Buscar

OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DA ATIVIDADE EMPRESARIAL NOS DIVERSOS RAMOS DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DA ATIVIDADE EMPRESARIAL NOS DIVERSOS RAMOS DO DIREITO
Uma atividade consiste em atos, guiados por um mesmo objetivo. Como diria o Professor de Direito Administrativo, o Mestre Tunico Vieira da Universidade Metodista de São Paulo: “não confunda o ato com a atividade; a pessoa com a instituição”. Quando falamos de atividade empresarial não é diferente, esta consiste de atos comerciais promovendo a circulação de serviços ou bens, praticados com habitualidade por uma empresa, cujo objetivo sempre é o lucro.
Diante disso, importante dizer, que a atividade empresarial esta ligada a diversos ramos do direito, isto pois, a estrutura de governo adotada no Brasil é o capitalismo. Sendo assim, as atividades empresariais geram ou podem gerar consequências das quais cuidam os diversos ramos do direito, devendo esses ramos do direito preverem direitos e obrigações às atividades empresariais e inclusive a responsabilização destes atos se violados algum dispositivo legal. 
Há uma Lei vigente específica que regulamenta as atividades comerciais, é o Código Comercial de 1850, todavia o Direito Comercial ultrapassa as barreiras e atinge outras esferas, abrangendo outros ramos, devendo ser regulados em códigos específicos para cada tipo de relação. Entre os ramos do Direito que regulamentam as atividades empresariais, se destacam, o Direito Civil normatizado por meio do Código Civil de 2002 e outras leis de regulamentação de caráter e consequência civil (Lei de Direitos Autorais, Lei de Direitos do Consumidor, por exemplo). Outro Ramo do Direito que regulamenta os atos empresariais é o Direito do Trabalho, que estabelece direitos e obrigações entre a relação de empregado e empregadores.
Há também que se falar do Direito Tributário, do qual estabelece regras a respeito da tributação dos atos empresariais em beneficio do Estado.
 No que se refere ao Direito Administrativo, este regula a inscrição, registro e controle das sociedades. No âmbito do Direito Previdenciário e securitário (relação civil), encontram-se as relações das empresas que prestam assistência médica, seguro de vida e previdência privada e o segurado. O Direito Penal estabelece a responsabilização penal do agente que pratica um fato típico e antijurídico. Não é Diferente as Leis de proteção Ambiental, que estabelecem limites nas atividades empresariais visando a proteção do Meio Ambiente, patrimônio publico e universal.

Outros materiais