Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Apresentação
Seja bem-vindo(a) à quinta seção! Esta seção trata especificamente da atuação do Certificador nos dias de aplicação. Aqui você vai entender o quanto o trabalho do Certificador é importante para a realização do Enem 2021. 
Este ano o Certificador da RNC atuará na aplicação das provas do Enem impresso ou do Enem digital. Fique atento, pois as demandas serão geradas para as duas modalidades e, ao aceitar uma demanda, o Certificador deverá estar ciente das especificidades da modalidade aceita.
Ao final desta seção, você será capaz de:
Reconhecer a importância em ser um Certificador do Inep.
Identificar aspectos importantes para a atuação do Certificador.
Conhecer os instrumentos e as ações do Certificador.
 Visando preservar a saúde e a segurança de todos os colaboradores e participantes do Enem 2021, você terá acesso a medidas especiais de prevenção à Covid-19 em todas as seções deste curso, sinalizadas pelo ícone a seguir.
Prevenção à Covid-19
Utilização de máscara, cobrindo o nariz e a boca, por todos os colaboradores e participantes desde a entrada até a saída do local de aplicação, devendo os colaboradores substituírem a proteção a cada 3 (três) horas.
Higienização das mãos com álcool em gel antes e depois de ter contato com objetos ou materiais administrativos.
Distanciamento social de 1,5 metros.
Atenção! Os colaboradores com sintomas da Covid-19 não poderão atuar no local de aplicação nos dias do Exame.
Acesse aqui o arquivo completo com as ORIENTAÇÕES GERAIS DE PREVENÇÃO À COVID-19 para exames do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Tópico 1:
Certificador do Inep
Para ser um Certificador, é preciso que o profissional seja comprometido, responsável e tenha ética e profissionalismo, pois estará representando o Inep junto às Instituições Aplicadoras nos locais de aplicação.
Ao olharem para o Certificador, as pessoas estarão formando uma imagem a respeito do próprio Inep. O Certificador deve estar atento à sua apresentação pessoal e postura ética nos dias de atuação.
Uma qualidade marcante do Certificador é a capacidade de se ater aos detalhes, conseguindo, assim, observar todos os procedimentos durante a aplicação e verificar a conformidade com o que foi definido pelo Inep.
A presença do Certificador no local de aplicação, em alguns casos, pode ser vista com receio, pois os integrantes da Equipe de Aplicação sabem que serão observados.
Caso ocorra alguma situação de desconforto com o Coordenador de Local ou outro integrante da Equipe de Aplicação, o Certificador deve permanecer calmo e manter o equilíbrio emocional.
O Certificador deve ficar atento pois seu comportamento também estará sendo observado e a Equipe de Aplicação é orientada a reportar ao Inep quando houver conduta indevida do Certificador.
O Certificador não pode interferir no trabalho do Coordenador de Local e da Equipe de Aplicação, solicitar realização ou alteração de procedimentos, ou impedir algo errado, mas apenas registrar no Relatório de Certificação conforme o fato ocorrido.
1.1 Certificação de procedimentos
Todos os procedimentos certificados e validados serão registrados no Relatório de Certificação (RC) que será disponibilizado para as duas modalidades do Enem 2021: RC — Enem impresso e RC — Enem digital. O Certificador preencherá o Relatório de Certificação conforme a modalidade do Enem em que atuará. A partir dessas informações, o Inep acompanhará todas as ações realizadas nos locais de aplicação.
Em 2021, o APP da RNC não estará disponível. O Certificador utilizará o navegador do celular para acessar o Sistema web RNC em http://certificadores.inep.gov.br e enviar as respostas do Relatório de Certificação. Atualize o navegador do seu celular. Instale os navegadores Chrome e Mozilla.
Dentre os procedimentos certificados, destacam-se os relacionados ao cumprimento do horário de Brasília – DF, ao sigilo e à segurança dos malotes com:
  Cadernos de Questões no Enem impresso.
  Pen drives, Folhas de Redação e de Rascunho no Enem digital.
 
Na certificação dos procedimentos de aplicação, o Certificador atuará de duas formas distintas:
Certificação de procedimentos: verificar o cumprimento, na presença do Coordenador de Local, dos procedimentos relacionados aos malotes conforme as orientações do Inep: entrega pelos Correios (Enem impresso); apresentação (Enem digital); integridade; guarda; abertura e devolução.
Validação de procedimentos: validar, a partir da observação e em conversa com o Coordenador de Local após o início das provas, no Enem impresso ou digital, a realização de procedimentos relacionados à Equipe de Aplicação, questões operacionais, recepção e atendimento de Participantes.
O Certificador atuará na verificação e validação dos procedimentos e não como o responsável pela aplicação do Exame!
Portanto, não pode fazer qualquer interferência na aplicação e deve evitar conversas aleatórias com os integrantes da Equipe de Aplicação para não atrapalhar a execução dos procedimentos. 
A responsabilidade da capacitação da Equipe de Aplicação e da aplicação das provas é das Instituições Aplicadoras representadas pelo Coordenador do Local.
1.2 Instrumentos do Certificador nos dias de atuação
Os instrumentos utilizados pelo Certificador no(s) dia(s) de atuação são:
Ofício de Identificação
Documento oficial fornecido pelo Inep para identificação do Certificador que deve ser entregue ao Coordenador de Local no mesmo momento em que apresentar seu documento de identificação original válido com foto.
Carta de Apresentação 
Documento que deve ser lido pelo Certificador para o Coordenador de Local após a sua identificação. O objetivo deste documento é o alinhamento das informações relativas à atuação do Certificador.
Guia do Certificador 
Documento que contém todas as informações referentes à atuação do Certificador e o cronograma das atividades realizadas pelo Coordenador de Local.
Relatório de Certificação 
Documento para o registro das informações sobre os procedimentos certificados e validados pelo Certificador. Essas informações devem ser repassadas pelo Certificador para comprovação da sua atuação por meio eletrônico ao Inep via Sistema web RNC em http://certificadores.inep.gov.br.
O Certificador deve de levar o Relatório de Certificação impresso no(s) dia(s) da sua atuação e estar preparado para superar qualquer problema tecnológico. É um instrumento de trabalho do Certificador e deve ficar com ele. Não pode entregá-lo ao Coordenador de Local ou outro integrante da Equipe de Aplicação ao final de sua atuação.
É proibido ao Certificador tornar público, em qualquer meio de comunicação ou rede social, os instrumentos de atuação acima apresentados, preenchidos ou não, pois a divulgação desses documentos compromete a segurança e o sigilo dos procedimentos de aplicação das provas.
O Certificador pode ser demandado para 1 (um) ou 2 (dois) dias de atuação. A ocorrência de demanda para um dia não significa obrigatoriedade de nova demanda para o segundo dia (item 8.22 do Edital nº 38/2021).
Todos os documentos deverão ser impressos pelo Certificador, para cada dia de atuação, depois do aceite da demanda no Sistema web RNC em http://certificadores.inep.gov.br.
Veja, a seguir, o tutorial com o passo a passo para o download dos documentos e envio das respostas pelo Relatório de Certificação.
· Os documentos estarão disponíveis nas vésperas do(s) dia(s) de atuação.
· No(s) dia(s) de atuação, o ícone Responder Relatório de Certificação será habilitado para o envio das informações coletadas.
· O Certificador deve imprimir e levar o Relatório de Certificação no(s) dia(s) de atuação.
· Caso haja algum problema com o Sistema web RNC para o envio das informações, utilizar o Relatório de Certificação impresso para coletar as informações durante a sua atuação e transferir as respostas para o Sistema web RNC logo que possível.
1.3 Lembretes para o Certificador 
Levar as 3 (três) máscaras e o álcool em gel.
Lembre-se! O Certificador deverá estar com 4 máscaras ao chegar aolocal de aplicação: 1 (uma) no rosto e mais 3 (três) sobressalentes para as trocas programadas às 11h30, 14h30 e 17h30. Esse procedimento será igualmente adotado pela Equipe de Aplicação no dia da atuação in loco.
Portar smartphone sempre carregado (levar o carregador) e relógio sincronizado com o horário de Brasília-DF.
Vestir-se adequadamente com roupas confortáveis e discretas e sapatos que não causem ruídos.
Evitar o uso de decotes e roupas muito justas.
Comunicar-se sempre com polidez e discrição.
Ser educado e gentil ao dirigir-se às pessoas.
Ser discreto, fazendo com que a sua presença seja notada o mínimo possível pelos colaboradores que estão trabalhando.
Previous
Manter uma postura neutra, sem interferir nos procedimentos observados.
Previous
Evitar discussões desnecessárias que possam levar a conflitos durante sua atuação.
Evitar expor-se desnecessariamente ou colocar os responsáveis pela aplicação em situação de constrangimento.
Previous
Na ocorrência de evento que possa comprometer e colocar em risco a aplicação do Exame, comunicar-se imediatamente com o Inep por meio do número 0800616161, identificando-se como Certificador.
Não entrar na(s) sala(s) de aplicação das provas (Enem impresso) ou no(s) laboratório(s) de informática (Enem digital).
Não abrir porta(s) de sala(s) de provas (Enem impresso) ou de laboratório(s) de informática (Enem digital).
Levar lanches e almoço.
Cadastrar as ocorrências que fujam do padrão, ou seja, situações que sejam excepcionais nos dias de aplicação das provas. Será permitido o uso de celular para contato com o Inep.
Faça aqui o download do arquivo com o passo a passo para o cadastro de ocorrências.
É proibido o uso de celular em conversas aleatórias ou redes sociais. Em caso de emergência, o Certificador deve procurar um local reservado para atender a chamada e com tom de voz baixo para não atrapalhar a execução dos procedimentos. 
Lembre-se que a Equipe de Aplicação é orientada a reportar ao Inep os casos de conduta indevida do Certificador.
1.4. Organização dos materiais antes do dia de atuação
O Certificador deve organizar todos os materiais ANTES do dia da sua atuação!
Fazer um check list para organizar todos os itens com antecedência.
Documentos
  Ofício de Identificação
  Carta de Apresentação
  Documento de identificação original, válido com foto
  Guia do Certificador
  Relatório de Certificação impresso
Materiais
  4 máscaras
  Álcool em gel
  Smartphone com bateria carregada
  Carregador para o smartphone
  Relógio ajustado com o horário de Brasília-DF
Outros
  Lanche(s)
  Almoço
  Água
  Medicamentos de uso pessoal
  Escova e pasta de dente
Tópico 2:
Atividades que serão certificadas
As atividades do Certificador estão divididas em blocos no Relatório de Certificação, que refletem as seguintes atribuições:
Cada demanda será de apenas 1 (um) dia de atuação e terá a duração de 12 (doze) horas, compreendida das 8h às 20h, horário de Brasília - DF.
As atribuições serão realizadas em turno de 12 horas e o Certificador NÃO pode sair do local de aplicação, por isso, deve levar os alimentos que for consumir durante o período. Os seguintes procedimentos de aplicação deverão ser certificados ou validados:
1- Certificar as medidas de prevenção ao contágio da Covid-19 do Enem impresso ou digital.
2- Registrar o Código para o Certificador do Enem impresso ou digital.
3- Certificar os procedimentos de entrega dos malotes pelos CORREIOS do Enem impresso.
4- Certificar os procedimentos de apresentação dos malotes pelo Coordenador de Local do Enem digital.
5- Certificar a integridade dos malotes de Cadernos de Questões do Enem impresso ou de Pen drives, Folhas de Redação e de Rascunho do digital.
6- Certificar a integridade dos lacres de aço dos malotes do Enem impresso ou dos lacres de plástico do digital.
7- Certificar as condições de guarda, com sigilo e segurança, dos malotes dos Cadernos de Questões do Enem impresso ou de Folhas de Redação e Rascunho do digital.
8- Certificar os procedimentos de abertura dos malotes do Enem impresso ou digital.
9- Validar os procedimentos relacionados à atuação da Equipe de Aplicação do Enem impresso ou digital.
10- Validar os procedimentos de preparação da Equipe de Aplicação do Enem impresso ou digital.
11- Validar os procedimentos de recepção e atendimento dos Participantes do Enem impresso ou digital.
12- Validar rotinas operacionais do Enem impresso ou digital.
13- Validar a infraestrutura e preparação prévia do local do Enem digital.
14- Validar fatos transcorridos no início das provas do Enem digital.
15- Certificar fatos transcorridos durante as provas do Enem digital.
16- Certificar os procedimentos de término das provas do Enem impresso ou digital.
17- Certificar os procedimentos de operação reversa ou devolução dos malotes aos CORREIOS do Enem impresso ou digital.
O horário de atividades do Certificador ocorre de 8h às 20h. 
Se chegar após às 9h ou se estiver sem máscara, não poderá entrar no local de aplicação.
Caso ele saia do local de aplicação antes de finalizar sua atuação, não poderá retornar.
2.1 Registros fotográficos
Os registros fotográficos devem ser feitos quando houver incidentes que comprometam a realização do Exame, tais como a violação do malote de Cadernos de Questões e a integridade do lacre de aço (Enem impresso) ou de malote de Pen drives, de Folhas de Redação ou de Rascunho e a integridade do lacre de plástico (Enem digital).
· Registrar apenas incidentes que comprovam o descumprimento dos procedimentos estabelecidos pelo Inep relacionados nos blocos A, B, C, D, E do Relatório de Certificação.
· Após o registro, o Certificador deve fazer o upload das imagens no seu Relatório de Certificação no Sistema web RNC e apagá-las do seu celular.
É proibido ao Certificador tornar público, em qualquer meio de comunicação ou rede social, os registros fotográficos produzidos durante a sua atuação, sob pena de responder por crime contra a fé pública de acordo com o Termo de sigilo, compromisso e confidencialidade firmado no ato da inscrição e no início desta capacitação.
São proibidos registros em foto, vídeo ou áudio que não sejam para o cumprimento de sua atuação. 
2.2 Comunicação com a Imprensa
Os contatos com a imprensa são mantidos, exclusivamente, pela Assessoria de Comunicação Social do Inep no e-mail imprensa@inep.gov.br.
Ao Certificador não compete repassar informações, conceder entrevistas, ou prestar qualquer esclarecimento sobre sua atuação na realização do Exame.
2.3 Instrumentos do Coordenador de Local de Aplicação
A seguir, você vai conhecer os instrumentos que deverão ter o preenchimento certificado: 
Termo para Controle de Malotes
 Documento impresso preenchido pelo Coordenador de Local de Aplicação.
  Passe o mouse sobre a imagem
Enem impresso — malotes verde (1º dia) e amarelo (2º dia)
Certificar a(s) assinatura(s) no ato de:
· Recebimento do(s) malote(s): 
    Agente dos CORREIOS.
· Abertura do(s) malote(s) às 13h: 
    2 Participantes (Testemunhas).
· Fechamento do(s) malote(s):
    Assistente de Local (obrigatoriamente).
    Outro colaborador da Equipe de Aplicação.
· Devolução do(s) malote(s): 
   Agente dos CORREIOS.
Enem digital — malotes azul (1º dia) e preto (2º dia)
Certificar a(s) assinatura(s) no ato de:
· Abertura Nº 2 do(s) malote(s) às 13h:
    Participantes (Testemunhas).
· Fechamento do(s) malote(s):
    Supervisor de Tecnologia (obrigatoriamente).
    Outro colaborador da Equipe de Aplicação.
· Devolução do(s) malote(s): 
   Agente dos CORREIOS.
Observação: No Enem digital, os malotes não são entregues pelos CORREIOS, portanto não há o campo de Recebimento no termo.
Termo para Controle dos Malotes com Pen Drives
  Passe o mouse sobre a imagem
Enem digital — malotes marrom (1º dia) e cinza (2º dia)
Certificar a(s) assinatura(s) no ato de:
· Abertura do(s) malote(s) às 8h15: 
    Supervisor de Tecnologia.
    Auxiliar de Tecnologia.
· Fechamento do(s) malote(s):
    Coordenador de Local.
    Supervisor de Tecnologia.
Observação:No Enem digital, os malotes não são entregues pelos CORREIOS, portanto não há o campo de Recebimento no termo.
O campo de Devolução também não consta no termo, pois os malotes marrom (1º dia) e cinza (2º dia), contendo as caixas dos Pen Drives, serão devolvidos dentro dos malotes azul (1º dia) e preto (2º dia), respectivamente.
O Certificador não pode assinar em substituição ao agente dos CORREIOS, Participantes (testemunhas), Assistente de Local, Supervisor de Tecnologia, Coordenador de Local ou outro integrante da Equipe de Aplicação. Deve apenas certificar que os campos foram preenchidos e assinados.
Relatório de Aplicação Digital
  Passe o mouse sobre a imagem
Documento do APP disponibilizado pela Instituição Aplicadora para registro das informações do Enem impresso e digital, preenchido pelo Coordenador de Local. Exemplos: Abertura e fechamento dos malotes; nome, CPF e horário da chegada do Certificador; utilização de sala extra (só no Enem impresso) e demais registros sobre a aplicação.
O Certificador não pode inserir informações no Relatório de Aplicação Digital, deve apenas certificar que os campos foram preenchidos pelo Coordenador de Local.
2.4 Responsabilidades do Certificador nos dias do Exame
Nos dias de aplicação do Enem 2021, o Certificador tem as seguintes responsabilidades:
  Clique nas setas para navegar
Estar no local de provas às 8h para acompanhar:
O recebimento do(s) malote(s) Verde (1º dia) e Amarelo (2º dia) de Cadernos de Questões no Enem impresso.
A guarda do(s) malote(s):
Verde (1º dia) e Amarelo (2º dia) do Enem impresso;
Azul (1º dia) e Preto (2º dia) do Enem digital.
A abertura Nº 1 do(s) malote(s) Marrom (1º dia) e Cinza (2º dia) de Pen Drives no Enem digital às 8h15.
Pontualidade é essencial 
comprometer a sua atuação. Não se atrase e registre o horário exato da sua chegada ao local de atuação no Relatório de Certificação.
O Coordenador de Local de Aplicação também fará o registro desse horário no Relatório de Aplicação Digital.
 ao chegar na coordenação, apresentar o documento de identificação original válido com foto, entregar o Ofício de Identificação e ler a Carta de Apresentação para o Coordenador de Local.
informar ao Coordenador de Local o “Código para o Coordenador de Local” que consta no Ofício de Identificação.
Certificar que o Coordenador de Local registrou no Relatório de Aplicação Digital o código informado.
registrar no Relatório de Certificação o “Código para o Certificador” impresso no rótulo do(s) malote(s) de provas.
Lembre-se! O “Código para o Certificador” é o principal comprovante da atuação do Certificador nos dias de aplicação das provas. A coordenação pode ter 1 (um) ou mais de 1 (um) malote a depender do número de Participantes que estão realizando a prova no local. Anote o(s) código(s) e guarde-o(s) para futuras comprovações.
confortáveis que não façam barulho.
 Portar smartphone, sempre carregado (levar o carregador), e relógio sincronizado com o horário de Brasília-DF.
Conforme Edital nº 38/2021:
9.6 O certificador deverá comparecer ao local de aplicação com álcool em gel e 3 (três) máscaras sobressalentes para proteção à Covid-19. As máscaras podem ser artesanais ou industriais, deverão ser utilizadas ao longo da aplicação e trocadas quando ficarem úmidas ou a cada 3(três) horas. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do certificador, desde a sua entrada até sua saída do local de aplicação, podendo ser removida no momento em que for alimentar-se ou beber água.
9.7 É proibida a entrada do certificador no local de aplicação sem a máscara de proteção à Covid-19.
Tópico 3:
Entrega, integridade e guarda dos malotes
A partir deste tópico, você vai entender de forma detalhada os processos relacionados aos malotes nos dias de aplicação.
3.1 Entrega dos malotes no Enem impresso
Das 8h às 11h, horário de Brasília – DF,
1º dia e 2º dia
No Enem impresso, o Certificador deverá acompanhar a entrega do(s) malote(s) de Cadernos de Questões feita pelo representante dos CORREIOS ao Coordenador de Local de Aplicação e:
Registrar o horário exato de sua chegada ao local de aplicação.
Confirmar se há cartaz(es) com indicação das medidas de prevenção ao contágio do Covid-19 na entrada do local de aplicação.
Confirmar se o(s) cartaz(es) possibilitava(m) fácil e ampla visualização.
Confirmar se os Participantes se aglomeraram para ler o(s) cartaz(es).
Registrar o horário exato da chegada do Coordenador ao Local de Aplicação.
Confirmar se o Coordenador de Local de Aplicação estava utilizando máscara.
Registrar o horário exato de entrega do(s) malote(s) pelos CORREIOS.
Confirmar se havia escolta ao veículo que transportava o(s) malote(s).
Registrar o tipo de veículo utilizado pelos policiais que realizavam a escolta.
Confirmar se foi o Coordenador de Local quem recebeu o(s) malote(s).
Registrar, quando for o caso, o nome, o CPF e a função da pessoa que recebeu o(s) malote(s) de provas.
Confirmar se foi executado, pelo Coordenador de Local de Aplicação ou pela Equipe de Aplicação, algum procedimento para a prevenção de contágio por Covid-19, por exemplo, higienizar as mãos antes e após manusear o(s) malote(s).
Confirmar os procedimentos de preenchimento e assinatura dos campos "Recebimento de Malote" e "Entrega de Malote" na parte inferior do Termo para Controle de Malotes pelo representante dos CORREIOS e Coordenador de Local de Aplicação, respectivamente.
Registrar no Relatório de Certificação o “Código para o Certificador” impresso no rótulo do malote, conforme as orientações do Tópico 2 desta seção. Se houver mais de 1 (um) malote, e o primeiro código informado NÃO for aceito no Sistema web RNC, digitar os outros até que o sistema aceite um deles.
Lembre-se de anotar o “Código para o Certificador” para futuras comprovações. Se houver mais de 1 (um) malote, anote os códigos de todos. 
3.1.1 Malotes do Enem digital
Conforme o Tópico 2 da Seção 4, no Enem digital, os malotes NÃO são entregues pelos CORREIOS nos dias das provas. Há malotes de 4 (quatro) cores: marrom, cinza, azul e preto, os quais são encaminhados ao Coordenador de Local de Aplicação alguns dias antes da aplicação das provas dentro de caixas de materiais administrativos.
Acompanhe, no vídeo a seguir, os procedimentos que devem ser certificados a partir das 8h15.
No Enem digital, haverá duas aberturas de malotes:
	Número
	1
	2
	Horário
	8h15
	13h
	Cor 1º dia
	Malote do 1º dia (marrom)
	Malote do 1º dia (azul)
	Cor 2º dia
	Malote do 2º dia (cinza)
	Malote do 2º dia (preto)
	Certificador acompanhará
a guarda dos malotes
	NÃO, são abertos às 8h15.
	SIM, são abertos às 13h. 
O Certificador atuará conforme as orientações do item 3.3 dessa seção.
3.2 Integridade dos malotes e dos lacres
Das 8h às 11h, horário de Brasília – DF, 1º dia e 2º dia
Após a conferência dos procedimentos relacionados à entrega do(s) malote(s) pelos CORREIOS no Enem impresso e da apresentação do(s) malote(s) pelo Coordenador de Local no Enem digital, o Certificador deve realizar o cadastramento de todos os malotes da sua coordenação no Sistema web RNC, e verificar, na presença do Coordenador de Local, a integridade do(s) malote(s) e dos lacres:
Clique nos títulos abaixo
Certificar a integridade do(s) malote(s)
Importante! Verificar se algum malote está danificado, rasgado ou furado, e registrar no Relatório de Certificação a condição de cada malote no respectivo código do malote:
a) IP: ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ BR (    ) Não Danificado   (    ) Danificado
Certificar a integridade do(s) lacre(s) de aço (Enem impresso) ou do(s) lacre(s) de plástico (Enem digital)
Importante! Verificar se algum lacre está rompido, conferir os números dos lacres nos rótulos dos malotes e registrar a condição dos lacres nos códigos dos respectivos malotes:
a) IP: ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ BR (    ) Não Rompido   (    ) Rompido
b) IP: ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ BR (    ) Não Confere     (    ) Confere
3.3 Guarda dos malotes com sigilo esegurança
Das 8h às 13h, horário de Brasília – DF, 1º dia e 2º dia
Após a conferência dos procedimentos relacionados à integridade do(s) malote(s) e do(s) lacre(s), o Certificador deverá acompanhar a guarda do(s) malote(s), e:
Verificar o local e as condições de guarda do(s) malote(s), observando a restrição e controle de acesso.
Verificar as condições de vigilância constante realizada pelo Coordenador de Local ou pelo Assistente de Local (Enem impresso).
Verificar as condições de vigilância constante realizada pelo Coordenador de Local ou outro integrante da Equipe de Aplicação por ele designado (Enem digital).
Verificar se durante esse período de guarda do(s) malote(s), outra pessoa teve acesso ao local.
Permanecer no local de guarda do(s) malote(s) ou próximo dele, desde a entrega feita pelos CORREIOS (Enem impresso) ou a apresentação do(s) malote(s) pelo Coordenador de Local (Enem digital) até a abertura.
Realizar a conferência do(s) malote(s), certificar a integridade, verificar as condições de segurança e sigilo a cada hora e sempre que precisar ausentar-se do local.
O Certificador deve permanecer no local de guarda do(s) malote(s) ou próximo dele, desde a entrega (Enem impresso) ou apresentação dos malotes (Enem digital) até a abertura. Se o local onde está(ão) o(s) malote(s) for fechado, ficar do lado de fora, nas proximidades da porta da sala.
Lembre-se! O Certificador NÃO deve permanecer na sala de guarda do(s) malote(s) sozinho em hipótese alguma. O êxito de toda aplicação depende muito do seu sucesso em assegurar que ninguém viole os malotes. Essa é a sua principal missão!
Tópico 4:
Abertura e fechamento dos portões
Das 12h às 13h, horário de Brasília – DF, 1º dia e 2º dia
Após a verificação dos procedimentos relacionados à guarda dos malotes com sigilo e segurança, o Certificador deve certificar as condições de abertura e fechamento dos portões. Para tal, ele deve:
Clique nas setas abaixo
Certificar o horário de abertura dos portões (horário de Brasília - DF).
(Utilizar formato 24h. Exemplo: 12:00 / 12:30 / 13:10 / 13:18 / 13:45 etc).
Confirmar se o Coordenador de Local acompanhou a abertura dos portões.
Certificar o horário de fechamento dos portões.(Utilizar formato 24h. Exemplo: 13:00 / 13:07 / 13:10 / 13:18 / 13:45 etc).
Previous
Confirmar se o Coordenador de Local acompanhou o fechamento dos portões.
Tópico 5:
Abertura dos malotes
Das 13h às 13h30, horário de Brasília – DF, 1º dia e 2º dia
Após a verificação dos procedimentos relacionados ao fechamento dos portões, o Certificador deverá acompanhar a abertura do(s) malote(s) e:
Conferir a cor dos malotes no Enem impresso: verde (1º dia) e amarelo (2º dia).
Conferir a cor dos malotes no Enem digital: azul (1º dia) e preto (2º dia).
IMPORTANTE! Essa será a abertura Nº 2 de malotes do Enem digital.
Conferir novamente a integridade das condições físicas do(s) malote(s) e do(s) lacre(s) de aço (Enem impresso) ou do(s) lacre(s) de plástico (Enem digital).
Conferir e registrar, no Relatório de Certificação, o(s) código(s) do(s) malote(s) e o(s) número(s) do(s) lacre(s) de aço (Enem impresso) ou do(s) lacre(s) de plástico (Enem digital).
Certificar se a abertura do(s) malote(s) foi feita pelo Coordenador de Local.
Registrar se outra pessoa abriu o(s) malote(s).
Registrar o horário exato da abertura do(s) malote(s).
Verificar se o Coordenador de Local preencheu o campo Abertura de Malote, que consta no Termo para Controle de Malote, informando o horário da abertura e solicitou que os Participantes que a testemunharam assinem nos campos indicados.
Verificar se o Coordenador de Local fez esse registro também no Relatório de Aplicação Digital.
Certificar se o Coordenador de Local borrifou álcool nas mãos das testemunhas (Participantes) antes de pedir que voltassem para as respectivas salas de aplicação (Enem impresso) ou laboratórios (Enem digital).
Certificar se o Coordenador de Local executou algum procedimento para a prevenção de contágio por Covid-19, por exemplo, higienizar as mãos durante o procedimento de abertura do(s) malote(s).
Certificar se o Coordenador de Local deu ordem para início das provas às 13h30.
O Certificador NÃO pode assinar o campo de Abertura de Malote como testemunha.
Tópico 6:
Atuação da Equipe de Aplicação
Das 13h30 às 14h30, horário de Brasília – DF, 1º dia e 2º dia
Após o início das provas, o Certificador deverá acompanhar, SEM entrar nas salas de aplicação (Enem impresso) ou laboratório de informática (Enem digital), a atuação da Equipe de Aplicação: Chefes de Sala; Aplicadores; Fiscais; Técnicos de Informática, Aplicadores Especializados; Supervisores e Auxiliares de Tecnologia. 
A partir da sua observação, registre no Relatório de Certificação a ocorrência dos seguintes casos:
Clique nas setas abaixo
Membro da Equipe de Aplicação sem máscara nas salas de aplicação (Enem impresso) ou laboratórios de informática (Enem digital), sala de coordenação e/ou pelos corredores e banheiros? (É permitido retirar a máscara para comer e beber água).
As portas e janelas foram mantidas abertas para priorizar a ventilação natural durante toda a aplicação.
Desatenção dos aplicadores em relação à sala de aplicação (Enem impresso) ou laboratórios de informática (Enem digital).
Algum colaborador da Equipe de Aplicação distraído com outra atividade, comprometendo a vigilância da segurança da aplicação.
Utilização, pela Equipe de Aplicação, de celulares ou outro equipamento eletrônico. 
Leitura dos Cadernos de Questões pela Equipe de Aplicação.
Leitura de jornais, revistas e livros pela Equipe de Aplicação.
Uso de artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, entre outros) pela Equipe de Aplicação.
A sala de aplicação (Enem impresso) ficou sem a devida fiscalização do Chefe de Sala e do Aplicador ou o laboratório de informática (Enem digital) do Chefe de Sala e do Auxiliar de Tecnologia.
O instrumento Relatório de Aplicação Digital foi preenchido pelo Coordenador de Local durante a aplicação.
O Certificador NÃO pode entrar nas salas de aplicação ou laboratório de informática durante a realização da prova e NÃO pode abrir portas de salas ou de laboratórios que estejam fechadas. Registros fotográficos NÃO devem ser feitos nesse bloco, mesmo que haja incidentes.
No Enem impresso, caso a porta fechada da sala de aplicação possua janela de vidro que possibilite ao Certificador observar a atuação da Equipe de Aplicação, deve ser considerada como porta aberta, mas ele NÃO pode abrir a porta e NÃO pode entrar na sala.
No Enem digital, quando os laboratórios de informática possuírem parede(s) de vidro, esta(s) deve(m) estar coberta(s) com o papel pardo enviado na caixa de materiais administrativos. O Certificador observará a atuação da Equipe de Aplicação caso a porta do laboratório esteja aberta ou se houver alguma janela de vidro na porta fechada, mas ele NÃO pode abrir a porta e NÃO pode entrar no laboratório.
6.1 Preparação da Equipe de Aplicação
 Das 14h30 às 15h, horário de Brasília – DF, 1º dia e 2º dia
Após o início das provas e verificação da atuação da Equipe de Aplicação, o Certificador deverá dirigir-se ao Coordenador de Local e validar se foram realizados os procedimentos relativos à preparação da Equipe de Aplicação, e:
Clique nas setas abaixo
Registrar se a chegada da Equipe de Aplicação se deu até às 9h no 1º dia e 9h30 no 2º dia.
Confirmar se havia equipe reserva de colaboradores.
Confirmar se os colaboradores estavam vestidos de camiseta branca (ou preta para Tradutores-Intérpretes de Libras), calça jeans ou preta para serem facilmente identificados.
Confirmar se algum colaborador da Equipe de Aplicação estava sem máscara na chegada ao local de aplicação.
Confirmar se a Equipe de Aplicação assinou o Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade.
Confirmar se a Equipe de Aplicação guardou os equipamentos eletrônicos de qualquer espécie, inclusive smartwatches, no envelope porta-objetos.
Verificar se a capacitação foi realizada no dia do exame ou em data anterior. 
Indicar, se for o caso,a razão da capacitação não ter ocorrido no dia da aplicação.
Confirmar se durante a capacitação foi respeitada a regra de distanciamento social entre os colaboradores (1,5 metros).
Confirmar se durante a capacitação foram exibidos os vídeos de capacitação e se foi realizada a leitura do manual
Confirmar se o Coordenador de Local sincronizou seu relógio com os demais membros da Equipe de Aplicação no horário de Brasília - DF.
Confirmar se a Equipe de Aplicação foi submetida à vistoria eletrônica com o detector de metais.
Confirmar, para locais com Participantes que solicitaram atendimento especializado, se houve a capacitação direcionada aos Aplicadores Especializados.
6.2 Validação dos procedimentos
Durante a validação dos procedimentos, o Certificador deve coletar junto ao Coordenador de Local as informações sobre o quantitativo por função da Equipe de Aplicação:
	
FUNÇÃO (* se houver)
	Quantidade
Ex.: 0; 1; 3; 10
	1. Aplicador Especializado - Guia Intérprete de Surdocegos*
	
	2. Aplicador Especializado – LEDOR*
	
	3. Aplicador Especializado - Tradutor-Intérprete de Leitura Labial*
	
	4. Aplicador Especializado – Tradutor-Intérprete de Libras*
	
	5. Aplicador Especializado – TRANSCRITOR*
	
	6. Técnico de Informática* (só no Enem impresso)
	
	7. Aplicadores (só no Enem impresso)
	
	8. Assistentes de Local de Aplicação (só no Enem impresso)
	
	9. Chefes de Sala
	
	10. Fiscais de Banheiro
	
	11. Fiscais Volantes
	
	12. Pessoal de Apoio (Porteiro, Limpeza e Segurança)
	
	13. Auxiliares de Tecnologia (só no Enem digital)
	
	14. Supervisor de Tecnologia (só no Enem digital)
	
	15. Outros (escrever a função):
      - 
	
Nos casos de ausência de algum integrante da Equipe de Aplicação, o Certificador NÃO pode substituí-lo, pois NÃO foi capacitado para atuar em outra função. O Coordenador de Local deve chamar um colaborador da equipe reserva para substituir o integrante ausente.
Tópico 7:
Recepção e atendimento dos Participantes
Das 14h30 às 15h, horário de Brasília – DF, 1º dia e 2º dia
O Certificador deverá coletar, durante a validação dos procedimentos junto ao Coordenador de Local de Aplicação, as informações sobre a recepção e atendimento dos Participantes, registrando no Relatório de Certificação se:
Clique no botão abaixo
Tópico 8:
Ocorrências, término das provas e operação reversa
Na seção 2 desta capacitação, foi abordado o conteúdo referente às ocorrências. É importante reforçar as informações sobre o cadastro de ocorrências no dia de atuação. 
No Sistema web RNC, o Certificador terá à sua disposição a funcionalidade de cadastro de ocorrências. Neste canal, o Certificador sinalizará ao Inep sempre que um procedimento padrão for descumprido e se houver acontecimentos que coloquem em risco a segurança e a realização do Exame. 
Essas ocorrências podem se tornar alertas, indicando a necessidade de atuação imediata por parte das autoridades locais, estaduais ou federais. 
O Guia do Certificador apresenta uma tabela com a categorização de ocorrências que vai ajudá-lo a entender melhor o que deve ser cadastrado. Na dúvida, tenha sempre o guia em mãos para consulta no dia da atuação.
O papel do Certificador é cadastrar a ocorrência. As providências serão tomadas por outras equipes treinadas para este propósito.
8.1 Término das provas
Das 15h30 às 19h, horário de Brasília – DF,
1º dia
Das 15h30 às 18h30, horário de Brasília – DF, 2º dia
Término das provas nas Coordenações com atendimento especializado:
	Modalidade
	Término das provas
	1º DIA
	2º DIA
	Enem impresso
e
Enem digital
	Com tempo adicional de 60 minutos
	20h
	19h30
	Só no Enem impresso
	Com tempo adicional de 120 minutos
(videoprova em Libras)
	21h
	20h30
Nos locais com atendimento especializado, os horários de término das provas são diferentes.
Durante a validação dos procedimentos, o Certificador deverá observar e coletar, junto ao Coordenador de Local, informações sobre o término das provas e liberação dos Participantes, e registrar no Relatório de Certificação, se foi:
Clique no botão abaixo
8.2 Operação reversa
 Das 19h às 21h, horário de Brasília – DF, 1º dia
Das 18h30 às 20h30, horário de Brasília – DF, 2º dia 
O horário de atuação do Certificador é de 8h às 20h.
Durante a validação dos procedimentos, o Certificador deverá observar e coletar junto ao Coordenador de Local, informações referentes às atividades de organização e devolução dos materiais de aplicação, e registrar no Relatório de Certificação, se:
Clique no botão abaixo
O Certificador NÃO pode assinar o campo de Devolução de Malote do Termo para Controle de Malotes como testemunha.
Conforme Edital nº 38/2021:
8.21 Cada demanda será de apenas 1 (um) dia de atuação e terá a duração de 12 (doze) horas, compreendida das 8h às 20h, horário de Brasília-DF.
O Certificador não deve permanecer no local de aplicação após às 20h.
Caso esteja atuando em uma coordenação com tempo adicional para atender os Participantes que solicitaram atendimento especializado e as provas não finalizarem até às 20h, registrar no Relatório de Certificação a opção:
(   ) Não foi possível certificar, coordenação com tempo adicional.
E se o Certificador estiver em uma coordenação sem tempo adicional e as provas não finalizarem até às 20h por algum motivo, como atraso para o início ou falta de energia, marcar:
(   ) Não foi possível certificar, provas não finalizaram até às 20h.
Tópico 9:
Você é muito importante nessa história!
Os dados que o Certificador informa no Relatório de Certificação representam informações muito valiosas e o Inep trabalha para que, a partir desses dados, seja possível garantir a excelência do processo de aplicação do Enem.
O Inep apoia os Certificadores durante a sua atuação, e, finalizadas as atividades, consolida, em um relatório final, os dados informados por cada Certificador no Relatório de Certificação.
Além disso, o Inep faz análises estatísticas dos dados, informando aos parceiros – CORREIOS, Secretarias de Segurança Pública e Instituições Aplicadoras – as desconformidades encontradas pelos Certificadores.
Por isso, contamos com a sua atuação sempre precisa e cuidadosa para consolidarmos dados fidedignos que ajudem a melhorar a atuação de todos.
Em resumo
Nesta seção, você teve acesso a informações fundamentais a respeito da atuação do Certificador nos dias de aplicação do Enem 2021.
Agora que você conheceu as atividades do Certificador do Enem 2021, participe do desafio da seção (obrigatório, mas não avaliativo) e em seguida responda ao questionário avaliativo (8 pontos).
Na próxima seção...
Você vai conhecer as informações específicas a respeito do Sistema web RNC, bem como do Relatório de Certificação e da geração de demandas.

Mais conteúdos dessa disciplina