Buscar

Fundamentos Histórico-Teóricos-Metodológicos do Serviço Social II PROVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos Histórico-Teóricos-Metodológicos do Serviço Social II
1)O Positivismo é apresentado como um dos primeiros aportes teóricos adotados pelo Serviço Social em sua formação profissional. Sobre o Positivismo, analise as alternativas e assinale a correta.
a. Os pensadores do positivismo tinham, como objeto de seus estudos, a humanidade, utilizando-a por meio das ciências químicas.
b. O positivismo é influenciado pelas ideias progressistas e conservadoras dos iluministas.
c. A sociologia nasce do positivismo e, para tornar-se ciência social, necessita-se da utilização dos mesmos métodos das ciências humanas.
d. August Comte e Saint Simon defendiam a ideia de que os fenômenos sociais, assim como os químicos, estavam sujeitos a leis rigorosas.
e. August Comte e Saint Simon defendiam a ideia de que os fenômenos sociais, assim como os físicos, estavam sujeitos a leis rigorosas.
2) O Funcionalismo surgiu por meio do Positivismo, colocando os sistemas em evidência. No Serviço Social, a compreensão desse aporte teórico parte da composição e da função de que cada um se realiza no todo. Considerando esse contexto apresentado e os seus estudos realizados, assinale a alternativa correta.
a. A vertente funcionalista visava a realizar estudos da história e da física a fim de se compreenderem a estrutura e os níveis de intervenção para a profissão.
b. O modo funcionalista se destacou por atender às necessidades da classe trabalhadora e aos interesses da lógica burguesa.
c. A teoria funcionalista visa a compreender o indivíduo a partir do meio em que vive e sua relação com a sociedade, isto é, a totalidade da vida social.
d. O funcionalismo está voltado para o aperfeiçoamento dos instrumentos e das técnicas, visando à emancipação do ser social.
e. A orientação funcionalista foi agregada pelo Serviço Social com uma proposta de trabalho ajustadora e com um perfil manipulatório.
3) O recurso à fenomenologia aparece como um insumo para a elaboração teórica e prática da profissão. Segundo alguns autores, o recurso da fenomenologia foi inicialmente utilizado no Serviço Social, pela perspectiva:
a. da intenção de ruptura
b. modernizadora.
c. da reatualização do conservadorismo.
d. da transformação econômica.
e. da atualização moral.
4) A ética profissional se objetiva como ação moral, através da prática profissional, como normatização de deveres e valores, através do Código de Ética Profissional, como teorização ética, através das filosofias e teorias que fundamentam sua intervenção e reflexão e como ação ético-política (BARROCO, 2009, p.175).
Diante da reflexão anterior e de seus estudos acerca do código de ética do Assistente Social, analise as afirmações a seguir.
I. O Código de Ética Profissional não constitui um dogma.
II. O Código de 1993 aprimora, assim, a dimensão normativa e punitiva, preservando sua condição indiscutível.
III. O Código de Ética de 1993 é um dos instrumentos legais que dá materialidade ao projeto ético-político do Serviço Social.
IV. O Código de Ética auxilia a pensar desafios cotidianos, dando vida e visibilidade ao compromisso ético-político na práxis profissional.
De acordo com a análise das afirmações anteriores, é correto o que se afirma em:
a. I, II, III e IV.
b. I e II, apenas.
c. II e IV, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. I, II e III, apenas.
5) Vimos em nossos estudos que o atual Código de Ética Profissional do/a Assistente Social (1993) se propõe a estabelecer nexos com essas prioridades, as quais vão estar bem expressas por meio de princípios e valores. A perspectiva é, então, buscar fortalecer uma clara identidade profissional articulada com um projeto de sociedade mais justa e democrática (PAIVA; SALES, 1996, p. 178).
Diante do exposto e de seus estudos sobre o referido Código de Ética Profissional, analise as afirmações a seguir, identificando os elementos que fazem parte da sua composição:
I. Do Sigilo Profissional e do Piso Salarial.
II. Das Relações do/a Assistente Social com a Justiça.
III. Das Relações com Assistentes Sociais e outros/as Profissionais.
IV. Das Relações com os/as Usuários/as e Das Relações com as Instituições.
V. Das Relações com Entidades da Categoria e demais organizações da Sociedade Civil.
A partir da sua análise, é correto o que se afirma em:
a. I, II, III, IV e V.
b. I, III, IV e V, apenas.
c. III, apenas.
d. II, III, IV e V, apenas.
e. I, apenas.
6) No exercício da profissão, não agimos em nome próprio, nem dos sonhos particulares e das aspirações pessoais, mas em nome de uma causa muito maior (coletiva). Assim, devemos nos atentar para que nossas ações sejam justas e éticas, pois respondemos eticamente perante todas as nossas ações a partir do momento em que atendemos sob o princípio da equidade e uma vez que nossa profissão assume relevância pública em meio à sociedade. Aí está a razão das existências do Código de Ética do Assistente Social. Considerando essa reflexão e os estudos sobre o Código de Ética, analise as sentenças a seguir, identificando quais apresentam os princípios fundamentais desse código.
I. Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo.
II. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
III. Ampliação e consolidação da cidadania, considerada tarefa primordial de toda sociedade, com vistas à garantia dos direitos civis sociais e políticos das classes trabalhadoras.
 IV. Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas e compromisso com o constante aprimoramento intelectual.
A partir da análise das sentenças anteriores, é correto o que se afirma em:
a. II e IV apenas.
b. I, apenas.
c. III, apenas.
d. I, III e IV, apenas.
e. I, II, III e IV.
7) Os congressos e eventos da profissão são espaços relevantes para a formação e consolidação da identidade de uma profissão, um movimento que envolve o coletivo. E esse movimento dos profissionais diz respeito a uma necessidade dos profissionais frente à realidade da época, dos acontecimentos vivenciados pela população. Um dos primeiros seminários relevantes na discussão dessa necessidade da categoria profissional foi o Seminário de Araxá, ocorrido no ano de 1967, que tratou e examinou a questão da:
a. Projeto Ético-Político do Serviço Social
b. Metodologias da profissão
c. Reconceituação da profissão
d. Ética profissional
e. Teorização do Serviço Social
8) Considere a citação a seguir. A partir do movimento de Reconceituação, desenvolveu-se uma crítica às formas de intervenção profissional - tanto aos seus âmbitos de ação quanto aos seus métodos de atuação e ao significado social da profissão. Esta crítica centrou-se principalmente no desenvolvimento do caráter reprodutor das relações sociais que o Serviço Social detinha. Fonte: CELATS - Centro Latinoamericano de Trabajo Social. Serviço Social Crítico: problemas e perspectivas. Tradução de José Paulo Netto. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1986, p.69. Diante do exposto e seus estudos acerca das perspectivas históricas do processo de Renovação do Serviço Social, associe as colunas com suas respectivas descrições:
(1) Perspectiva Modernização Conservadora
(2) Perspectiva Reatualização do Conservadorismo
(3) Perspectiva Movimento de Intenção de Ruptura.
( ) Essa perspectiva recorre principalmente ao pensamento marxista, que era tido de forma progressiva na sociedade.
( ) Essa perspectiva supunha reatualizar o conservadorismo, embutindo-o numa nova proposta, aberta e em construção.
( ) Essa perspectiva buscava adequar o Serviço Social enquanto instrumento de intervenção, inserido no arsenal de técnicas sociais, a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento capitalista, às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós-64.
a. (1), (3), (2).
b. (2), (1), (3).
c. (1), (2), (3).
d. (3), (1), (2).
e. (3), (2), (1).
9) Para o Serviço Social, dimensões são os princípios que contribuem paraefetivar a profissão. A relação entre a dimensão técnico-operativa com as dimensões teórico-metodológica e ético-política é fundamental.
Considerando o exposto e retomando os conhecimentos acerca da dimensão técnico-operativa, analise as afirmações a seguir.
 I - A dimensão técnico-operativa dispõe sobre uma condição que fundamenta o exercício profissional.
II - A dimensão técnico-operativa se vale de instrumentos e técnicas que permitem os processos interventivos e operativos.
III - A dimensão técnico-operativa possibilita ação, o agir do profissional, através de suas intervenções, investigações e concretizações.
IV - A dimensão técnica implica reconhecer a complexidade dada pela diversidade de espaços sócio-ocupacionais nos quais os profissionais transitam e pela própria natureza das suas ações, nos diferentes âmbitos do exercício profissional
É correto o que se afirma em:
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
d. Somente a afirmativa I, II e IV estão corretas.
e. Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
10) A Lei que Regulamenta a profissão de Serviço Social no Brasil, nº 8662/1993 em seu artigo 2º dispõe que “Somente poderão exercer a profissão de Assistente Social:
 I - Os possuidores de diploma em curso de graduação em Serviço Social, oficialmente reconhecido, expedido por estabelecimento de ensino superior existente no País, devidamente registrado no órgão competente;
 II - os possuidores de diploma de curso superior em Serviço Social, em nível de graduação ou equivalente, expedido por estabelecimento de ensino sediado em países estrangeiros, conveniado ou não com o governo brasileiro, desde que devidamente revalidado e registrado em órgão competente no Brasil”.
 Diante do apresentado, analise a seguir as sentenças, identificando os locais onde o profissional pode atuar profissionalmente.
I. Empresas privadas, hospitais, escolas, creches, unidades de saúde.
II. Instituições públicas e privadas, ministérios, autarquias, prefeituras, governos estaduais.
III. Centros de convivência, movimentos sociais, organizações não governamentais, universidades públicas/privadas, institutos técnicos.
IV. Os assistentes sociais podem trabalhar em conjunto com outras categorias profissionais, como: psicólogos, pedagogos, enfermeiros, advogados, dentre outros.
A partir da análise das afirmações, é correto o que se afirma em:
a. I e II, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. I, III e IV, apenas.
d. II, III e IV, apenas.
e. II e III, apenas.

Continue navegando

Outros materiais