A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
Avaliação online 3 Introdução a Enfermagem

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação online 3 Introdução a Enfermagem.
Pergunta 1 
/1 
O enfermeiro é um membro da equipe de saúde. Ela é formada por diversos profissionais com a mesma área de atuação ou áreas distintas, que são responsáveis pela assistência à saúde de outros indivíduos.
Sobre a atuação do enfermeiro como membro da equipe de saúde, assinale a alternativa correta: 
1.  
 O enfermeiro não pode atuar na assistência às mulheres durante a gestação.
2. 
Todos os profissionais de saúde, exceto o enfermeiro, têm como compromisso a coletividade e a saúde individual, participando com ética, competência e responsabilidade dos processos e modelos assistenciais, sempre contribuindo com o seu conhecimento científico e sua capacidade de liderança na gestão.
3. 
O enfermeiro atua na equipe, ajudando no planejamento, na execução e na avaliação dos programas de saúde.
Resposta correta 
4. 
A prescrição de medicamentos, conforme estabelecido em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde, é de exclusividade do médico.
5. 
O enfermeiro não pode participar da elaboração, execução e avaliação dos planos assistenciais de saúde.
 Pergunta 2 
/1 
A respeito do papel do enfermeiro na promoção de saúde do adulto, assinale a alternativa correta. 
1.  
Os homens buscam as unidades de saúde para prevenção, sendo importante o enfermeiro estar atento e conhecer as medidas de prevenção do Ministério da Saúde.
2. 
As mulheres buscam menos as unidades de saúde para prevenção, então, constituem um desafio para o enfermeiro.
3. 
O adulto tem a sua saúde afetada diretamente apenas pela rotina de atividade física (sedentarismo ou não). 
4. 
Os homens, devido ao contexto social, ficam menos expostos aos fatores de risco à saúde e procuram menos os serviços de saúde. 
5. 
Adulto pode ser dividido em homem e mulher, sendo que as mulheres apresentam um perfil de autocuidado muito maior que o dos homens, pois elas procuram as unidades de saúde com maior frequência e se cuidam mais.
Resposta correta 
 Pergunta 3 
/1 
Analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que tem apenas atividades exclusivas do enfermeiro. 
1.  
Auditória, coordenação e consulta de enfermagem. 
Resposta correta 
2. 
Coleta de gasometria arterial, administração de medicamentos, coleta de sangue. 
3. 
Cateterismo umbilical, coleta de gasometria arterial, administração de medicamentos. 
4. 
Administração de solução fisiológica, curativo e consulta de enfermagem. 
5. 
Administração de medicamentos, coordenação e auditória.
 Pergunta 4 
/1 
A lei do exercício profissional de enfermagem, Lei n. 7.498, de 25 de junho de 1986, regulamenta o exercício da profissão em todo o território nacional.
Sobre essa lei, assinale a alterativa correta: 
1.  
A profissão de enfermagem e suas atividades auxiliares devem estar habilitadas e inscrita no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).
Resposta correta 
2. 
O técnico de enfermagem pode exercer atividades que envolve a orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em nível de coordenação, participando do planejamento da assistência de enfermagem. 
3. 
A enfermagem, segundo a lei do exercício profissional, é exercida privativamente pelo enfermeiro e técnico de enfermagem, respeitando os graus específicos de habilitação de cada um dos profissionais.  
4. 
O profissional de enfermagem é aquele fez um curso técnico em uma instituição, que é autorizada pelo Ministério da Educação a emitir o diploma. 
5. 
As atividades privativas do técnico de enfermagem não podem ser exercidas pelo enfermeiro. 
 Pergunta 5 
/1 
Sobre as atividades exclusivas do enfermeiro, assinale a alternativa correta.
1.  
A consulta de enfermagem não é privativa do enfermeiro e sim de toda a equipe de saúde, como o técnico e o auxiliar de enfermagem. 
2. 
O enfermeiro pode delegar atividades que são exclusivas da sua atuação profissional para outro profissional.
3. 
O técnico de enfermagem que tiver experiência e treinamento adequado pode realizar os procedimentos privativos do enfermeiro. 
4. 
O aprazamento de prescrição médica; classificação de risco dos pacientes; cateterismo vesical de demora ou de alívio podem ser delegados ao técnico de enfermagem, desde que ele tenha experiência. 
5. 
Todas as atividades exclusivas dos profissionais de enfermagem podem contar com auxílio do técnico de enfermagem, para auxiliar o enfermeiro durante o procedimento. 
Resposta correta 
 Pergunta 6 
/1 
Sobre as atividades privativas do enfermeiro, assinale a alternativa correta.
1.  
É pressuposto que o técnico de enfermagem tenha melhor preparo para prestação de serviço coletivo, sendo ele capaz de planejar e desenvolver novos processos, métodos e instrumentos.
2. 
A organização do serviço de enfermagem, pelo técnico de enfermagem, tem como a principal finalidade a promoção da saúde e a qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. 
3. 
O técnico de enfermagem tem ação privativa no gerenciamento à assistência, orientado pelo processo de enfermagem, realizando ações dirigidas e sistematizadas à promoção e recuperação da saúde do paciente.
4. 
O mercado de trabalho exige que o enfermeiro seja capaz de administrar conflitos, enfrentar problemas, negociar, dialogar, argumentar, propor e alcançar mudanças, com estratégias que o aproximem da equipe e a sociedade, propiciando assim, um cuidado de qualidade. 
Resposta correta 
5. 
A coordenação de técnico de enfermagem é o responsável técnico pelas ações de enfermagem desenvolvidas nas instituições de saúde e de ensino em que há serviços de enfermagem, respondendo legalmente perante o COREN por todas as atividades técnicas e administrativas.
 Pergunta 7 
/1 
A respeito do papel do enfermeiro na promoção de saúde do adolescente, assinale a alternativa correta.
1.  
Os adolescentes buscam serviços de saúde para prevenção, não apenas para efeito curativo imediato.
2. 
A adolescência não é um período de transição entre a infância, período de dependência do outro para a vida adulta, período de independência individual. 
3. 
Atualmente, não há ações centradas no adolescente, sendo esse um desafio para o enfermeiro
4. 
O Brasil considera adolescente indivíduos na faixa etária de 12 até os 18 anos de idade completos
Resposta correta 
5. 
O adulto passa por um redimensionamento do seu papel social, uma mudança na sua relação com a família e pela escolha de um projeto de vida, sendo assim um período que ele fica vulnerável e exposto a fatores de risco sociais. 
 Pergunta 8 
/1 
A respeito do papel do enfermeiro na promoção de saúde da criança, assinale a alternativa correta.
1.  Incorreta: 
O papel de educador do enfermeiro é atuar na prevenção de doenças e agravos de saúde, como na vacinação, prevenção de quedas em contexto domiciliar, acompanhamento e orientação sobre o desenvolvimento da criança.
2. 
O cuidar da criança, pelo enfermeiro, não é um desafio, pois é uma atividade que depende só de ser um bom profissional.
3. 
A criança é capaz de realizar o seu autocuidado na maioria das vezes, sendo dispensável ter a presença de um responsável.
4. 
O enfermeiro, como educador, atua em ações de cuidado direto da criança, sem se importar com o seu cuidador. 
5. 
O enfermeiro pode atuar na saúde da criança de forma direta, como educador e cuidador, ou de forma indireta, como supervisor.
Resposta correta 
 Pergunta 9 
/1 
O enfermeiro apresenta um papel múltiplo dentro da equipe de saúde, visto que ele pode atuar no contexto assistência, administrativo e de fiscalização.
Sobre o papel do enfermeiro no contexto geral, assinale a afirmativa correta.
1.  
A enfermagem amplia a cada dia o seu espaço dentro da saúde, em um contexto nacional e internacional.
Resposta correta 
2. 
O cuidado de enfermagem tornou-se um componente ultrapassado no sistema de saúde, tendo reflexos em diversos níveis, devido aos crescentes debates e novas significações profissional.
3. 
O enfermeiro tem um papel decisivo exclusivo em relação à identificação dos cuidados necessários à população e a sua pluralidade.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.