Buscar

CCJ0005-WL-LC-Seminário Partidos Políticos

Prévia do material em texto

Seminário: Partidos Políticos
Roteiro:
	Segundo a Lei 9.096/95 (dos Partidos Políticos), Partido político, é uma pessoa jurídica de direito privado, e destina-se a assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e a defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal.
Conceito
	
“O partido político é uma associação de cidadãos, chamados “membros do partido”, que se reúnem em torno de um mesmo ideal na condução do governo ou doutrina, visando alcançá-lo por meio de um plano de ação governamental ou programa, mediante o apoio da população, seja como militantes auxiliares na propaganda do partido, seja simplesmente como simpatizantes ou apoiadores morais, econômicos ou intelectuais, seja como eleitores, e que tem por função exprimir e organizar as vontades populares na busca do poder”. (DE CICCO, 2011, p.109)
Características:
Associação de pessoas; 
Organizadas estavelmente;
Unidas por ideologias ou interesses comuns
Finalidades: 
Assegurar a autenticidade do sistema representativo; 
Defender os direitos humanos fundamentais
Objetivos:
Influenciar a opinião popular;
Exercer orientação política do país 
	Com efeito, as agremiações partidárias buscam preparar cidadãos para ocupar cargos públicos eletivos e aproximar a vontade do povo à formação da vontade política do Estado.
	No Brasil, assumem um papel de suma importância, pois não se admite candidaturas avulsas. Exercem ainda a função fiscalizadora, protegendo a democracia e os direitos fundamentais.
	Nessa organização de pessoas unem-se cidadãos que possuem os mesmos ideais, valores, anseios, e, por meio dessa associação privada, buscam acessar cargos políticos com a finalidade de ver a instrumentalização políticas de suas vontades. 
	A Constituição da República Federativa do Brasil trás as regras elementares acerca dos partidos políticos no art. 17. Tem-se também a lei nº 9.096/1995, denominada Lei dos Partidos Políticos.esse diploma legislativo regulamenta as disposições constitucionais acerca dos partidos políticos e a filiação partidária.
DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS
	A Constituição dispõe que os partidos podem criar-se, fundir-se e incorporar-se livremente, sem qualquer intervenção do Estado. O partido, por ser uma pessoa jurídica de direito privado, não sofre ingerências por parte de órgãos públicos.
	Contudo, o exercício dessa autonomia sofre certas restrições constitucionais:
Caráter nacional – é vedada a criação de partidos políticos regionais ou somente locais. Para ter o deferimento de seu registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido político deverá ter abrangência nacional.
Proibição de recebimento de recursos financeiros de entidades ou governo estrangeiros ou de subordinação a estes – por essa norma, busca-se evitar que o partido político venha a defender interesses de outras nações ou organizações estrangeiras.
Prestação de contas à Justiça Eleitoral – os partidos políticos devem manter escrituração contábil e demonstrar as receitas e despesas. 
Funcionamento parlamentar de acordo com a lei – 
É vedada a utilização pelos partidos políticos de organização paramilitar - 
 Os partidos políticos é a mais importante instituição para o funcionamento de governos democráticos. Porque ... (importância)
Histórico
Breve histórico, (será tema de aula futura)
Princípios
Liberdade
Autonomia
Democracia
Fidelidade
Arcabouço legal
Art. 17 da CF/88
Lei 9.096/95 Partidos políticos
Exemplos (fundamentos, doutrinas, teses)
PT
PSB
PSDB
PV
Sistemas partidários 
Unipartidarismo
O que é? Como é? (há democracia?)
Exemplo de países que adotam esse modelo
Antiga União Soviética (1917-1991)
República Popular da China 
República socialista de Cuba
Bipartidarismo
O que é? Como é? (há democracia?)
Exemplo de países que adotam esse modelo
???
O Brasil Império (1822 a 1889): Partido Liberal e o Partido Conservador.
EUA é pluripartidário (teoria) ou bipartidário (prática)
Pluripartidarismo
O que é? Como é? (há democracia?)
Exemplo de países que adotam esse modelo
Brasil desde a redemocratização.
???

Outros materiais

Perguntas Recentes