Buscar

A importância do estudo e atualização após a formação.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A importância do estudo e atualização após a formação.
Beatriz Sarmento Ferro
Introdução
A pessoa que escolhi para entrevistar foi uma dentista de cirurgia oral menor, pelo fato de ser irmã de uma amiga próxima minha e eu admirar bastante a sua dedicação. Ao decorrer da entrevista pude perceber que ela é uma cirurgiã dentista muito aplicada em sua especialidade, sempre busca saber mais e viajar para congressos e fazer cursos. 
1- Métodos para estudo e atualização
Para nos mantermos atualizados é sempre necessário o estudo diário, para adquirir mais conhecimento e desenvolver nossas habilidades, cursos sempre são uma boa alternativa no meio. Congressos, cursos, palestras, pesquisas e participação em ligas acadêmicas são sempre positivos e uma grande influência no seu aprendizado e aprimoramento, podendo somar muitos pontos em seu futuro currículo. Manter sempre o networking que é conhecer pessoas na sua área para aumentar seus contatos e ter uma troca de conhecimento compartilhada e buscar artigos científicos que tenham conteúdo de qualidade. Procure durante a faculdade conseguir estágios ou acompanhar trabalhadores da área, buscar conhecimento com professores, pessoas mais velhas e experientes nunca é demais, uma boa opção é também a monitoria, assim é possível ajudar estudantes com dificuldade, sendo benéfico e aproveitador para ambas as partes.
2- Rotina de estudos após formação 
Continuar estudando após terminar os estudos é crucial, porém, muitas vezes a rotina exaustiva e corrida de um profissional da área da odontologia dificulta esse processo, por conta da quantidade de horas trabalhando e a quantidade de pacientes. Contudo, dar continuidade aos estudos mesmo após a formação acadêmica é o melhor caminho a ser seguido, pois, com isso é possível impulsionar a sua carreira profissional, tornando você um trabalhador com um diferencial. São diversos os progressos conquistados e você pode optar por uma pós graduação, MBA ou um mestrado, faça qualquer um mas invista sempre na sua capacitação.
3- A importância do conhecimento científico na área odontológica 
O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas. É de vital importância para aprendizagem, visto que esse conhecimento é onde estão embasadas as teorias mais relevantes sobre as questões apresentadas. Existe um ditado popular que todos falam “Conhecimento nunca é demais “ e isso é mais do que verídico o conhecimento não só ajuda a ser mais inteligente/informado, ajuda na sua própria formação como pessoa, reflete muito na sua vida tanto no presente como no futuro, difere uma forma de ver o mundo, vendo o tudo com outros olhos e em sua área de trabalho. 
4- Distribuição do tempo 
Devido a correria dos dias atuais e a divisão do tempo para cada coisa, os estudos acadêmicos geralmente é o mais prejudicado, pois exige toda a sua dedicação. Estabelecer horários para estudo é bem complicado porém necessário. Assim, é recomendado fazer um horário para estudos e segui-lo, cumprindo seu horário à risca os resultados virão. Não esqueça de dividir por importância a ordem de entrega de trabalhos, provas e seminários. 
5- Conclusão
Com base nas pesquisas do artigo e na entrevista, podemos observar que o estudo é sempre uma prioridade em nossa vida. No caso da minha entrevistada observei que ela busca sempre ir à congressos e fazer cursos, busca também artigos científicos publicados em sites da sua preferência, alcançando sempre mais conhecimento na área que atua. 
Referências
ANVERSA, Andreisi Carbone et al. Qualidade de vida e o cotidiano acadêmico: uma reflexão necessária. Cafajeste. Bras. Ter. Ocup., São Carlos, v. 26, n. 3, pág. 626-631, julho de 2018. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2526-89102018000300626&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 21 de novembro de 2020. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoao1185.
CARELLI, Maria José Guimarães; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Condições temporais e pessoais de estudo em universitários. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 2, n. 3, pág. 265-278, 1998. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85571998000300006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 21 de novembro de 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-85571998000300006.

Outros materiais