Buscar

Proxêmica: O Espaço Pessoal e Territoriedade

Prévia do material em texto

PRÔXEMICA
Espaço físico utilizado pelo homem para comunicar suas interações interpessoais. A distância mantida entre as pessoas depende de normas culturais, circunstâncias, grau de afinidade e sociabilidade. 
Há dois conceitos importantes que precisam ser destacados com relação à proxêmica: espaço pessoal e territoriedade 
TIPOS DE DISTÂNCIA:
Para o antropólogo Edward Hall há quatro tipos:
Pública – de 4 a 9 metros: tom de voz é em estilo formal, e o contato visual é opcional
Social - de 70cm a 4 metros: pormenores do rosto são despercebidos, ninguém toca ou espera ser tocado, é a que ocorre em reuniões informais. 
Pessoal: de 40cm a 1,20 metros: o contato físico é possível, expressão facial é nítida, calor corporal é despercebido, tom de voz moderado. 
Íntima: 15 a 50cm: há contato direto, o cheiro, calor do corpo, ritmo da respiração, hálito são percebidos com nitidez, tom de voz baixo.
CUIDADOS IMPORTANTES:
Na atividade profissional do enfermeiro, há necessidade de se manter uma distância íntima em relação ao cliente, mas deve-se ter cuidado para não invadir o espaço pessoal dele. 
ESPAÇO PESSOAL
Representa o quanto o corpo de uma pessoa aguenta a proximidade de outra pessoa. Seria uma espécie de “bolha invisível” que existe ao redor de cada indivíduo e varia de acordo com o tipo de relação a ser mantida (íntima ou superficial). Varia de acordo com as experiências de proximidade e afastamento que o sujeito teve ao longo de sua vida. 
O enfermeiro deve respeitar os sinais emitidos pelo cliente de avanço ou recuo no que tange ao espaço individual dele. 
A invasão do espaço pessoal provoca reações como afastamento e interposição de barreiras, tanto físicas quanto emocionais. 
No entanto, não aproximar-se do cliente também causa sensações desagradáveis de solidão e isolamento. O respeito a este espaço e seus limiares pode significar uma maior interação, humanização e conforto na comunicação e relacionamento com ele.  
Formas de invasão do espaço pessoal:
Violação: observar um procedimento sem avisar ao cliente.
Invasão: sentar no leito ou colocar a bandeja de medicação na mesa de cabeceira.
Contaminação: esquecer o termômetro ou aparelho de PA no cliente.
Territoriedade
É a área que o indivíduo reinvindica como sua, defendendo-a de outros. É importante destacar que esta área não é fixa: onde quer que o sujeito esteja ele delimita um território. São quatro as funções básicas do território: segurança, privacidade, autonomia e identidade.

Continue navegando