Buscar

causas acidose e alcalose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Possíveis causas para ACIDOSE SANGUINEA:
Causada por qualquer fator que reduza a ventilação pulmonar, aumenta a concentração de CO2(aumenta H+ e diminui pH) resultando em acidose respiratória.
Acidose metabólica
A acidose metabólica é a acidez excessiva do sangue caracterizada pela concentração patologicamente baixa de íons bicarbonato (HCO3) no sangue. Quando um aumento do ácido supera o sistema tampão do pH do corpo, o sangue pode tornar-se realmente ácido (pH menor que 7) e provocar um sério desequilíbrio homeostático.
Mecanismos de compensação:
 Respiração mais profunda e rápida: o organismo tenta livrar o sangue do excesso de ácido reduzindo a quantidade de dióxido de carbono. Os rins tentam excretar mais ácido através da urina.
Quando estes dois mecanismos não conseguem estabelecer a homeostase e o corpo continua a produzir ácido em demasia, instala-se um quadro de acidose grave e, em última instância, o coma.
Podem ser agrupadas em três categorias principais:
1 - Aumento da quantidade de ácido no organismo pela ingestão de um ácido ou de uma substância que, ao ser metabolizada, transforma-se em um ácido. • álcool de madeira (metanol) e os anticongelantes (etileno glicol). Doses muito elevadas de aspirina (ácido acetilsalicílico), paraldeído, acetazolamida ou cloreto de amônio
2 - Produção de quantidades maiores de ácido através do metabolismo (aumento da produção endógena, redução da excreção) • Insuficiência renal • Acidose tubular renal (uma forma de malformação renal) • Cetoacidose diabética • Acidose lática (acúmulo de ácido lático)
3 - Perda de base (bicarbonato). • Perda gastrintestinal (fístula digestiva, diarréia), perda urinária (acidose tubular.
�
Possíveis causas para ALCALOSE SANGUINEA:
Alcalose metabólica é uma condição metabólica na qual o pH do sangue está elevado acima da faixa normal. Geralmente é resultado de uma concentração diminuída de ion hidrogênio, levando a concentrações aumentadas de bicarbonato. Pode ser alternativamente um resultado direto de concentrações elevadas de bicarbonato.
Causas
Existem quatro causas principais de alcalose metabólica.
Elas podem ser divididas em duas categorias, dependendo dos níveis de cloro na urina. 
Responsiva ao cloro (>10 mEq/L)
Perda de ions hidrogênio - Mais freqüentemente ocorre através de dois mecanismos, via vômito ou via renal 
O ato de vomitar resulta na perda de ácido clorídrico do conteúdo estomacal, o que consome íons hidrogênio, elevando o pH do sangue.
As perdas renais de ions hidrogênio ocorrem quando a aldosterona em excesso induz a retenção de sódio e conseqüentemente a excreção de hidrogênio.
Alcalose de contração - Resulta de uma perda de água no espaço extracelular que é pobre em bicarbonato, tipicamente através do uso de diuréticos. Já que a água é perdida enquanto o bicarbonato é retido, a concentração de bicarbonato aumenta o pH sanguíneo.
Resistente ao cloro (>20 mEq/L)
Retenção de bicarbonato.
Mudança dos ions hidrogênio para o espaço intracelular - Visto na hipocaliemia. Devido à concentração baixa de potássio extracelular, o potássio sai das células. Para manter a neutralidade elétrica, o hidrogênio entra nas células, aumentando o pH sanguíneo.
Agentes alcalóticos - Agentes alcalóticos, como o bicarbonato (administrado em casos de úlcera péptica ou hiperacidez) ou antiácidos, administrados em excesso podem levar a uma alcalose.

Outros materiais