Buscar

Embriologia das extremidades

Prévia do material em texto

Embriologia das extremidades (guilherme ferreira morgado)
	Os brotos dos membros aparecem como pequenas elevações na parede ventrolateral do corpo durante a quarta semana. Cada broto é formado por uma massa de mesênquima recoberto por ectoderma. Esse mesênquima deriva da camada somática do mesoderma lateral, sendo ele o responsável por alongar os brotos através da proliferação. 
	Os brotos superiores desenvolvem-se cerca de dois dias antes que os inferiores. Os superiores na altura dos segmentos cervicais caudais, enquanto que os dos membros inferiores nos segmentos lombares e cefálicos do sacro. Na extremidade desses brotos o ectoderma forma a crista ectodérmica apical, que induz o mesênquima, promovendo o seu crescimento e desenvolvimento dos membros. As células mesenquimais proximais à crista diferenciam-se em músculos e modelos cartilaginosos dos ossos, já nas extremidades irão surgir placas com aparência de remo para mãos e pés.
	No final da sexta semana, o tecido mesenquimal das placas das mãos condensa-se para formar os raios digitais. Na ponta de cada raio digital há uma porção da crista ectodérmica apical, que vai formar os ossos dos pés e das mãos. 
	Os intervalos entre os raios digitais são ocupados por mesênquima frouxo, mas depois isso se rompe formando chanfraduras entre os raios digitais. Esse rompimento prossegue produzindo os dedos separados no final da oitava semana. Se ocorrer algum problema nesse processo há formação de membranas interdigitais (sindactilia). 
	Os ossos e músculos vão se formando à medida que os membros se alongam. No final da sexta semana, o esqueleto cartilaginoso é formado, já a osteogênese inicia-se na sétima semana no meio dos modelos cartilaginosos. 
	A musculatura se desenvolve a partir do mesênquima que envolve os ossos em formação, já que os membros não recebem nenhuma contribuição do mesênquima das regiões do miótomo dos somitos. 
	Os membros superiores sofrem uma rotação lateral de 90º em seus eixos longitudinais, já os inferiores giram medialmente quase 90º.

Outros materiais