Buscar

Ética no Trabalho Organizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA 2
*
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE
Rio de Janeiro, 17 de setembro 2011
*
AULA 2
*
ÉTICA
E
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
*
AULA 2
*
Definir ética;
Compreender o trabalho organizacional, planejado para crescer, sem, contudo, ferir preceitos éticos;
Analisar relação, competitividade e ética.
*
AULA 2
*
Como devo me comportar?
 Será que o que estou fazendo é correto? 
*
AULA 2
*
Esses questionamentos éticos revelam as contradições que fazem parte das nossas vidas. O ser humano, diferentemente dos outros animais, não se comporta segundo seus instintos. O modo como conduzimos as nossas vidas e constituímos o nosso ser depende, portanto, da forma que damos à nossa existência e solucionamos os problemas que surgem na relação com as outras pessoas. 
*
AULA 2
*
“Os homens são seres morais e as comunidades humanas sempre criaram sistemas de valores e normas morais para possibilitarem a convivência social” (SILVA, 2004, p. 49).   
*
AULA 2
*
A reprodução da vida social coloca necessidades de interação entre os homens, modo de ser constitutivos da cultura, produtos do trabalho, tais como a linguagem, os costumes, os hábitos, as atividades simbólicas, religiosas, artísticas, políticas. Cabe ressaltar, entretanto, que ao mesmo tempo, pela capacidade de criar valor, os homens qualificam positiva ou negativamente suas relações de acordo com o conjunto de necessidades e possibilidades históricas.
*
AULA 2
*
A ética é uma capacidade humana posta pelo ser social que possibilita o agir consciente e livre diante das escolhas de valor.
*
AULA 2
*
Só ao homem é possível a capacidade de escolher, avaliar, de projetar seus futuros, de reinventar novos valores. A liberdade ética pressupõe um sujeito ético-moral aptos à tomada  de  decisões com autonomia de acordo com o que considera bem ou mal. A liberdade resulta, pois de um projeto de ação. Assim, uma ação moral consciente dá-se a partir do respeito ao outro e a responsabilidade em relação aos resultados das ações para outros indivíduos, grupos e sociedade como um todo. 
*
AULA 2
*
O aprendizado sobre a realidade social realiza-se não em uma  simples relação direta  com ela, sendo antes mediado pelos conhecimentos gerados, preservados e transmitidos na cultura, os quais ordenam e dão sentido a essa relação. É através da recepção, geração e transferência do conhecimento sobre si mesmo e o mundo que o homem constrói e reconstrói o seu projeto de vida. A cultura se localiza no cerne da concepção de consciência: a consciência diretamente relacionada a um estado de coisas existentes e também condição para a possível transformação desses estados de coisa” (Barroco, 2004, p.19).
*
AULA 2
*
Se podemos ter diferentes percepções visuais de uma mesma imagem com a qual nos deparamos, o que poderíamos falar sobre os valores, que  apresentam  uma organização?
*
AULA 2
*
A vida em sociedade pressupõe a construção valores que definem o que é “bom” ou “mal”, o que é “certo”, o que é “errado”. O que ocorre é que, para além das diferenças culturais e religiosas, muitas vezes, o que é instituído como “bom” por uma pessoa, ou seja, o “moralismo” instituído acaba prejudicando de alguma forma outra pessoa ou grupos, tal como os preconceitos. 
*
AULA 2
*
O dicionário Michaelis a define das seguintes formas:
 Parte da Filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. 
 É ciência normativa que serve de base à filosofia prática.
 Parte prática da filosofia social, que indica as normas a que devem ajustar-se as relações entre os diversos membros da sociedade.
ÉTICA É ....
*
AULA 2
*
Segundo Thiry-Cherques (2008, p. 39): “Ética é a parte da filosofia que trata das questões morais, das ideias morais do cotidiano humano”.
O objetivo da Ética é facilitar a vida do homem de modo a que ele se realize.
Naturalmente, a ética existe em todas as sociedades, respeitando as especificidades de cada cultura.
 
*
AULA 2
*
MORAL
CULTURA
FILOSOFIA
COTIDIANO
HUMANO
ÉTICA
*
AULA 2
*
Moral significa a boa conduta, segundo as regras e princípios normalmente aceitos pela sociedade.
ENQUANTO
Ética tem por objeto as ideias morais justificadas.
Ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, disciplinam e orientam a conduta humana.
*
AULA 2
*
CONTEXTUALIZANDO...
O meio organizacional não raro expõe seus colaboradores a situações que podem levar à falta de ética, promovendo esforços de crescimento, estipulando metas e, muitas vezes, fomentando a competitividade entre os membros de uma equipe. Ora se trabalha reforçando a ligação de membros de equipe, ora se corre o risco de desligá-los afetivamente por questões relacionadas ao desejo de crescimento individual e à competição.
*
AULA 2
*
*
AULA 2
*
Na visão de pensadores mais modernos, como Peter Drucker, por exemplo, a empresa bem sucedida em nossos dias será aquela que procurará aprimorar-se na acumulação de conhecimentos tecnológicos, de conhecimentos organizacionais e, só como conseqüência, obterá a acumulação de capitais.
*
AULA 2
*
Anteriormente, o capital, era representado por prédios, maquinário e bens Instrumentais, hoje, este fator decisivo é o conhecimento tecnológico e organizacional (a “terceira onda”). Em outras palavras, aquele que pode concentrar esses conhecimentos em si mesmo, ou seja, o próprio ser humano. 
*
AULA 2
*
HOJE: 
“A finalidade da empresa não é simplesmente a produção de benefícios, mas principalmente a própria existência da empresa como comunidade de pessoas que, de diversas maneiras, buscam a satisfação de suas necessidades fundamentais e constituem um grupo particular a serviço da sociedade inteira”.
*
AULA 2
*
Uma coisa, porém, é certa e de fundamental importância. Face ao tempo que todas as pessoas, de todas as condições e níveis sociais dedicam hoje à atividade nas empresas, o ambiente que encontram nessa atividade influirá fortemente sobre sua maneira de ver o mundo. Assim, o comportamento ético da empresa – representado pelo comportamento ético de seus administradores – terá uma influência decisiva sobre o comportamento de todos os que a ela estão ligados.
*
AULA 2
*
Vários aspectos podem depor contra a ética na rotina das organizações (tanto do ponto de vista individual, como do coletivo). Tais como:
O poder (quando exercido por pessoa despreparada) pode acarretar: 
*
AULA 2
*
Relações interpessoais conflitantes
 Falta de informação
 Falta de autocensura
 
assédio moral, 
abusos físicos
 constrangimentos, 
 insegurança e desestímulo.
*
AULA 2
*
Os gestores devem apostar em mão de obra qualificada, porém, entender os limites do humano. Do contrário, estaríamos todos habilitados aos postos de heróis.
*
AULA 2
*
Neste sentido, de alguma forma, a posição assumida pelos Administradores das empresas terá um impacto não apenas dentro da própria empresa, mas também em relação ao comportamento de toda a sociedade... É importante que os
gestores se lembrem disso!...
*
AULA 2
*
 SÓ EXISTEM DOIS DIAS NO ANO EM QUE NADA PODE SER FEITO: UM SE CHAMA ONTEM E O OUTRO SE CHAMA AMANHÃ, PORTANTO HOJE É O DIA CERTO PARA AMAR, ACREDITAR, FAZER E, PRINCIPALMENTE, VIVER. (DALAI LAMA)
*
AULA 2
*
 “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito”
Aristóteles
*
AULA 2
*
SUCESSO!!
*
AULA 2
*
 RUMO AO SUCESSO!!!
 PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES
CARMO CISNE
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais