Buscar

Farmacologia - anestésicos locais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Suzana Queiroz – T5C
ATIVIDADE FARMACOLOGIA – ANESTÉSICOS LOCAIS
Paciente procura dentista com queixa de dor constante no terceiro molar superior direito. Após avaliação do profissional, foi indicada a cirurgia de extração do dente. Ao iniciar o procedimento, o dentista considerou a Lidocaína subcutânea por injeção do fármaco próximo aos plexos ervosos, como anestésico de escolha para realização da cirurgia. Adicionalmente, aplicou doses de epinefrina (s.c). Baseado no caso clínico e no gráfico abaixo, justifique a terapia abordada:
a. A utilização de vasoconstritores como a epinefrina pode aumentar o T1/2 vida dos anestésicos locais por estes competirem pelo mesmo sítio de ligação em proteínas plasmáticas, resultando no aumento da fração livre dos anestésicos.
b. A utilização de vasoconstritores como a epinefrina pode diminuir o T1/2 vida dos anestésicos locais pelo aumento da perfusão sanguínea local e redução os efeitos colaterais sistêmicos.
c. A utilização de vasoconstritores como a epinefrina pode aumentar o T1/2 vida dos anestésicos locais por inibição das enzimas responsáveis pela metabolização destes fármacos.
d. A utilização de vasoconstritores como a epinefrina pode aumentar o T1/2 vida dos anestésicos locais por diminuição a perfusão sanguínea local e consequente redução dos efeitos colaterais sistêmicos.
Uma mulher de 25 anos de idade está realizando tratamento para uma laceração do antebraço. A anestesia local é usada antes da sutura. Uma reação alérgica pode ocorrer mais provavelmente com qual dos seguintes anestésicos locais? 
Bupivacaína.
Lidocaína.
Prilocaína.
Procaína.
O potencial anestésico da bupivacaína ocorre através do: 
Bloqueia canais de sódio voltagem dependente, impedindo a propagação da despolarização celular.
Bloqueia canais de potássio voltagem dependente, potencializando a hiperpolarização celular.
Bloqueia canais de cálcio voltagem dependente, impedindo a propagação da despolarização celular.
Bloqueia canais de cloro voltagem dependente, potencializando a hiperpolarização celular.
 
Qual dos seguintes agentes é frequentemente combinado com anestésicos locais para impedir a sua distribuição sistêmica a partir do local de injeção? 
Ácido
Dopamina
Adrenalina
Ácido y-aminobutírico (GABA)
 
A ação anestésica local é resultado de bloqueio do movimento de qual dos seguintes canais iônicos? 
Cálcio
Cloreto
Potássio
Sódio
 
 
Os anestésicos locais, quando utilizados para o controle da dor, diferem de maneira importante da maioria das outras substâncias comumente utilizadas na odontologia. Praticamente todas as outras substâncias precisam entrar no sistema circulatório em concentrações suficientemente altas para poder começar a exercer uma ação clínica. Os anestésicos locais, entretanto, quando utilizados para o controle da dor, deixam de exercer efeito clínico quando são absorvidos do local de administração para a circulação. Um fator primordial envolvido no término de ação dos anestésicos locais utilizados para o controle da dor é sua redistribuição da fibra nervosa para o sistema cardiovascular. Considerando as informações e os anestésicos locais, avalie as afirmações a seguir.
I. A potência dos anestésicos locais é aumentada nos tecidos inflamados.
II. Os anestésicos locais bloqueiam de modo irreversível a condução do impulso nervoso.
III. Os anestésicos locais como a lidocaína, bupivacaína e prilocaína atuam no bloqueio do modo reversível a geração e condução do impulso nervoso.
Estão corretas: 
I e III.
II e III.
Apenas II
I, II e III.
Apenas III
Paciente G.N.S, 46 anos procura atendimento médico devido a um abscesso cutâneo (foto). Relata que o mesmo vem aumentando nos últimos dias e que sente dor em queimação constante, o que vem comprometendo a sua concentração no trabalho e que a noite a dor se intensifica mais o que também impossibilita dormir adequadamente. Assim, opta-se por realizar uma incisão no local e uma drenagem, sem a utilização de anestésicos locais. A conduta médica foi:
Errada. É fundamental utilizar anestésicos locais para diminuir o desconforto do paciente, e se necessário for pode aumentar a dose do anestésico até o que paciente não tenha mais sensibilidade na região.
Errada. É fundamental utilizar anestésicos locais e nesse caso como há inflamação deveria ser utilizado um anti-inflamatório em associação para diminuir o desconforto do paciente e evitar a ionização do fármaco.
Certa. A região a ser drenada está inflamada (ácida) e nesse caso o anestésico local que apresenta carater básico seria ionizado e assim teria sua permeabilidade alterada, não conseguindo chegar ao sitio de ação.
Certa. A região a ser drenada está inflamada (ácida) e nesse caso o anestésico local que apresenta carater ácido seria absorvido muito rapidamente e aumentaria o risco de uma intoxicação.

Continue navegando