Buscar

REO1_AL_VITÓRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM – DEL
Disciplina: GEL154 - Aquisição da Linguagem (25A)
Professora: Raquel Marcia Fontes Martins
Discente: Vitória Caroline Rosa Prado
Curso: Letras - Português e Inglês (1º período de 2021)
REO 1: Atividade e leitura de Trask (2006) e de Del Ré (2010).
A partir da leitura de Trask (2006) e de Del Ré (2010), elaborar uma questão sobre a aquisição da linguagem e uma resposta a essa questão.
1. Considerando a leitura de Trask (2006) e de Del Ré (2010), seria possível afirmar que os chamados “estudos de aquisição da linguagem”, metodologicamente fundamentados e centralizados na organização linguística das crianças, são recentes? De acordo com os estudos em questão, de que forma é “fundamentalmente ordenado” o processo de aquisição da linguagem?
R: Para discutirmos acerca da área de Aquisição da Linguagem, é necessário, sobretudo, traçar o percurso desde às primeiras teorias linguísticas fundamentadas até aos estudos (psico)linguísticos, haja vista que a Linguística nem sempre foi formalmente uma ciência, como atualmente, e a preocupação com os fatos linguísticos infantis, só avança posteriormente. Como supramencionado em Del Ré (2010), as pesquisas em Aquisição da Linguagem tiveram início em uma dimensão histórica, em que o estudo era feito apenas entre estudiosos, que mapeavam a fala espontânea dos filhos.
Entretanto, foi só após publicações de Saussure e Bloomfield – momento do século 20 em que a Linguística se formaliza como ciência –, e eventual oposição de Chomsky a Skinner, por volta de 1957, que a Aquisição da Linguagem encontra espaço nos estudos (psico)linguísticos. Com influências da teoria gerativa de Chomsky em 1960, os estudos da Aquisição se tornam mais frequentes (TRASK, 2006). Sendo assim, nas décadas de 60 e 70, as investigações linguísticas da aquisição se formalizam e se apoiam em trabalhos de diversos linguistas, como Brown (1973), e neurologistas, como Erick Lenneberg (1960). Calcula-se, então, cerca de 60 anos desde que esses estudos se formalizaram, o que remete a uma ciência relativamente nova.
De acordo com os estudos de Aquisição da Linguagem demonstrados no escrito de Trask (2006), esse processo tem caráter “fundamentalmente ordenado”, e ocorre em forma de construção ativa por parte das crianças, as quais constroem as próprias regras gramaticais a se tornarem cada vez mais complexas. Alguns estágios do processo de aquisição também são destacados no texto, sendo o “arrulho (cooing) e o balbucio (babbling)”, “o estágio de uma palavra e o estágio de duas palavras”. Task (2006) ainda menciona que, após esses estágios, é impossível identificar outros que aparecem definidos.

Outros materiais