Buscar

Exercício Terapêutico: Adaptação e Metas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Para o individuo adquirir aptidão física, os sistemas orgânicos ou fisiológicos devem ser submetidos a cargas e esforços que provoquem adaptações. Isto é, provoca um esforço por meio do qual o organismo é obrigado a responder aos estímulos para se adaptar. 
O corpo reage as cargas e sobrecargas que lhe são impostas, quando existem uma diminuição de sobre carga, como na ausência de sustentação de peso, na permanência prolongada no leito, ausência de tração muscular, inatividade, tudo isso vai causar prejuízos mecânicos para as estruturas, podem levar a degenerações, deformidade e ate lesão. O excesso de sobrecarga também pode causar dor e disfunções do sistema musculoesquelético, ou uma deformidade óssea em pacientes com comprometimento neurológico, 
O ideal é sempre buscar um equilíbrio para que os sistemas sejam sobrecarregados de forma adequada. 
Exercício terapêutico
É o treinamento sistemático e planejado de movimentos corporais, posturais ou atividades físicas para tratar ou prevenir comprometimentos, melhorar, restaurar ou aumentar função física, evitar ou reduzir fatores de risco e otimizar o estado de saúde geral, o preparo físico ou sensação de bem-estar. 
Para o paciente progredir ate o resultado funcional desejado é preciso um programa graduado que aborde as funções ao nível de sua perda ou limitação. Ex.: pacientes do pós-operatório. 
 
Restaurar a função pode envolver todos esses fatores, ou parte deles. 
Metas do exercício terapêutico 
As metas do exercício terapêutico devem ser restaurar, força, resistência, mobilidade e flexibilidade, estabilidade, relaxamento, coordenação e equilíbrio e habilidades funcionais. 
Força 
É a habilidade que um musculo tem para desenvolver tensão e forca resultantes em um esforço máximo, tanto dinâmica quanto estaticamente, em relação as demandas feitas a ele. 
Resistencia 
A resistência é necessária para o desempenho de tarefas motoras repetitivas na vida diária e na manutenção de uma atividade funcional. Ex.: andar ou subir escadas. 
Mobilidade e flexibilidade
Para o desempenho das atividades funcionais é necessário mobilidade dos tecidos moles e articulações. Se o movimento de alguma parte do corpo é restringido, ocorre encurtamento adaptativo (retração). 
Estabilidade
Refere-se a coordenação do sistema neuro muscular de modo a prover uma base estável para sobreposição de movimentos ou atividades funcionais. 
Relaxamento 
Refere-se a um esforço consciente para aliviar a tensão no musculo. Através do exercício um individuo pode controlar ou inibir tensões musculares prolongadas. 
Coordenação 
Refere-se a habilidade para usar os músculos certos na hora certa e com sequenciamento e intensidade apropriada. 
Equilíbrio 
Refere-se a habilidade para manter o centro de gravidade sobre a base de apoio, geralmente quando se está em pé. Pode ser estático ou dinâmico, e envolve uma combinação de estabilidade e mobilidade. 
Habilidades Funcionais
Refere-se a variedade de habilidades motoras necessárias para funcionar independentemente em todos os aspectos da vida diária. 
Modelo de tratamento – esquema

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes