Buscar

ATIVIDADE DE ESTUDO DE CASO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE ESTUDO DE CASO
Ao pensar na elaboração de seu plano de aula, uma professora do quinto ano de uma escola pública, deparou-se com o objeto de conhecimento “Hábitos Alimentares” presente na Unidade Temática “Vida e evolução”, de acordo com a BNCC. No intuito de oferecer condições para que os alunos alcancem o objetivo de aprendizagem “Discutir a ocorrência de distúrbios nutricionais (como obesidade, subnutrição etc.) entre crianças e jovens a partir da análise de seus hábitos (tipos e quantidade de alimento ingerido, prática de atividade física) ”, quais ferramentas metodológicas tal professora poderia utilizar para esse momento?
Resposta: 
Este eixo temático engloba o estudo de tudo que se relaciona com os seres vivos: características e necessidades, processo evolutivo, interação entre os seres vivos – principalmente a que o ser humano estabelece entre si e com os demais seres vivos e elementos não vivos do ambiente – e preservação da biodiversidade. Também inclui o aprendizado sobre aspectos relativos à saúde individual e coletiva, inclusive no âmbito das políticas públicas.
A PROFESSORA PODERIA:
Aproveitar as vivências das crianças para iniciar a discussão sobre hábitos alimentares.
Para explicar sobre o bom funcionamento do organismo, a diferença entre alimento e nutriente e a importância das refeições, a professora poderá levar fotos ou desenho (vídeos) sobre os alimentos;
Abordar o tema em sala de aula fazendo perguntas do tipo: "O que é uma alimentação saudável?" e "Que doenças eu posso ter se não comer direito?" “ Devemos praticar atividades física?” 
Explorar os conhecimentos dos alunos sobre hábitos alimentares. 
A seguir distribuir uma planilha para os alunos e pedir que, durante cinco dias, anotem nela quantas refeições fazem, a que horas e que tipo de alimentos mais consomem. 
"Ao ter de registrar o que está comendo, a criança se vê motivada a refletir sobre seus costumes e de repente, se torna mais interessante de fazê-la compreender a importância de tomar decisões conscientes de uma vida melhor e saudável".
Recolher os materiais dos alunos e analisá-los.
Falar sobre a diferença de alimento e nutriente, a importância das refeições e levar para sala de aula, a formação da pirâmide alimentar, por exemplo.
Levar conteúdos através de textos sobre “o que é ter uma boa alimentação”.
Convidar um profissional da saúde para fazer uma roda de conversa com os alunos, (exemplo:nutricionista).
Dividir a turma em grupos, elencar uma pesquisa a cada grupo sobre:carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais. Apresentar as pesquisas para turma. 
Para finalizar e avaliar o conteúdo, pedir a cada aluno para montar um cardápio “saudável”.
Lucinei Aparecida Aguiar Pacheco.

Continue navegando