Buscar

PROVA III- AVALIAÇÃO FINAL DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Para todo tipo de acidente, é necessário realizar uma investigação para descobrir as possíveis causas e, posteriormente, adotar as medidas de prevenção adequadas. Analise o seguinte acidente: Um funcionário estava realizando uma atividade de retirada de parafuso de um equipamento, deixou escapar a chave e acabou batendo sua mão em uma válvula de óleo, que se abriu espirrando óleo quente em seu braço direito, causando queimaduras. Baseado neste acidente, como deverá ser realizada a investigação?
Resposta esperada
Deve-se formar uma equipe de investigação composta pelo supervisor de produção, o envolvido, testemunhas e os membros da CIPA. Deve-se ir até o local do acidente. Ao entrevistar o envolvido e as testemunhas, deve-se descobrir se o trabalhador era treinado para a atividade e se o treinamento era adequado; se os procedimentos para realização da atividade foram seguidos; se a chave utilizada era adequada; se existia alguma proteção na válvula de óleo; qual era a situação psicológica do trabalhador no momento; entre outras. Deve-se tentar reconstruir o acidente para entender as condições do ambiente.
Minha resposta
Para a investigação de acidente ser detalhada, devemos seguir algumas “dicas” importantes: • isolamento do local do acidente para não perder detalhes e provas a serem levantadas; • reunir os trabalhadores do setor envolvido o mais rápido possível; • solicitar a presença e permanência do supervisor ou encarregado da área durante o processo de investigação; • verificar se o acidentado está em condições de participar, caso contrário, entrevistá-lo assim que possível; • explicar a todos os presentes o motivo da investigação; • não procurar culpados; • entrevistar todos os trabalhadores solicitando soluções para que o acidente não ocorra novamente; • fotografar o local; • flmar; • reunir e verificar situação de máquinas e ferramentas; • verificar as condições do piso, do ar ambiente, das sinalizações; • solicitar cópias das ordens de serviço e de produção, bem como das normas internas de segurança;.
2Para se ter um programa de segurança efetivo, devem-se realizar as inspeções de segurança além da investigação de acidente quando este ocorre. As inspeções têm como finalidade não apenas identificar os possíveis riscos existentes no ambiente laboral, como também identificar deficiências no processo de segurança, efeitos que possam ocorrer devido a mudanças, entre outras. A inspeção pode ser dividida em inspeção informal e inspeção planejada. Explique cada um dos tipos de inspeção.
Resposta esperada
A inspeção formal é realizada pelos próprios colaboradores dentro do seu horário de trabalho. Eles devem ter instruções de como inspecionar suas próprias ferramentas e EPIs antes do início das atividades. É uma inspeção simples e rápida que traz resultados eficientes. Para a inspeção formal ou planejada, é elaborado um cronograma de inspeções, com integrantes, roteiros, datas e locais preestabelecidos. Essa inspeção é realizada por profissional da área da segurança do trabalho.
Minha resposta
Inspeção informal :É aquela efetuada pelos próprios trabalhadores (operadores e supervisores) no exercício de seu trabalho normal. Os operadores têm a necessidade de instrução e educação conveniente no sentido de inspecionarem suas ferramentas, EPIs, máquinas, antes de iniciarem seus respectivos trabalhos. Trata-se de uma inspeção simples e rápida, mas que possibilita a descoberta de falhas com potencial para causar acidentes. Inspeção planejada: É aquela realizada dentro de uma programação com predefinição dos integrantes, local, roteiro data e hora. Em empresas desprovidas de SESMT, é comum que a CIPA contrate profissional da área de segurança para a realização de uma inspeção geral. Havendo o Serviço Especializado, a necessidade desse tipo de inspeção diminui, pois a própria empresa deverá dispor de profissionais com os conhecimentos técnicos necessários para a identificação e eliminação dos riscos mais comuns. Havendo a necessidade de inspeções mais detalhadas como, por exemplo, a inspeção de uma caldeira ou de um elevador, é aconselhável a contratação de serviço especializado nesta determinada área. A Inspeção Planejada pode ser classificada em dois tipos: • inspeção de partes críticas; • inspeção de Segurança, Ordem e Limpeza (SOL) ou Inspeção Geral.

Outros materiais