Buscar

Crescimento e Desenvolvimento do Lactente

Prévia do material em texto

Desenvolvimento do Lactente
O desenvolvimento tem por definição a capacidade de realizar funções cada vez mais complexas. É um processo de construção que resulta da interação entre a influência biológica da própria espécie e do próprio indivíduo, a sua história e o seu contexto sociocultural. Dessa forma, o desenvolvimento humano emerge a partir da interação com os fatores ambientais, portanto, é fundamental que ocorra uma ampla e adequada variação de estímulos e experiências, para favorecer todo o seu potencial.
É subdividido em 4 partes:
· Motor grosseiro
Quanto às aquisições motoras, reconhece-se no recém-nascido um padrão motor muito imaturo, com a presença do reflexo tônico cervical assimétrico, que lhe confere uma postura assimétrica, com predomínio do tônus flexor nos membros e intensa hipotonia na musculatura paravertebral. Seus movimentos são, geralmente, reflexos, controlados por partes primitivas do cérebro. Assim, reflexos como sucção, preensão palmar, plantar e da marcha passarão em poucos meses a ser atividades voluntárias. Outros, como o de Moro e o tônico cervical assimétrico, desaparecerão em breve, sendo que, dentro do padrão de desenvolvimento normal, não devem persistir no 2º semestre de vida.
O amadurecimento se faz na direção craniocaudal e proximodistal, sendo o quadril e os membros inferiores os últimos a adquiri-lo. Durante os primeiros meses, há uma diminuição progressiva do tônus flexor e substituição pelo padrão extensor. A partir do 2º semestre, não ocorre mais predomínio de padrão flexor ou extensor, e assim, a criança, por meio de alternância entre os tônus, consegue, primeiramente, rolar e, posteriormente, já tendo dissociado os movimentos entre as cinturas escapular e pélvica, consegue mudar da posição deitada para sentada.
· Motor fino, adaptativo
Relacionado a capacidade de coordenação visual motora fina e habilidade manual avançada. Desenvolvimento adaptativo onde o bebê coordena habilidades visuais e habilidades manuais. Há a necessidade de coordenação visual e motora fundamental nesta fase.
· Comunicação e Linguagem
Relacionado a habilidades de linguagem e comunicação, com o objetivo final de expressão (fala) e recepção (entendimento) de mensagens.
· Social, pessoal
Relacionado a capacidade relacionar-se interpessoalmente.
Avaliação do Desenvolvimento
O acompanhamento do desenvolvimento, bem como no crescimento, várias observações superam uma única. A avaliação do desenvolvimento deve ser um processo contínuo de acompanhamento das atividades relativas ao potencial de cada criança, com vistas à detecção precoce de desvios ou atrasos. O instrumento mais utilizado é o teste de triagem de Denver II, em crianças até 6 anos. 
Aspectos que influenciam o desenvolvimento
· Contexto familiar e social: responsável pelos cuidados, rede de apoio, rotina de cuidados, mudanças nas relações familiares e outros.
· História Gestacional: pré-natal negligenciado, uso de drogas ou álcool durante a gestação, infecções durante a gestação, depressão gestacional, intercorrências durante o trabalho de parto e parto, baixo peso ao nascer, prematuridade, intercorrências neonatais.
· Comportamento da família e da criança: estímulos à criança, vínculo e reciprocidade na relação com mãe ou pessoa substituta.
Marcos do Desenvolvimento
O desenvolvimento acontece do centro para a periferia, de maneira craniocaudal.
Desenvolvimento Motor Grosseiro
· 2 meses
Cabeça firme quando sentado
· 3 meses
Cabeça firme quando apoiado pelas mãos.
· 4 meses
Perda de reflexos primitivos como o tônico-cervical assimétrico (de Magnus-De Kleijn/Esgrimista).
· 5 meses
Gira sobre o próprio abdome.
· 
· 6 meses
Senta sem apoio.
· 10 meses
Engatinha.
· 12 meses
Anda sozinho.
· 16 meses
Corre.
Desenvolvimento Motor Fino
· 
· 1º mês
Acompanha objeto até linha média.
· 3 meses 
Acompanha objeto a mais de 180°, movimento dos olhos e da cabeça coordenados e segura objetos (sem soltar, pela presença do reflexo de preensão palmar).
· 4 meses
Preensão palmar desaparece, bebê tem a capacidade de soltar um objeto voluntariamente.
· 6 meses
Transfere objetos de uma mão para outra.
· 8 meses
Bate um objetos em outro.
· 9 meses
Pinça polegar-indicador. Mais importante do desenvolvimento motor fino.
· 12 meses
Vira páginas de um livro.
· 13 meses
Rabisca. Indica boa coordenação visual-motora.
· 12-15 meses
Faz torre de 2 cubos (combina objetos).
· 18 meses
Faz torre de 4 cubos. Demonstra boa coordenação visual-motora fina e motora grosseira.
Desenvolvimento da Comunicação e Linguagem
· 
· 2 meses
Sorriso social.
· 3 meses 
Grita.
· 5-6 meses
Vocaliza vogais. Aaa, eee, iii..
· 6 meses
Experimentação de sons, combinação de sílabas (lalação, dadada, bebebe,...)
· 7 meses
Inibido com um não, pois consegue identificar tons. Segue comando gestual de ação de uma etapa (comunicação não verbal).
· 8 meses
Mama papa inespecíficos.
· 9 meses
Entende o som do seu nome.
· 10 meses
Segue comando falado de ação de uma etapa (comunicação verbal receptiva).
· 12 meses
Fala as primeiras palavras (nomeia pessoas e objetos), 1-3 palavras com sentido. Marco importante.
· 15 meses
Aponta várias partes do corpo.
· 18 meses
Fala de 10-15 vocábulos.
· 19 meses
Frase de 2 palavras (sapato bebê). Início do entendimento da gramática. 
· 24 meses
Fala cerca de 50-100 palavras.
Desenvolvimento Cognitivo-Social
· 1-2 meses
Sorri reativamente em resposta a faces e vozes.
· 3-4 meses
Ri espontaneamente.
· 4 meses
Observa a mão, gosta que falem com ele.
· 8-9 meses
Permanência do objeto (brinca de esconde-esconde) continua a existir mesmo que não esteja no campo visual. Dessa forma, reclama mais a falta dos pais, estranha desconhecidos e acelera o desenvolvimento da linguagem (surgimento de palavras com significado). Imita gestos: dá adeus, bate palmas.
· 18 meses
Brinca sozinho, mesmo sem objetos. Início do pensamento simbólico. Objeto transitório símbolo dos pais ausentes, importante até a transição completa para o pensamento simbólico, habilidade adquirida a partir dos dois anos.
Crescimento do Lactente
Peso
Durante o nascimento, o peso médio é de cerca de 3.500g. A variação de peso é maior nos primeiros 2 anos de vida, mas acontece um estirão principalmente no 1º ano de idade. O peso triplica desde o nascimento até 1 ano de idade. 
· 1º trimestre: ganho ponderal de 700g/mensal. Ganho total: 2.100g.
· 2º trimestre: ganho ponderal de 600g/mensal. Ganho total: 1.800g.
· 3º trimestre: ganho ponderal de 500g/mensal. Ganho total: 1.500g.
· 4º trimestre: ganho ponderal de 400g/mensal. Ganho total: 1.200g.
Ganho ponderal total esperado no 1º ano de vida: 6.600g.
Estatura
No primeiro ano, o lactente passa pelo seu primeiro estirão ganhando cerca de 50% da estatura de nascimento, que é cerca de 50cm (ou seja, ganho de estatura no 1º ano de cerca de 25cm). Entre 1 e 2 anos, ganha cerca de 10-12cm. Entre 2 e 3 anos, ganha cerca de 10cm. A partir dos 3 anos, a velocidade de crescimento cai, virando cerca de 6cm ao ano, até entrar na puberdade com o estirão puberal. Espera-se que uma criança de 3 anos tenha cerca de 95cm. Resumidamente:
· 0-1 ano: ganho de 50% da estatura de nascimento. Cerca de 25cm/ano.
· 1-2 anos: ganho de 10-12cm/ano.
· 2-3 anos: ganho de 10cm/ano.
· 3 anos-Puberdade: ganho de 6cm/ano.
Perímetro Cefálico
Apresenta mega crescimento durante o primeiro ano de vida. O perímetro cefálico ao nascer é cerca de 34-35cm. Há um cálculo estimativo de PC ao nascer = ½ estatura ao nascer + 10 cm. Apresenta ganho de 12cm/ano no 1ª ano de vida, sendo o ganho dividido em:
· 1º trimestre: 2cm/mês. Ganho total: 6cm.
· 2º trimestre: 1cm/mês. Ganho total: 3cm.
· 3º e 4º trimestre: 0,5cm/mês. Ganho total: 3cm.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes