Buscar

Declarando Ponteiros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

9.3 – Declarando Ponteiros
A declaração de ponteiros é bem parecido com a declaração de variáveis. Assim como uma variável comum, ponteiros precisam ter tipos (como int, float, long) para indicar ao compilador qual o tipo de valor para o qual o ponteiro aponta. Além disso, utilizamos o asterisco * antes do nome do ponteiro, para indicar ao compilador que estamos declarando um ponteiro e não uma variável simples. A sintaxe da declaração de um ponteiro é vista abaixo:
<tipo> * <nome do ponteiro>;
Ponteiros podem ser de qualquer tipo, como int, float, long e até mesmo sem tipo (void). Abaixo temos alguns exemplos de declaração de ponteiro:
int *referencia;
float *media;
Após declarar um ponteiro, é importante atribuir o endereço que será armazenado por ele. Isto é feito utilizando o operador & para obter o endereço de uma variável. A atribuição é feita da mesma forma que atribuimos valores para uma variável. Suponha que tenhamos em um programa qualquer um ponteiro chamado “referencia” e uma variável chamada “valor”. Caso desejássemos que o ponteiro referencia armazenasse o endereço da variável valor, faríamos a seguinte atribuição:
referencia = &valor;
O programa abaixo é simplesmente o primeiro programa-exemplo deste módulo, reescrito utilizando-se um ponteiro para armazenar o endereço da variável. Note que cout exibe corretamente o endereço armazenado pelo ponteiro, da mesma maneira que exibiria uma variável:
#include <iostream>
using namespace std;
int main( )
{
int valor = 124;
int *referencia;
cout << "A variavel armazena o seguinte valor: ";
cout << valor <<endl;
cout << "A variavel esta armazenada no seguinte endereço: "; 
referencia = &valor;
cout << referencia <<endl;
system(“PAUSE > null”);
return 0;
}

Outros materiais