Buscar

Historia da Vivo revisão 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

História da Vivo. 
	A trajetória da empresa VIVO tem seu inicio em 2001 com uma estratégia comercial do grupo Telecom, de Portugal, com a empresa Telefónica, da Espanha, que já atuava no Brasil desde 1998, as empresas firmaram um acordo comercial para criar uma nova operadora de telefonia móvel no Brasil. A Telefonica deu inicio ao processo de privatização dos sistemas de telecomunicação da empresa Telebrás do estado de São Paulo, de 1988 e 2000 o grupo Telefónica adquiriu as operações de Telecomicações de São Paulo S.A. (Telesp), a companhia telefónica da Borda do Campo (CTBC), a Telesp Participações S.A. e a Centrais Telefônicas de Ribeirão Preto S.A. (CETERP), posteriormente juntamente com o contrato firmado com a Telecom foi criada a maior união entre empresas da América Latina, e a marca VIVO foi oficialmente lançada no dia 13 de Abril de 20.
	Inicialmente era oferecido os serviços de telefonia móvel, fixa e internet banda larga no estado de São Paulo, porém com a aquisição da TCO (Tele Centro-Oeste Celular) o que ampliou para 19 estados brasileiros, com o Distrito Federal, com essa aquisição a VIVO já somava cerca de 16,8 milhões de usuários.
 A empresa passou a oferecer demais serviços em 2006 quando firmou a parceria com o Grupo Abril começou a oferecer os serviços de banda larga e tv a cabo da Tevecao S.A ou TVA, na época era a segunda maior provedora brasileira de tv paga com operações nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. 
	Em 2010, a Telefónica adquiriu as ações da Vivo que pertenciam à Portugal Telecom, se tornando líder no mercado de telecomunicações no Brasil, no mesmo ano a VIVO já somava 327 milhões de clientes e estava presente em mais de 21 países.
	Em 2011, houve a alteração de nome de Telecomunicações de São Paulo S.A. (Telesp) para Telefônica Brasil S.A, e posteriormente no ano de 2012 todos os serviços da marca Telefônica Brasil foram mudados para a marca VIVO, em 15 de Abril de 2012, em todo o país os serviços de telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. 
	Em 2014, adquiriu a GVT, ampliando serviços de telefonia móvel e fixa, banda larga e TV por assinatura;.
	Em 2017, adquiriu a Terra Network Brasil S.A. com o objetivo de ampliar e integrar a oferta comercial de serviços ao cliente e alavancar o negócio de publicidade. 
	Em Dezembro de 2020, em conjunto com a Tim S.A. e a Claro S.A foi declarada vencedora do leilão de ativos para operações de telefonia móvel do Grupo Oi ficando com a maior parte das ações da empresa na disputa, obtendo 37% das ações. 
REFERENCIAS 
https://ri.telefonica.com.br/pt/a-empresa/nossa-historia Acesso em 25/09/2021
https://www.vivo.com.br/a-vivo/a-empresa/nossa-historia Acesso em 25/09/2021
https://ri.telefonica.com.br/pt/empresas-incorporadas Acesso em 28/09/2021
https://www.telefonica.com/documents/153952/145088013/Telefonica-in-numbers-FY-2018.pdf/66604eaa-0779-646f-2605-13eb1aba63cc Acesso em 29/09/2021

Outros materiais