Buscar

RESENHA CRÍTICA - 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Aluna: Maria Natalia 
Saúde, Educação e Sociedade 
RESENHA CRÍTICA
O QUE É SOCIOLOGIA?
 A sociologia é uma forma de manifestar pensamentos, para que essa ciência surgisse, houve várias tentativas de pensadores para compreender as situações do dia-a-dia.
 Um filósofo que se destacou na busca da construção de uma área do conhecimento totalmente voltada aos estudos dos fenômenos sociais, foi o filósofo francês Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798-1857). O mesmo acreditava que as sociedades deveriam ser alvo de uma abordagem propriamente científica. 
 Através desse método, Comte acreditava que seria capaz de entender as normas e as regras gerais dos fenômenos naturais. O que daria o poder de intervir e resolver os problemas sociais e assim solucioná-los. Comte chamou essa nova ciência de sociologia. 
 Um importante advento para o surgimento da Sociologia foram as revoluções, tais como a industrial e a francesa. Pois através delas instalou-se uma sociedade capitalista.
 A palavra sociologia tem origem etimológica na fusão de dois termos: societas, que significa sociedade, e logos, que significa estudo. Portanto, pode-se dizer que a Sociologia é a ciência que estuda as formas de convivência humana. Além disso, ela também estuda as relações sociais e as formas de associação. 
 É uma ciência social que considera tanto as interações que ocorrem na vida em sociedade, envolvendo tanto o estudo dos grupos como dos fatos sociais. Das divisões em classes e camadas, mobilidade social e interações entre pessoas e grupos que a constituem.
 Em resumo, a sociologia é nada mais que a ciência que estuda a sociedade através da observação do comportamento humano no dia-a-dia e ao longo dos anos.
 Pois, a sociologia é uma ciência social e por isso ela difere das ciências naturais, sendo as ciências sociais métodos que empregam processos quantitativos e de observação. Já as naturais empregam métodos precisos – tais como: Cálculo, previsibilidade e demonstrações.
 A sociologia é dividida em Geral e Especial. A geral cuida da teoria sociológica e a Sociologia Especial, pode ser entendida como o estudo das categorias específicas de fatos sociais que interferem na forma de conduzir as pessoas individual e coletivamente. Assim, temos a Sociologia do Direito, da Economia, da Política e da Odontologia.

Outros materiais