Buscar

Matrizes multidimensionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

7.5 – Matrizes Multidimensionais
Além das matrizes simples de uma única dimensão, C++ permite a criação de matrizes de múltiplas dimensões. As matrizes bidimensionais são sem dúvida as mais utilizadas e as mais úteis, pois comportam-se como tabelas com linhas e colunas. Ao declarar uma matriz multidimensional, adicionamos um conjunto de colchetes para cada dimensão extra. Entre os colchetes de cada dimensão, colocamos o número de elementos que aquela dimensão terá (ou uma variável que represente o número de elementos). Assim:
int tabela [10] [5]; //matriz bidimensional
int horas [12] [30] [24]; //matriz de três dimensões 
int minutos [12] [30] [24] [60]; //matriz de quatro dimensões
Normalmente trabalhamos no máximo com matrizes bidimensionais, mas podem surgir ocasiões onde matrizes de mais de duas dimensões sejam necessárias. Matrizes multidimensionais funcionam como matrizes dentro de matrizes. Por exemplo, uma matriz bidimensional pode ser vista como uma matriz de uma dimensão cujos elementos são outra matrizes. Esta analogia é útil para entender como é feita a inicialização dos valores de matrizes multidimensionais: inicializamos a matriz separando seus elementos por vírgulas, onde cada elemento é uma matriz individual e é inicializada da mesma forma que a matriz “principal”. Por exemplo, seja a matriz bidimensional tabela:
int tabela [2] [3] = { { 1, 2, 3} , { 4, 5, 6}};
Veja que cada “elemento” é fechado por chaves e separado por vírgulas. A mesma coisa acontece com matrizes de três dimensões, e assim por diante. O exemplo abaixo mostra a declaração de uma matriz tridimensional. Preste atenção na presença das chaves e das vírgulas separando cada elemento diferente:
int tritabela [2] [2] [2] = { {{ 9, 8}, {7,6}} , {{5, 4},{3, 2}} };
Cada elemento de uma matriz multidimensional pode ser acessado individualmente, indicando a posição exata do valor dentro da matriz. Como vimos anteriormente no caso das matrizes simples, a utilização dos laços condicionais facilita o acesso aos vários elementos de uma matriz. No caso das matrizes multidimensionais, utilizamos laços aninhados para acessar cada dimensão de uma vez. O programa abaixo declara a matriz tridimensional que vimos anteriormente e utiliza uma sucessão de laços for aninhados para exibir a matriz na tela.
#include <iostream>
using namespace std;
int main()
{
int tritabela [2] [2] [2] = {{{ 9, 8}, {7,6}},{{5, 4},{3, 2}}};
for (int i = 0; i < 2; i++) {
for (int j = 0; j < 2; j++) {
for (int k = 0; k < 2; k++) {
cout << tritabela[i][j][k]<<" ";
}
cout<<endl;
}
cout<<endl;
}
system("PAUSE > null");
return 0;
}

Outros materiais