Buscar

167704

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LIPÓLISE
É a degradação do triacilglicerol, armazenado principalmente no tecido adiposo (= hidrólise do triacilglicerol por ação da enzima lipase). 
ÁCIDOS GRAXOS ( circulação (junto com albumina sérica) ( tecidos (oxidação (fígado, coração, rim, músculo, pulmão, testículo e o próprio tecido adiposo)
GLICEROL (circulação ( fígado ( gliconeogênese (período de jejum) ou via glicolítica ou da ressíntese de triacilglicerol (período pós-prandial).
(-OXIDAÇÃO DE ÁCIDOS GRAXOS
Catabolismo de ácidos graxos produzindo acetil CoA. É uma rota ativa no período de jejum. Os ácidos graxos (cadeia longa) são ativados a acil-CoA (= ác.graxo ativado) no citosol (ação da enzima acil-CoA-sintase (membrana externa da mitocôndria)e depois penetram na mitocôndria (atravessam a membrana externa e precisam da carnitina para serem transportados na membrana interna) onde são oxidados. O produto da oxidação completa dos ácidos graxos até CO2 e H2O é 9 kcal/g de gorduras. 
Transporte do ácido graxo na mitocôndria
Uma vez que a (-oxidação ocorre na matriz mitocondrial, o ácido graxo deve ser transportado através da membrana mitocondrial interna, geralmente impermeável à coenzima A. A carnitina transporta o grupo acil do citosol à matriz mitocondrial. 
Na ( oxidação o ácido graxo em sua forma ativada (acil-CoA ou Acil-CoAgraxa) sofre a remoção de 2 carbonos, originando: NADH, FADH2 e acetil-CoA a cada ciclo de ( oxidação.(palmitato= 16 carbonos= 7 quebras ou voltas no ciclo de ( oxidação (7NADH, 7 FADH2e 8 acetilCoA) ( rendimento total de 106 ATPs.
NADH e FADH2 ( convertidos em ATP na fosforilação oxidativa.
Acetil-CoA ( ciclo de Krebs 
CETOGÊNESE
É a síntese de corpos cetônicos (acetoacetato, (-hidroxibutirato e acetona), ocorre nas mitocôndrias do fígado, quando quantidades excessivas de ácidos graxos estão sendo oxidadas e a disponibilidade de glicose é limitada, como no jejum prolongado e na cetoacidose diabética. A síntese dos corpos cetônicos é inibida quando um excesso de carboidratos está disponível.
No momento do jejum prolongado ou diabetes o oxalacetato (ciclo de Krebs) está desviado para a gliconeogênese e não se condensa com o Acetil-CoA. O Acetil-CoA resultante da ( oxidação (não conseguindo entrar no CK no fígado) é convertido em corpos cetônicos e cai na circulação sanguínea. Os tecidos extra-hepáticos (músculos, cérebro, coração,etc) convertem os corpos cetônicos em Acetil-CoA que entra no CK levando à produção de ATP.
A acetona (corpo cetônico) é enalada quando o indivíduo fala (saindo do fígado e caindo na circulação vai para os pulmões).
Dulce M Daltro

Outros materiais