Buscar

Planejamento Estratégico Questionário Unidade III 2

Prévia do material em texto

Planejamento Estratégico Questionário Unidade III 2,5 em 2,5 pontos
· Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A Escola de Posicionamento refere-se à formação da estratégia como um processo analítico, cuja ênfase está no processo de auditoria externa – análise competitiva do setor e da concorrência.
Os autores dividem a Escola de Posicionamento em três ondas (aponte a única alternativa correta sobre uma delas):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As origens nas máximas militares, sob influência da milenar obra de Sun Tzu (“A arte da guerra”),  Von Clausewitz (“On War”).
	Respostas:
	a. 
As origens nas máximas militares, sob influência da milenar obra de Sun Tzu (“A arte da guerra”),  Von Clausewitz (“On War”).
	
	b.
A busca por imperativos de auditoria, sendo a principal influência do Boston Consulting Group, por meio da matriz de crescimento participação e da curva de experiência.
	
	c.
O desenvolvimento de posições certificadas, capitaneadas pelas obras “Estratégia competitiva” e “Vantagem competitiva”, ambas de Michael Porter.
	
	d.
A busca por imperativos de consultoria, tendo como a principal influência o Harvard Consulting Group, por meio da matriz de crescimento-participação e da curva de experiência.
	
	e.
A busca por certificação de processos decisórios, sendo a principal influência do Boston Consulting Group, por meio da matriz de crescimento-participação e da curva de experiência.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: A
Comentário: Escola de posicionamento
Essa escola refere-se à formação da estratégia como um processo analítico, cuja ênfase está no processo de auditoria externa – análise competitiva do setor e da concorrência.
Os autores dividem a escola de posicionamento em três ondas:
• As origens nas máximas militares, sob influência da milenar obra de Sun Tzu (“A arte da guerra”) e Von Clausewitz (“On War”).
• A busca por imperativos de consultoria, sendo a principal influência do Boston Consulting Group, por meio da matriz de crescimento-participação e da curva de experiência.
• O desenvolvimento de posições empíricas, capitaneadas pelas obras “Estratégia competitiva” e “Vantagem competitiva”, ambas de Michael Porter.
	
	
	
· Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A diversificação pode ser uma boa estratégia de desenvolvimento das empresas. As empresas procuram oportunidades no mercado para implementar um processo de diversificação quando (escolha a alternativa incorreta):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A empresa tem facilidade em atingir os objetivos e as metas a que se propôs.
	Respostas:
	a. 
Seus segmentos de mercado ficam saturados com seus produtos.
	
	b. 
Não há oportunidade para fazer crescer seus nichos de mercado.
	
	c. 
A empresa tem dificuldades em atingir os objetivos e as metas a que se propôs.
	
	d. 
Identifica uma situação de retomada de projetos que estavam esquecidos.
	
	e. 
A empresa tem facilidade em atingir os objetivos e as metas a que se propôs.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: E
Comentário: também a diversificação pode ser uma boa estratégia de desenvolvimento das empresas. Geralmente, as empresas procuram oportunidades no mercado para implementar um processo de diversificação quando:
— seus segmentos de mercado ficam saturados com seus produtos;
— não há oportunidade para fazer crescer seus nichos de mercado;
— a empresa tem dificuldades em atingir os objetivos e as metas a que se propôs;
— identifica uma situação de retomada de projetos que estavam esquecidos.
	
	
	
· Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	A gestão das informações precisa gerar informações comparativas e uma base para a análise crítica do desempenho dos resultados dos diversos setores.
Organizar as tarefas relativas à gestão das informações conforme sua participação no planejamento estratégico requer (aponte a alternativa incorreta):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Os indicadores de desempenho da empresa passam a ser medidos também levando em conta a integração das informações, pois indicadores como a análise de SWOT e o balanced scorecard  não podem ser informatizados.
	Respostas:
	a.
Na fase de diagnóstico, é necessário definir quais indicadores de desempenho serão utilizados para acompanhar e avaliar o êxito das estratégias. São desenhados os métodos de acompanhamento da implementação dos planos de ação e também as formas e as tabelas que vão proporcionar o controle dos processos e o detalhamento das ações.
	
	b.
Durante o trabalho de elaboração do planejamento em todos os níveis, é importante selecionar e escolher quais informações são importantes para apoiar a construção de metas.
	
	c.
Os indicadores de desempenho da empresa passam a ser medidos também levando em conta a integração das informações, pois, hoje em dia, indicadores como a análise de SWOT e o balanced scorecard podem ser informatizados e, assim, manter o controle total da empresa.
	
	d.
A gestão da informação também é responsável pela distribuição das informações, permitindo a consulta imediata à missão, à visão e aos valores da empresa, e ainda aos planejamentos realizados e postos em execução.
	
	e.
Os indicadores de desempenho da empresa passam a ser medidos também levando em conta a integração das informações, pois indicadores como a análise de SWOT e o balanced scorecard  não podem ser informatizados.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: E
Comentário: podemos aqui organizar as tarefas relativas à gestão das informações conforme sua participação no planejamento estratégico:
1. Na fase de diagnóstico, é necessário definir quais indicadores de desempenho serão utilizados para acompanhar e avaliar o êxito das estratégias. São desenhados os métodos de acompanhamento da implementação dos planos de ação e também as formas e as tabelas que vão proporcionar o controle dos processos e o detalhamento das ações.
2. Durante o trabalho de elaboração do planejamento em todos os níveis, é importante selecionar e escolher quais informações são importantes para apoiar a construção de metas.
3. Os indicadores de desempenho da empresa passam a ser medidos também levando em conta a integração das informações, pois, hoje em dia, indicadores como a análise de SWOT e o balanced scorecard podem ser informatizados e, assim, manter o controle total da empresa.
4. A gestão da informação também é responsável pela distribuição das informações, permitindo a consulta imediata à missão, à visão e aos valores da empresa, e ainda aos planejamentos realizados e postos em execução.
	
	
	
· Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Algumas das características da diversificação são, entre outras (escolha a alternativa incorreta):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A diversificação sistêmica.
	Respostas:
	a. 
A diversificação concêntrica.
	
	b. 
A diversificação vertical.
	
	c. 
A diversificação horizontal.
	
	d. 
A diversificação conglomerada.
	
	e. 
A diversificação sistêmica.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: E
Comentário: não há diversificação sistêmica.
Algumas das características da diversificação são:
• A diversificação concêntrica que acontece quando apresenta uma variedade ou uma diversificação de produtos e serviços; ou quando a empresa investe mais em tecnologia, ou quando a força de vendas é melhor aproveitada; e quando ela despeja quantidade maior de produtos e serviços no mesmo mercado.
• A diversificação vertical é quando a produção de um novo produto ou serviço deriva do domínio do processo de fabricação e comercialização, tornando a empresa sólida mesmo quando o mercado apresenta mudanças e oscilações econômicas.
• A diversificação horizontal acontece quando há concentração de capital por meio de joint ventures ou fusões de empresas. Esse tipo de diversificação pode também criar uma divisão da empresa em subsistemas ou departamentos, quando cada departamento passa a ter uma tarefa especializada no mercado. É uma estratégia muito utilizada em instituições financeiras, principalmente pelos bancos.
• A diversificação conglomerada se dá quando a empresa não aproveitaa mesma tecnologia e força de vendas, criando novas filiais para a diversificação do empreendimento. A ideia por trás desse tipo de ação é que um grupo de empresas corre risco menor de ter problemas porque atua em ramos diferentes. Às vezes, essa estratégia pode aumentar a flexibilização da empresa.
• A diversificação mista, quando a empresa apresenta mais de um tipo de diversificação ao mesmo tempo e, por último, a diversificação interna, quando a diversificação acontece por causa de problemas dentro dela.
	
	
	
· Pergunta 5
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	As três formas mais conhecidas de estratégia de manutenção são:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A estratégia de nicho, a estratégia de estabilidade e a estratégia da especialização.
	Respostas:
	a. 
A estratégia de nicho, a estratégia de estabilidade e a estratégia da especialização.
	
	b. 
A estratégia de mercado, a estratégia de estabilidade e a estratégia da especialização.
	
	c. 
A estratégia de nicho, a estratégia de estabilidade e a estratégia ampliada.
	
	d. 
A estratégia concentrada, a estratégia de estabilidade e a estratégia da especialização.
	
	e. 
A estratégia de nicho, a estratégia de estabilidade e a estratégia sistêmica.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: A
Comentário: as três formas mais conhecidas de estratégia de manutenção são:
— A estratégia de nicho que ocorre quando a empresa se dedica a um único produto ou serviço.
Isso acontece quando a empresa concentra seus esforços em apenas um segmento de mercado, tentando uma estratégia de reduzir seus riscos.
— A estratégia de estabilidade que se dá quando a empresa tem como objetivo primeiro equilibrar algo que está muito errado, por exemplo, o nível de estoque ou o fluxo de caixa. Essa fraqueza interna precisa ser combatida por gerar um desequilíbrio financeiro.
— A estratégia da especialização que acontece quando a organização concentra seus objetivos em liderar o mercado com seus produtos e serviços, deixando de lado tudo aquilo que não faz parte de seu objetivo principal.
	
	
	
· Pergunta 6
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Esse tipo de estratégia tem a desvantagem de não poder ser utilizada por um período longo. Não adianta sobreviver no mercado sem ter nenhuma perspectiva e expectativa a curto, médio e longo prazos. Os problemas que identificam esse tipo de estratégia são:
— O desinvestimento
— A redução de custos
Estamos nos referindo a:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Estratégia de sobrevivência.
	Respostas:
	a. 
Estratégia de vantagens competitivas.
	
	b. 
Estratégia de sobrevivência.
	
	c. 
Estratégia de ações pontuais.
	
	d. 
Estratégia de manutenção.
	
	e. 
Estratégia de movimentos funcionais.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: B
Comentário: de acordo com Thompson e Strickland (2002, p. 19):
“[...] esse tipo de estratégia deve ser adotada pela empresa quando não existe outra alternativa, ou seja, apenas quando o ambiente e a empresa estão em situação inadequada ou apresentam perspectivas caóticas.”
Esse tipo de estratégia tem a desvantagem de não poder ser utilizada por um período longo. Não adianta sobreviver no mercado sem ter nenhuma perspectiva e expectativa a curto, médio e longos prazos. Os problemas que identificam esse tipo de estratégia são:
— O desinvestimento: isso ocorre quando uma indústria deixa de fabricar uma linha de produtos e passa a fazer novos produtos que eventualmente poderiam dar maior lucratividade. Na realidade, essa situação nunca tem sucesso e a empresa passa a desinvestir, isto é, briga para se manter do jeito que ela é.
— A redução de custos: parecida com o movimento de desinvestimento, isso ocorre com a redução de funcionários, da qualidade e da diversidade dos produtos, com aumento de produtos em estoque e menor investimento em marketing. Quando a estratégia de sobrevivência não dá resultado, a solução final é fechar a empresa.
	
	
	
· Pergunta 7
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O modelo Pestel categoriza as influências ambientais em alguns fatores principais. São eles, entre outros.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Político, econômico, social, tecnológico, ambiental e legal.
	Respostas:
	a. 
Político, econômico, social, tecnológico, ambiental e legal.
	
	b. 
Político, econômico, social, ambiental e legal.
	
	c. 
Político, econômico, tecnológico, ambiental e legal.
	
	d. 
Econômico, social, tecnológico, ambiental e legal.
	
	e. 
Político, econômico, social, tecnológico e legal.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: A
Comentário: o  modelo Pestel categoriza as influências ambientais em seis fatores principais: político, econômico, social, tecnológico, ambiental e legal. Esses fatores não são independentes uns dos outros. Muitos estão conectados.
Porém, entender como os fatores do Pestel impactam e alavancam mudanças na organização é realmente o ponto inicial. Os gestores precisam entender tanto os fatoreschave alavancadores de mudança quanto o impacto diferencial dessas influências externas e os direcionadores em determinada indústria, mercado e organizações. Eles também variam de acordo com culturas e países. É muito importante que o Pestel seja usado visando ao futuro impacto dos fatores ambientais, que provavelmente serão diferentes dos fatores passados em decorrência das mudanças já ocorridas no ambiente. Quando existem muitas incertezas a respeito das mudanças futuras no ambiente, projetar cenários pode ser bem eficiente para cercar todas as possibilidades.
	
	
	
· Pergunta 8
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O processo de formação da estratégia deve ser deliberado, assim como o pensamento deve ser consciente. Consequentemente, a ação será gerada a partir da razão, de um processo de pensamento humano controlado de forma rígida.
O principal executivo da organização deve ser o responsável pela formação das estratégias, a partir de um processo deliberado de pensamento. O principal executivo é também o principal estrategista.
O modelo de formação da estratégia deve primar pela simplicidade e pela informalidade.
As estratégias devem ser únicas, tendo as melhores resultantes de um processo de design individual, de um ato criativo.
Um processo só será considerado completo quando as estratégias parecerem plenamente formuladas como perspectivas.
As estratégias precisam ser explícitas, simples.
Somente após a existência de um conjunto de estratégias únicas, simples, explícitas e totalmente formulada é que elas devem ser postas em prática 
Estamos nos referindo as 7 premissas da escola de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Design.
	Respostas:
	a. 
Design.
	
	b. 
Pensamento estratégico.
	
	c. 
Valorização estratégica.
	
	d. 
Michael Porter.
	
	e. 
Planejamento.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: A
Comentário: sete premissas são associadas à escola do design:
1 - O processo de formação da estratégia deve ser deliberado, assim como o pensamento deve ser consciente. Consequentemente, a ação será gerada a partir da razão, de um processo de pensamento humano controlado de forma rígida.
2 - O principal executivo da organização deve ser o responsável pela formação das estratégias, a partir de um processo deliberado de pensamento. O principal executivo é também o principal estrategista.
3 - O modelo de formação da estratégia deve primar pela simplicidade e pela informalidade.
4 - As estratégias devem ser únicas, tendo as melhores resultantes de um processo de design individual, de um ato criativo.
5 - Um processo só será considerado completo quando as estratégias parecerem plenamente formuladas como perspectivas.
6 - As estratégias precisam ser explícitas, simples.
7 - Somente após a existência de um conjunto de estratégias únicas, simples, explícitas e totalmente formuladas é que elas devem ser postas em prática (MINTZBERG et al., 2000).
	
	
	
· Pergunta 9
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Quando estudamos as características das escolas de pensamento encontramos uma escola que tem a seguinte orientação. De qual escola estamos nos referindo?
Essa escola de pensamento preocupa-se em prescreverum caminho ideal para a formulação da estratégia, que se dá pela adequação das capacidades internas da organização às possibilidades de seu contexto externo. Os fatores considerados para a formulação de estratégia são os ambientes interno e externo à organização, os valores, as crenças e as preferências de seus administradores.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Escola do design.
	Respostas:
	a. 
Escola do pensamento estratégico.
	
	b. 
Escola do design.
	
	c. 
Escola do planejamento.
	
	d. 
Escola do posicionamento.
	
	e. 
Escola da estratégia competitiva.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: B
Comentário: essa escola de pensamento preocupa-se em prescrever um caminho ideal para a formulação da estratégia, que se dá pela adequação das capacidades internas da organização às possibilidades de seu contexto externo.
Os fatores considerados para a formulação de estratégia são os ambientes interno e externo à organização, os valores, as crenças e as preferências de seus administradores e – é interessante notar – a responsabilidade da empresa perante a sociedade.
O processo de decisão estratégica é centralizado na cúpula da organização, o que relega outros agentes internos ou externos a um papel sem muita relevância no processo, ficando a consideração da responsabilidade social nas estratégias dependente dos valores e dos interesses do executivo principal, apesar de os autores dessa escola darem relevância ao assunto (MINTZBERG et al., 2000).
	
	
	
· Pergunta 10
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	São premissas da Escola Cognitiva:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
As estratégias emergem como perspectivas que dão forma à maneira pela qual as pessoas lidam com as informações vindas do ambiente.
	Respostas:
	a. 
A formação de estratégia é um processo cognitivo que ocorre, primeiro, na mente dos gestores.
	
	b.
As estratégias emergem como perspectivas que dão forma à maneira pela qual as pessoas lidam com as informações vindas do ambiente.
	
	c. 
A formação de estratégia é um processo de formação de valor que ocorre, primeiro, na mente dos gestores.
	
	d. 
A formação de estratégia é um processo cognitivo que acontece nos momentos de crise ou reflexão da empresa.
	
	e.
As estratégias emergem como perspectivas que dão forma à maneira pela qual as pessoas lidam com as informações vindas do público interno.
	Feedback da resposta:
	Alternativa: B
Comentário: a Escola Cognitiva é dotada de dualidade: a ala positivista enxerga o processamento e a estruturação do conhecimento como um esforço para produzir algum tipo de filme objetivo do mundo; no entanto, para a ala subjetiva, a estratégia é uma espécie de interpretação do mundo.
São premissas dessa escola:
• A formação de estratégia é um processo cognitivo que ocorre, primeiro, na mente do estrategista.
• As estratégias emergem como perspectivas que dão forma à maneira pela qual as pessoas lidam com as informações vindas do ambiente.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes