou prever acontecimentos, deste modo podemos, através de intervenções conscientes, evitar situações indesejáveis e, por outro lado podemos planejar e promover acontecimentos do nosso interesse e que venham a satisfazer nossas necessidades. 
Por exemplo, se constatamos que uma planta para florescer e frutificar precisa de MAIS água ou de MENOS luminosidade do que uma outra, buscamos favorecer essas condições através da rega adequada da primeira e da remoção da segunda para uma área com MENOR intensidade luminosa.
Mas estamos falando de avaliação psicológica, e o exemplo acima pode nos servir como uma analogia.
A Psicologia busca explorar e compreender todos os processos e fenômenos associados à mente humana, os quais se traduzem em escolhas, comportamentos, opiniões, crenças, objetivos, valores, juízos, etc.
Não temos acesso direto a esses processos e fenômenos, mas podemos observá-los, qualificá-los (classificações) e quantificá-los à medida que se repetem sob condições similares.
Todos os processos e funções mentais, como a percepção, a cognição, a afetividade e as emoções, as habilidades de expressão e relacionamento, as aptidões específicas, etc., são do interesse da psicologia em particular e da humanidade em temos gerais.
A avaliação psicológica pode ser empregada para diferentes objetivos e finalidades, mas os três campos em que é normalmente solicitada são: o clínico, o organizacional e o escolar.
Na Psicologia a avaliação pode ser empregada na área educacional, para verificar aptidões e desempenho, prontidão e maturidade para ingressar em uma dada série, assim como dificuldades de aprendizagem, problemas de ordem emocional que possam estar impedindo o desenvolvimento acadêmico, etc. 
Nas empresas a avaliação é empregada para melhor investigar competências e habilidades que melhor se adequam a uma atividade profissional, reduzindo a probabilidade de contratar funcionários que não se adaptem às necessidades específicas da organização. Assim, a avaliação psicológica aliada a outras informações – como análise de curriculum - é empregada desde o processo de recrutamento e seleção, promoções, indicação para atividades específicas, e até mesmo afastamento e demissão.
Na área clínica a avaliação psicológica pode fornecer informações para um psicodiagnóstico, como também pode gerar dados para a identificação do grau adaptativo do sujeito ao seu momento de vida e às circunstâncias que está atravessando. Também pode servir para a verificação do funcionamento cognitivo-afetivo em termos gerais, ou pesquisar uma área cognitiva, como a atenção ou a concentração, ou o desenvolvimento afetivo, como a tolerância à frustração e os comportamentos normalmente emitidos quando o sujeito é impedido de satisfazer uma necessidade.
Portanto, a avaliação psicológica busca empregar técnicas e instrumentos, como todas as demais ciências, para verificar, explorar, conhecer, comparar e modificar, se preciso for, esses processos e funções mentais.
Essas três técnicas são:
Observação.
Inquirição.
Testagem.
Cada uma dessas técnicas emprega instrumentos e métodos específicos que serão discutidos e exemplificados ao longo do curso. Da mesma maneira, cada qual tem seu lugar nos processos de investigação e avaliação, sendo todas as três igualmente importantes e imprescindíveis, se pensarmos em psicologia preventiva, de intervenção, ou de acompanhamento nos suas várias aplicações: clínica, educacional, hospitalar, social, organizacional, institucional, forense, etc.
Mas para que fazemos isso?
Ora, assim como um médico clínico de rotina, verifica a temperatura, a pressão, a capacidade respiratória, os batimentos cardíacos e nos faz perguntas sobre nosso sono, alimentação, mede nosso peso e altura para checar se o nosso desenvolvimento e funcionamento orgânico estão compatíveis com as atividades que exercemos e com a faixa a nossa faixa etária, assim faz o psicólogo.
Assim podemos identificar pontos fortes e fracos do funcionamento humano, podemos gerar sugestões para o aprimoramento de habilidades e competências, indicar intervenções terapêuticas, auxiliar em processos de seleção, desenvolvimento vocacional, etc., como já foi comentado.
O que de fato a avaliação psicológica mede?
Podemos investigar competências, habilidades, aptidões, interesses, nível de ansiedade, e o funcionamento da personalidade.
Normalmente, a espécie humana tende a adquirir certos comportamentos em um dado momento do seu desenvolvimento cronológico, e esperamos certas reações diante de certas circunstâncias. Mas também sabemos que as pessoas podem variar não só no tipo de reação como em sua intensidade, tanto quanto variam na manifestação de suas competências e habilidades.
No caso de estarmos investigando o funcionamento geral de um indivíduo, estaremos atentos à verificação de suas funções do ego. Pois é através da estrutura e do funcionamento egóico que estabelecemos contato com os estímulos externos e também internos, como a identificação de uma necessidade pessoal, seja ela biológica – como a fome, o sono, etc. – ou introjetada pela família, pelo momento histórico, pela cultura ou sociedade – como ser o melhor dar turma, noivar e casar em uma determinada instituição religiosa, etc.
Essas funções do ego costumam se desenvolver de modo que nos seja permitido adquirir recursos adaptativos para darmos conta dessas diferentes necessidades. 
Elas podem ser divididas em primárias, como a permeabilidade, seletividade, flexibilidade, plasticidade; funções defensivas, que nos habilitam a diminuírem a intensidade de certos estímulos que são percebidos como ameaçadores por colocarem em risco nossa estabilidade psicológica; e há também as funções integradoras, que nos dão noção de quem somos, reúnem informações em um todo que nos pareça coerente e organizada, mesmo que perdurem dificuldades adaptativas e comportamentos pouco funcionais.
Questionário
1- Explique brevemente o que é avaliação psicológica e por que ela é tão importante para a psicologia?
2- O que a psicologia mede?
3- Quais são os nossos instrumentos?

Outros materiais