A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
GRA1599 Atividade 2 A2

Pré-visualização | Página 1 de 3

Usuário
	RODRIGO MOLGADO
	Curso
	GRA1599 SISTEMAS AUTOMATIZADOS NA INDÚSTRIA 4.0 GR3108-212-9 - 202120.ead-17794.01
	Teste
	ATIVIDADE 2 (A2)
	Iniciado
	18/10/21 11:07
	Enviado
	02/11/21 08:59
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	357 horas, 52 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os temporizadores de um controlador lógico programável podem ser definidos também como instruções capazes de realizar funções semelhantes a relés de tempo eletrônico. Como exemplo de vantagem, nesse caso, é possível ressaltar a quantidade maior ou menor de temporizadores que pode ser utilizada, a partir, então, do CLP.
 
Considerando o excerto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Quando for permitida a continuidade no degrau do temporizador, tem-se o início da contagem de tempo.
II. O temporizador opera a partir da referência de um dado valor de tempo pré-ajustado (tempo preset ).
III. Os tempos necessários para retardo, em um sistema com esse tipo de temporizador, são gerados no CLP.
IV. Em contrapartida, uma desvantagem de não usar relés como temporizadores é o ajuste de tempo.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta. A afirmativa I está correta, pois, ao energizar-se o degrau no diagrama, no qual o temporizador está, tem-se a contagem. A afirmativa II está correta, pois o processo de contagem de tempo, de fato, envolve a comparação com o tempo pré-ajustado. A afirmativa III também está correta, pois quem realiza isso é o processador do CLP. Por fim, a afirmativa IV está incorreta, pois o uso do CLP como temporizador nesse caso facilita tal processo.
	
	
	
· Pergunta 2
0 em 1 pontos
	
	
	
	A programação do controlador lógico programável (CLP) envolve, essencialmente, o estabelecimento das instruções que deverão ser realizadas por este, no controle do sistema ou da planta, como um todo. Além disso, sabe-se que é possível a implementação de estratégias de controle analógico, bem como de funções aritméticas, por exemplo.
 
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. As instruções dadas ao CLP, para a implementação do controle, são obtidas de fábrica e existem equipamentos de grande e pequeno porte.
Pois:
II. Estabelece-se a utilização da linguagem “ ladder ” como padrão, uma importante transição dos controles a partir de painéis lógicos a relé.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta para a I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições falsas.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, isso porque a asserção I é falsa, pois, durante a programação do CLP, o(a) responsável estabelece as instruções através da programação do equipamento, desde funções básicas até instruções adicionais para o controle analógico de processos contínuos, por exemplo. Já a asserção II também é falsa, pois, conforme estabelecido pelo International Electrotechnical Commission (IEC) em 1992, utilizam-se quatro tipos básicos de estratégias para a programação e, dessa forma, estabelecimento das instruções: linguagem ladder, diagramas de blocos de funções, diagrama de funções sequenciais e as listas de instruções.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“Todos os fabricantes de CLP oferecem algumas formas de instrução de contadores como parte de seu conjunto de instruções. Uma aplicação comum de contador é contar a quantidade de itens que passaram por um determinado ponto. [...] As partes de uma instrução são as seguintes: tipo de contador, endereço do contador, valor pré-ajustado do contador e contagem acumulada”.
 
PETRUZELLA, F. D. Controladores lógicos programáveis . Porto Alegre: AMGH Editora, 2014. p. 151.
 
Com base no apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. Os contadores dos CLPs geralmente são do tipo retentivos.
Pois:
II. É necessário que o número da contagem seja zerado para reiniciar esse processo em outro momento, por exemplo.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta para a I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta para a I.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I é verdadeira, já que, de fato, os contadores de CLPs são, dada a necessidade prática, do tipo retentivos em sua maioria. A asserção II também é verdadeira e uma justificativa para a I, pois precisa-se que, ao desligar o equipamento, este possa contar novamente, a partir de zero.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“A utilidade dos controladores PID está na sua aplicabilidade geral à maioria dos sistemas de controle. Em particular, quando o modelo matemático da planta não é conhecido e, portanto, métodos de projeto analítico não podem ser utilizados, controles PID se mostram os mais úteis. [...] Em casos práticos, pode existir um requisito relativo à resposta da entrada de distúrbio e outro requisito relativo à resposta da entrada de referência”.
 
OGATA, K. Engenharia de controle moderno . São Paulo: Pearson, 2010. p. 521.
 
Considerando o excerto apresentado, sobre a lógica de funcionamento do controlador PID e os aspectos práticos, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O erro do controlador também é referido como offset e diz respeito à referência.
II. A entrada de referência do controlador ( setpoint ) pode funcionar como um requisito.
III. Acerca da aplicação, o PID é mais indicado para sistemas com modelo matemático.
IV. Em um sistema automático, o offset é o valor de referência a ser seguido no sistema.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I e II, apenas.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a afirmativa I mostra que o erro, ou offset, diz respeito à diferença entre a variável controlada e a referência ( setpoint). Além disso, a afirmativa II também está correta, já que, de fato, o setpoint é a referência/ requisito de funcionamento do sistema. Já a afirmativa III está incorreta, pois o PID é indicado, inclusive, em casos em que não há o modelo matemático da planta. Por fim, a afirmativa IV também está incorreta, visto que a referência é o setpoint.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Observe o seguinte esquema, que apresenta, na parte superior, a representação da ligação física, na prática, e o diagrama equivalente abaixo, elaborado a partir da lógica que o sistema físico retrata, através do diagrama ladder , um dos principais utilizados na programação do CLP. No diagrama, ainda, OL representa um relé de sobrecarga:
Figura - Acionamento de um motor elétrico
Fonte: Petruzella (2014, p. 98).
#PraCegoVer : a imagem traz, na parte superior, a representação dos elementos necessários, dois botões de comando, o CLP, a chave magnética e o motor elétrico. Na parte de baixo, tem-se o diagrama ladder da ligação que deverá ser feita com esses equipamentos. Na entrada, há dois botões, liga e desliga, e um contato normalmente fechado OL. Em seguida, dentro do programa do CLP, têm-se três contatores na parte superior, normalmente abertos, liga, desliga e OL nessa ordem e, em seguida, uma bobina M. Embaixo, em paralelo com o contato liga, tem-se o contato também normalmente aberto de nome M. Na saída do CLP, tem-se a bobina da chave de partida direta, de nome M.
 
PETRUZELLA, F. D. Controladores lógicos programáveis . Porto Alegre: AMGH Editora, 2014. p. 98.
 
Considerando

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.