Buscar

O que é computação nas nuvens e os ganhos para as empresas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Computação em nuvem e os ganhos para as empresas da indústria da construção civil
Se você utiliza a internet, é bem provável que hoje já se beneficia da computação em nuvem ou cloud computing.O consultor em software, Fabiano Closs, da Softplan/Poligraph, explica como esta tecnologia, presente no seu dia a dia, também está otimizando a operação das empresas da indústria da construção civil.
GERÊNCIAARTIGOSRedação | 25/09/2009
Na década de 80, a tecnologia da informação era algo muito limitado e adquirir e manter um ambiente computacional era algo proibitivo, pelo menos para a grande maioria das empresas da indústria da construção.
Na década de 90, o computador pessoal (PC) toma conta de lares e escritórios, e o ambiente cliente/servidor com sistemas gráficos viabilizados pela interface Windows aproximou ainda mais a informática das pessoas, gerando uma utilização de grande escala. Nasce ali os sistemas de gestão integrados e o usuário começa a ganhar o poder da informação.Hoje as portas de 2010 os softwares são todos desenvolvidos para a internet, ponto de encontro de tudo e de todos, e assim estão sempre disponíveis em qualquer lugar, onde e quando o usuário precisa, sem necessidade de instalações aqui e lá, tendo como requisito único um navegador internet (browser).
A grande disseminação do acesso de banda larga, e o crescente uso demandaram a criação de grandes centrais de processamento de dados, os data centers. Se você faz uma pesquisa, acessa seu e-mail, constrói um texto ou planilha diretamente no Google, com certeza estará usando o processamento dos milhares de servidores da empresa espalhados no mundo.
Hoje há milhares destes data centers, e é nestes locais que estão seus arquivos de e-mail, sua comprade passagens aéreas, sua reserva de hotel, sua conta bancária, a central que comanda seu telefone celular, e às vezes o sistema de gestão que a sua empresa utiliza. As informações estão em servidores espalhados pelo mundo, ou como se diz hoje na área de tecnologia da informação - estão na nuvem.
Em função do uso em larga escala, é barato oferecer este serviço para as empresas. Assim, o ambiente de computação, servidores, manutenções, atualizações, entre outras questões que eram tratadas isoladamente por cada empresa estão se tornando um serviço contratado, isso mesmo, como água e luz que você não produz, apenas paga pelo uso a os grandes provedores destes serviços.
A indústria da construção é um dos segmentos que mais se beneficia desta tecnologia, pois a operação das empresas deste segmento ocorre normalmente física e temporariamente em lugares distintos. Vamos ao exemplo de uma construtora. Sua produção são as obras geograficamente dispersas, e locadas durante a execução das mesmas. A sua área de suprimentos parte está na obra que requisita materiais, movimenta estoque e parte está na administração central, que faz as cotações, negociações e outras atividades. A área comercial é ainda mais dinâmica, tendo que estar em lugares diferentes a todo o momento, com extrema necessidade de disponibilidade e mobilidade, sem precisar depender de instalações, configurações de software, isto ou aquilo.
Este é o motivo do crescente uso de softwares 100% web neste segmento. Pois as empresas não precisam ter que instalar, configurar, manter e atualizar máquinas de acesso. Todos tem acesso ao mesmo sistema e a mesma informação em tempo real, compartilhando informações rapidamente e dando o ritmo que faz a diferença nos negócios de hoje. Atividades que resultam em melhoria na comunicação, visibilidade e melhoria na gestão como um todo.
A um passo a frente estão as empresas optam por não ter um área de informática com uma estruturas de pessoas, hardware e software para manter. Focam em sua atividade fim, contratando o software, hardware e todos os serviços agregados de um fornecedor que ofereça tudo em uma assinatura mensal. Este é o chamado software como serviço, ou o SaaS da sigla em inglês. Esta já é a realidade de centenas de construtoras no Brasil, mesmo as de pequeno e médio porte.
Uma das empresas pioneiras no fornecimento desta tecnologia no Brasil para o segmento da indústria da construção é a catarinenseSoftplan/Poligraph que desenvolveu o SIENGE (www.sienge.com.br), um sistema de gestão específico para construtoras, incorporadoras, empreiteiras e demais empresas do ramo. O software, que é líder de mercado no país, atende desde a análise de viabilidade de um projeto até as relações entre clientes, fornecedores e instituições, o que racionaliza tempo, materiais e custos.
Há 18 anos no mercado,o SIENGE foi o primeiro no segmento a ser desenvolvido com tecnologia java 100% web. Dos seus mais de 900 clientes em todo o país, hoje, mais da metade já rodam no formato de software como serviço, utilizando a computação em nuvem. Isso significa otimização de recursos e muita flexibilidade. Otimização de recursos pois como o acesso ao sistema é via internet, não é preciso grandes investimentos em computadores, servidores e softwares adicionais para acesso remoto – normalmente necessários nos softwares desktop. E muita flexibilidade pois não é preciso instalar o sistema de máquina em máquina – o acesso é feito de qualquer lugar do mundo, desde que tenha  conexão com a internet.
É sensível a adoção das empresas por este modelo. As nuvens estão formadas, e mostram um tempo bom para a indústria da construção.

Outros materiais