Buscar

História da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Revisão da Disciplina - História da Educação
1- A partir de 1850 a educação primária passou a ser vista como possibilidade e necessidade de desenvolvimento intelecto-social, Antônio Almeida de Oliveira teve papel de destaque no fortalecimento educacional brasileiro Em relação ao ensino primário, Oliveira defendia-o como sendo:
Resposta: Como uma necessidade legal, social e de desenvolvimento da nação, além de suarelevância na formação moral da sociedade.
2- A pedagogia da Ratio Studiorium era a identidade entre professor, método e matéria. [...] determinava que um único mestre acompanhasse o mesmo grupo de alunos do início ao fim do curso.” Entende por Ratio Studiorium:
Resposta: É uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências vivenciadas no Colégio Romano, a que foram adicionadas observações pedagógicas de diversos outros colégios, cujo objetivo era instruir rapidamente todo o jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.
3- Uma das principais características da educação do período pós Ato Adicional de 1834, é a reivindicação da educação obrigatória, e a discussão dos termos aplicáveis a ela. Foram basicamente 3 abordagens, que são:
Resposta: Gratuidade do ensino, a livre educação e a secularização do ensino
4- Na prática, o sistema das aulas régias pouco alterou o dinamismo no qual estavam inseridas as práticas educacionais, pois o ensino de fato das letras ainda estava centralizado nas elites sociais. Podemos afirmar que aula régia significa:
Resposta: As aulas régias compreendiam o estudo das humanidades, sendo pertencentes ao Estado e não mais restritas à Igreja - foi a primeira forma do sistema de ensino público no Brasil. Apesar da novidade imposta pela Reforma de Estudos realizada pelo Marquês de Pombal, em 1759, o primeiro concurso para professor somente foi realizado em 1760 e as primeiras aulas efetivamente implantadas em 1774, de Filosofia Racional e Moral.
5- A educação no território brasileiro teve início com as práticas feitas pelos indígenas que orientavam e ensinavam para suas crianças as diversas técnicas e atividades necessárias para o bom funcionamento das aldeias como:
Resposta: Plantar, cozinhar, pescar, guerrear, dentre outros.
6- O ensino no Brasil Colônia não tinha como objetivo dar autonomia para os índios, sim o contrário:
Resposta: Criar uma submissão e total controle sobre suas ações pelos jesuítas. Para tanto, a Metrópole desenvolveu um rigoroso controle sobre as ações educacionais na Colônia.
7- Entende-se por História da Educação:
Resposta: Conjunto de atos e leis que foram desenvolvidos e aplicados ao longo de sua história, a educação passa por grandes transformações em sua metodologia e também na forma de transmissão e assimilação de conhecimento.
8- A atuação dos jesuítas no Brasil (1549) foi dividida entre o anúncio da fé católica por meio da catequese dos índios e a atividade educativa – feita com base nas orientações do Ratio Studiorum – que em 1570 já contava com:
Resposta: Cinco escolas elementares e três colégios dessa ordem religiosa em diversas cidades como Porto Seguro, Rio de Janeiro, Ilhéus, e outras.
9- Como o Brasil demonstrou um fortalecimento econômico, com a chegada do fim da escravatura, e industrialização cafeeira, a necessidade por uma mão de obra mais qualificada e preparada tornou- se ainda mais importante. Sendo assim, em 1854 foi criado um sistema de avaliação, pode ser explicado como:
Resposta: Inspeção forte e sistemática para a constante avaliação da qualidade de ensino das escolas primárias – e públicas – para que a qualidade fosse mantida.
10- A presença dos religiosos jesuítas no país acabou em 1749 quando os mesmos foram expulsos de Portugal e de suas colônias pelo Marquês de Pombal – administrador de todo o império português - devido às divergências entre os interesses da Coroa e dos padres católicos, pois a educação oferecida por eles gerava emancipação e conhecimento:
Resposta: Que não interessavam para a economia de Portugal a qual desejava uma mão de obra alienada nas colônias, que apenas trabalhasse sem pensar.
11- A Constituição da República, de 1891, consagrou a descentralização do ensino em um esquema dualista, que são:
Resposta: A União ficou responsável pela criação e controle das instituições de ensino superior e
secundário e aos Estados coube a criação de escolas e o monitoramento e controle do ensino primário, assim como do ensino profissional de nível médio.
12- Quando foi criada a 1a Escola Nacional da Corte e qual o decreto?
Resposta: 1880 com o decreto 7684/1880
13- A distribuição percentual da população com nível superior de educação, por sexo e grupos etários, segundo os dados do censo demográfico de 2000, mostra que entre as populações com até 49 anos, as mulheres eram maioria nos cursos superiores, mas para as populações acima de 50 anos, os homens com curso superior suplantavam o número de mulheres. Qual o significado da afirmação proposta?
Resposta: Em síntese, os dados mostram que as mulheres tiveram ganhos educacionais no século XX e superaram cerca de 450 anos de exclusão. A despeito da qualidade da educação brasileira, a análise dos diferenciais entre homens e mulheres.
14- Até 1870 houve um forte engajamento pelos políticos na melhoria da qualidade e acesso educação, o que culminou na aprovação das:
Resposta: Instruções Especiais para as Conferências Pedagógicas
15- As discussões sobre as reformas universitárias, iniciadas em 1918 pela Universidade de Córdoba, só chegaram no Brasil no início da década de 60, por qual meio houve o conhecimento dos fatos?
Resposta: União Nacional dos Estudantes (UNE)
16- A expansão do ensino no Brasil continuou após o processo de redemocratização do país, com a instalação da chamada “Nova República”, em 1985. Nos anos de 1990 houve um desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a manutenção das crianças na escola (Bolsa Escola) e um esforço para a universalização da educação básica. Podemos afirmar que:
Resposta: A expansão do ensino está diretamente ligada ao processo de redemocratização, pois passamos a olhar a importância da criança na escola para o crescimento de uma sociedade mais justa.
17- Explique a Educação no Regime Militar:
Resposta: Com a necessidade de propagar um bom desempenho da política educacional, os militares impuseram a promoção automática onde o aluno, mesmo sem ter os conhecimentos mínimos necessários para a manutenção e aprendizagem, era aprovado.
18- Qual o motivo do ano de 1920 ter sido primordial para a introdução de uma nova prática pedagógica?
Resposta: Pois a especificidade de professores de uma determinada área, e não mais centralizador de todas elas, cresciam e culminou na formação da Associação Brasileira de Educação.
19- A Constituição de 1946, inspiradas nas questões sociais do século XX, formulou leis que amparassem ainda mais a educação, onde reformulou o ensino, passando a ser dividido em três fases:
Resposta: ensino primário, secundário e superior
20- Na segunda metade do século XX, as mulheres conseguiram reverter o hiato de gênero na educação em todos os níveis. Elas souberam aproveitar as oportunidades criadas pelas transformações socais ocorridas no país. Podemos afirmar que:
Resposta: Luta por igualdade de direitos e maior autonomia de ideias com grande participação das mulheres nos bancos das escolas fizeram valer seus esforços.
21- Reconhece-se a importância das políticas públicas educacionais pelo entendimento de que suas precariedades e vulnerabilidades que aumentam signitivamente a partir do momento em que os sujeitos evadem (ou são indiretamente expulsos) o processo educacional, incorrendo contra suas próprias vidas. Entende-se por política pública educacional:
Resposta: Análise realizada previamente sobre a situação educacional e suas deficiências quanto ao padrão de formação do aluno de forma completa levando em consideração seus aspectos sociais.
22- Qualquer forma de mudança nos conceitos e objetivos da escola requer, conformeescreve Hall, uma passagem para o regime dos significados e pela produção de novas subjetividades, no interior de um novo conjunto de disciplinas organizacionais, isto é, por meio de uma mudança cultural escolar. Espera-se que o papel do professor seja:
Resposta: Os professores viverem uma cultura crítica, o que contribuirá para criar um clima de vivência e recriação cultural na escola, desenvolvendo de forma autônoma e crítica a futura comunidade social.
23- Em relação a escola, assinale a alternativa correta:
I - é um local no qual as diferenças devem ser valorizadas; 
II - Compreender e respeitar as especificidades individuais;
III – professores com habilidades de mediar situações diversas.
Resposta: I; II e III estão corretas
24- O que se entende por globalização na educação?
Resposta: Usos e aplicações de conhecimentos prévios aliados às mudanças tecnológicas e desenvolvimentos de ambientes propícios a construção do conhecimento em relação ao mundo e sociedade onde escola e aluno estão inseridos.
25- O Professor do séc. XXI deverá ter como prioridade para o desempenho de suas funções:
Resposta: Para promover a aprendizagem dos alunos, é fundamental desenvolver-se continuamente: olhar para a própria trajetória profissional, perceber falhas, saber o que ainda falta aprender e assumir o desafio de ser melhor a cada dia.
26- Correntes diversas e mais especificamente a Marxista, a Pós-Estruturalista e mais recentemente a Teoria Queer, são de extrema necessidade para a compreensão da prática docente. Cada qual em seu contexto e em sua especificidade corrobora para uma crítica ao fazer docente, à instituição escolar e à sociedade. Qual a necessidade de analisarmos correntes diversas?
Resposta: São necessárias para que se possa mudar o cotidiano onde os sujeitos estão inseridos, principalmente os historicamente excluídos.
27- As Cotas raciais são uma política pública educacional voltada exclusivamente para as pessoas autodeclaradas negras. A sua necessidade se dá pela histórica discriminação e exclusão. O que vem a ser cota racial?
Resposta: Reservas de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por "raça" ou etnia, na maioria das vezes, negros e indígenas.
28- O ambiente escolar, enquanto dispositivo disciplinar, busca a normatização dos corpos em padrões de comportamentos restritos, fixos e pautados na heteronormatização, onde identidades que fujam do binarismo masculino-feminino tornam-se abjetas e, consequentemente, devam ser enquadradas em uma sistematização que tem o intuito de engessá-las. (ACOSTA, 2015: 239). Em relação a esta afirmação podemos definir que o papel do professor é:
Resposta: Apoiar o desenvolvimento moral, ético e crítico dos seus alunos fazendo a interação entre situações que vieram se concretizando no transcorrer da educação com os valores pautados na sociedade.
29- Qual é a função da escola do séc. XXI?
Resposta: Abrir horizontes para tornar o aluno um ser crítico, reflexivo e participativo na sociedade em que está inserido.
30- A educação escolar não se limita a fazer uma seleção entre os saberes e os materiais culturais disponíveis num dado momento, ela deve também, para torná-los efetivamente transmissíveis, efetivamente assimiláveis às jovens gerações, entregar-se a um imenso trabalho de reorganização, de reestruturação, ou de transposição didática. Qual o papel do professor mediador entre os saberes culturais e a reestruturação didática?
Resposta: Elaborar e praticar currículos e programas diferenciados que atendam as necessidades dos alunos em relação a sociedade em que estão inseridos preparando-os para a convivência com os diferentes tipos de situações sociais.

Outros materiais